Limão e o seu poder de cura.

Postado por:

O  limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto, tendemos a repudiá-lo, quando pensamos no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária.

Esta atitude se instalou pela suposição de que ele é agressivo para o estômago, que pode acidificar o sangue, descalcificar e enfraquecer o organismo… Ora, nada mais falso e oposto à realidade. Vejamos:

Propriedades

Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.

Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.

Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.

Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões (ver abaixo), aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.

Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.

É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.

Relativamente ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.

Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.

Indicações de uso Interno

. Asma; Enfisema (paralelamente com a terapia do limão, deve erradicar-se os regimes hiperprotéicos)

. Infecções pulmonares, Tuberculose pulmonar e óssea, Bronquite crônica, Constipações e Gripes

. Afecções Cardiovasculares, Varizes e Flebites

. Fragilidade capilar; Dermatites várias, Prurido, Eczema e Despigmentação

. Hiperviscosidade sanguínea (fluidificante sanguíneo)

. Doenças infecciosas (coadjuvante no tratamento de mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc.)

. Paludismo e Piorréia alvéolo dental

. Febres (infusão de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo juntar-se o suco)

. Gastrites, Dispepsias e Aerofagias (também se podem mastigar finas lascas da casca do citrino)

. Úlceras de estômago e do duodeno, Esofagite de refluxo

. Insuficiência hepática e pancreática; Icterícia e congestão hepática (utilização e quantidades adaptados a cada caso)

. Desinteria, Diarréias, Febre tifóide e Hemorróidas

. Colites, Meteorismo e Parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar)

. Fortalecedor da visão, Glaucoma e Hipertensão ocular

. Hemorragias, Hemofilia e Escorbuto

. Astenia, Anemias e Desmineralizações (aumenta a capacidade imunológica)

. Amamentação, Obesidade e Disfunções metabólicas (reequilibrante)

. Hipertensão arterial; hipotensão arterial (regulador da pressão)

. Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro são também muito benéficas)

. Diabetes, Leucemia (preventivo), Cancro (preventivo), Enfarte (preventivo) e Tromboses; embolias (preventivo)

. Escleroses, Arteriosclerose, Doenças reumáticas e Artrites

. Descalcificações, Linfatismo e Ascites

. Retenções urinárias e Litíase urinária e biliar

. Prevenção de epidemias, Antitóxico; Antivenenos

Indicações de uso Externo

. Conjuntivites; Fortalecedor da visão (gota do suco utilizada como colírio) e Tonificante ocular (banhando os olhos, de manhã, ao levantar, com água acidulada por algumas gotas de limão)

. Cefaléias (neste caso, colocar compressas embebidas em sumo na fronte e nas têmporas)

. Febre do feno, Sinusites e Anginas

. Hemorragias nasais (epistaxis) e Otites

. Estomatites, Glossites, Aftas e Sifílides bucais

. Blefarites, Terçóis e Herpes

. Dermatoses (erupções, furúnculos, etc), Feridas infectadas e Picadas de insetos

. Verrugas, Seborréia facial, Tônico e adstringente facial

. Unhas quebradiças e Pés sensíveis (friccionar com sumo ou polpa)

. Queda do cabelo (fazer lavagens e fricções do couro cabeludo com o sumo puro)

. Tonificante corporal (juntando suco de limões espremidos à água do banho)

Composição

Entre os frutos conhecidos e disponíveis, é o que apresenta o mais elevado índice de radioatividade natural e benéfica (85%), sendo seguido pela uva moscatel ácida e pelo ananás (74%).

Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades. Todas são portadoras de uma enorme capacidade vitamínica e de dinamismo no nosso metabolismo interno.

- Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca e, vitamina A na polpa fresca e sumo.

- É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg/100gr de fruto), que joga um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, beneficiando, concomitantemente, o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária.

- Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias.

- Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.

- Encontram-se apreciáveis percentagens de ácidos cítricos e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio.

- É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose.

- Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas.

Tratamento Intensivo com o suco do Limão

Enumeramos, acima, muitos dos casos que se beneficiam com o uso regular do limão. No entanto, uma utilização intensiva é especialmente indicada nos reumatismos e doenças afins, na asma, enfisemas, doenças agudas, e afecções do sistema digestivo.

Começa-se o tratamento pela ingestão do suco de 1 limão puro sem adoçar. Vai-se aumentando a dose ao longo de 10 dias consecutivos, até chegar ao suco de 10 limões, distribuídos ao longo do dia, antes das refeições (10 a 20 minutos).

A partir do 10º dia decrescem as doses em equivalente proporção até chegar ao 19º dia, altura em que, tal como inicialmente, se deverá tomar o suco de apenas 1 limão.

Importante:

1) Convém, em seguida a cada toma, bochechar bem a boca com água pura, pois a acidez do limão pode atacar o esmalte dos dentes. Mas uma dica fantástica é ingerir o suco com CANUDINHO. Ele vai evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca por uns bons minutos.

2) Convém lavar as mãos com bastante água corrente imediatamente após seu manuseio com o limão, principalmente se você irá ter contato com o sol. Caso contrário você poderá ter manchas na pele.

3) Observar que este regime não é radical, sendo adaptável de acordo com as naturezas individuais e as circunstâncias específicas. Pode, com vantagem, observar-se no início da Primavera, do Outono ou do Inverno.

Estas recomendações não eliminam a consulta médica.

É importante lembrar que este é um tratamento alternativo, e não substitui um tratamento alopático e as recomendações médicas. Também não garante a cura (nem os alopáticos garantem), mas uma possibilidade de ajuda para o organismo, ao oferecer-lhe um espaço de purificação. O suco fresco do limão é um alimento altamente purificador e desintoxicante.

Um cuidado importante:

Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de se expor ao sol. Caso contrário irão se formar manchas escuras na pele.

De qualquer forma, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer nunca de usar o seu filtro solar.

Dicas de uso interno – USAR CANUDINHO

- Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, folhas de hortelã (ou outra erva aromática) e umas 6 uvas passa.

- Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, suco de 1 laranja e 1 colher de sobremesa de germe de trigo (ou farelo de aveia).

Dicas de uso externo

LOÇÃO REFRESCANTE

Suco (coado) de meio limão + 1 xícara de chá de água filtrada ou mineral

Esprema o limão, coe e adicione a água. Aplique no rosto com o auxílio de uma bolinha de algodão, evitando passá-la na área próxima aos olhos, para não ressecá-la.

Se o limão causar irritação à pele, aumente a quantidade de água para 2 xícaras.

MÁSCARAS PARA PELES MISTAS

1 clara de ovo + suco coado de meio limão

Bata a clara em neve e acrescente o suco do limão. Aplique nas áreas oleosas do rosto.

Ao mesmo tempo prepare: 1 colher de chá de gelatina incolor + ½ xícara de chá de água

Aqueça a água e dissolva a gelatina. Quando começar a endurecer, coloque com a ponta dos dedos nas áreas onde a pele estiver seca. Permaneça em repouso durante 30 minutos. Lave o rosto com água morna e depois borrife-o com água fria.

A mistura de clara de ovo com suco de limão aqui usada como máscara facial é indicada também para combater rugas.

CREME PARA ROSTO E MÃOS

1 limão + 2 xícaras de chá de água

Corte o limão ao meio. Cubra-o com a água e leve ao fogo brando em uma vasilha refratária ou de ágata. Quando o limão estiver macio, retire-o do fogo e bata com água fresca no liqüidificador.

Coloque em potes e guarde no refrigerador. Use nas mãos para amaciar e branquear, especialmente após ter lidado com sabões e detergentes ou depois de ter descascado legumes que mancham a pele. Para aplicar no rosto é aconselhável diluir em água na proporção de 1 colher (café) para ½ xícara de água morna.

CABELOS OLEOSOS

Bata no liqüidificador 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ copo de leite desnatado.

Passe essa mistura nos cabelos limpos. Massageie com a ponta dos dedos e enxágüe.

Dilua um punhado de sal grosso em 1 copo de água fria e passe nos cabelos molhados, friccionando o couro cabeludo com os dedos. Enxágüe.

SPRAY PARA CABELOS GORDUROSOS

Cozinhe 1 limão cortado ao meio em 2 xícaras de chá de água, numa vasilha refratária, até que ele fique bem macio.

Coe através de uma gaze. Adicione 1 gota de óleo essencial de lavanda. Guarde em uma embalagem de spray.

A vantagem no uso deste spray é que os cabelos adquirem maior volume sem, os riscos normalmente causados pelos aerossóis, que quase sempre contêm produtos químicos agressivos. O óleo de lavanda pode ser trocado pelo óleo essencial de limão.

QUEDA DE CABELOS

Parta 1 limão ao meio. Esfregue o seu suco em todo o couro cabeludo já lavado. Deixe por 20-30 minutos. Enxágüe com água abundante. Você ainda vai passar a ter os cabelos mais brilhantes e volumosos. Este tratamento poderá ser feito semanalmente.

Provavelmente o limão é a fruta mais conhecida e usada em todo o mundo. São tantas as suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.

Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se bebidas, sorvetes, molhos e doces, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática (óleo essencial), usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

 De suas flores preparam-se os florais.

 Fácil de encontrar durante todo o ano, nas suas diversas variedades. Em geral todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e textura da casca, podendo ser lisa ou enrugada. Variam do verde escuro ao amarelo claro, passando pelo laranja do limão cravo.

As variedades de limão mais conhecidas são:

Limão Galego – pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.

Limão Siciliano – grande, de casca corrugada e grossa, porém menos suculento.

Limão Cravo – parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte.

Limão Taiti – de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.

Assim, no tratamento do limão poderá ser usada qualquer uma destas variedades, desde que fresca, e para quem pode, recém colhido do pé.

Não esquecer de lavá-los muito bem antes de cortar e espremer o suco. No caso de bater no liquidificador, descasque permitindo que fique um pouco daquela pele branca, rica em pectina, uma espécie de gelatina vegetal.

Quando falamos da Terapia de 20 dias do Limão, o mais indicado é o consumo do suco puro sem adoçar. Ocasionalmente, para pessoas que têm muita dificuldade, faço a sugestão de pequena diluição ou uma das dicas do Poder de Cura do Limão 2.

Entretanto, quando trata-se daquele consumo diário do limão (ideal), não se faz necessário tomar o suco dele puro, mas diluído com outros alimentos, como frutas e folhas, que vão agregar sabor e qualidade.

Mais 3 dicas de Sucos Desintoxicantes para uso interno

- Bater o suco fresco dos limões com várias folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1-2 laranjas lima. Entre os alimentos crus, a alface é um dos mais benéficos. Muito rica em triptanol que é uma substância antidepressiva e vaso dilatadora, ativa também a memória e combate a ansiedade e o stress.

- Bater o suco fresco dos limões com 1/2 copo de água geladinha, 1 maçã descascada e 1 colher de chá de sementes de linhaça. A maçã é um alimento refrescante, relaxante e rejunenescedor.

- Bater o suco fresco dos limões com 1 pêra descascada e 1-2 folhas de repolho. O repolho é também, um alimento fundamental, principalmente quando ingerido cru. Contém todos os minerais e vitaminas do Complexo B – essenciais para o fortalecimento dos dentes e dos ossos. Ele é um grande antibiótico, podendo tratar a pneumonia com o seu uso constante. O repolho era, na Idade Média, considerado o remédio dos pobres. O repolho cura úlcera, atua na redução do ácido clorídrico e, ao contrário do que muita gente pensa, se ingerido cru, não fermenta ou gera gases.

Floral Limão de Saint Germain

Outro tratamento alternativo onde aparece o nosso famoso limão. Neste caso, os efeitos curativos são produzidos através das propriedades sutis que contêm as flores do limoeiro. Veja o que fala a autora Neide Margonari, famosa por seus cursos e atendimentos com florais:

“Indicado para a personalidade amarga, de índole destrutiva. Esse floral trabalha o despertar da consciência com relação ao sofrimento que provocamos nos outros por causa dessas atitudes negativas. Útil também para a personalidade que se encontra na polaridade oposta, quando carrega o sentimento da amargura gerado pelo outro. O poder terapêutico do floral Limão é enorme, é um poderoso depurativo do sangue, possui ação rápida na cura das gripes e dos resfriados; dissolve depósitos reumáticos e o ácido úrico, dissolve a formação de cálculos, mata bactérias e clareia a pele.

Ele atua beneficamente em mais de cento e cinqüenta doenças. Para se ter uma idéia basta observar a relação de algumas enfermidades com desequilíbrios emocionais que nos causam amargura e mágoa: acne, sardas, espinhas no rosto, hemorragias, acidez em geral, envenenamentos, distúrbios nervosos, insônia, epilepsia, esterilidade, astenia, bócio, caspa, herpes (alguns tipos), zumbidos, vermes intestinais, varíola, úlceras gástricas, psoríase, mau hálito, adenite, afonia, afta, amenorréia, amidalite, analgenia, anemia, angina do peito, apoplexia, arteriosclerose, artritismo, cãibras, ciática, congestão geral, diabete. difteria, estomatite, faringite, febre, flebite, frieiras, furunculose, gengivite, gota, etc.

Como química e orientadora alimentar, é muito comum que as pessoas me perguntem se o hábito de usar vinagre no preparo de temperos ou cozimento dos alimentos, substitui o uso do limão.

O que posso garantir é que são substâncias muito diferentes, apesar de ambas conferirem o sabor ácido ao nosso palato.

O limão é um alimento 100% natural e fresco, com todos aqueles poderes terapêuticos já relatados nos textos anteriores. Para esclarecer um pouco mais, e ficar clara a diferença, o limão é rico em enorme gama de nutracêuticos (substâncias que nutrem e ao mesmo tempo curam) e seu sabor ácido é proveniente do ácido cítrico, e da Vitamina C, nutrientes muito valorizados pelo nosso organismo.

E ainda, no caso específico do seu uso no preparo de carnes e proteínas, o suco do limão acrescenta uma qualidade muito positiva, que é a de quebrar parcialmente as cadeias protéicas (os polipeptídeos), auxiliando em muito o trabalho dos nossos órgãos digestores.

O vinagre é um produto fermentado de frutas, que tem seu sabor ácido pela presença de 90-98% de ácido acético. Assim, o vinagre não é um produto natural, porque passa por várias etapas num processo de industrialização, onde existem riscos de contaminações, aditivações inadequadas, erros de processamento, batismos, etc.

Para completar, o ácido acético não tem utilidade metabólica para o organismo humano, devendo necessariamente ser excretado, mas deixando na sua passagem pelo corpo, sítios mais ácidos do que deveriam.

Dica para quem ainda não é totalmente vegetariano -> Criar o hábito de “marinar” com suco fresco de limão + temperos (por uns 15-30 minutos antes do cozimento) seus preparos de carnes. Desta forma, a receita ficará mais saborosa, macia, suave e de fácil digestão.

Mais receitas de uso terapêutico

Receitas para aftas e feridas: Num recipiente, coloque 1 colher de chá de suco de limão e 2 colheres de sopa de mel. Misture bem. À noite, lave áreas do corpo afetadas, enxugue-as bem e aplique a mistura com o auxílio de um pincel. Espere 20 minutos e torne a lavar a região com bastante água à temperatura ambiente.

Em caso de infecções estomacais: Ponha 1 colher de sobremesa da parte branca do limão e 1 colher de sobremesa da casca, ambas fatiadas, em 1 xícara de chá de água. Deixe ferver por 3 minutos. Coe e espere esfriar. Tome 1 xícara desse chá duas ou três vezes por dia.

Para combate de vermes e mau funcionamento dos intestinos: A semente é laxativa. Coloque 15 a 20 sementes moídas num recipiente escuro contendo 250 ml de vinho tinto suave. Deixe em infusão por um mínimo de 7 dias. Tome uma colher de sobremesa diluída em um copo de água em jejum.

AROMATERAPIA – BREVE HISTÓRICO

Há mais de 6 mil anos os egípcios já conheciam o poder das substâncias aromáticas e suas influências sobre a saúde do corpo, mente e do espírito.

Foram os egípcios que copilaram a primeira farmacopéia que se conhece e, apesar de sua medicina ser impregnada de religiosidade e magia, eles possuíam um pensamento empírico, ou seja, usavam as essências a partir de experiências e do acúmulo de resultados.

Eles faziam maceração de plantas, obtendo óleos para massagens e cuidados com a saúde.

Os gregos e romanos assimilaram dos egípcios os ensinamentos relativos às propriedades e usos das plantas aromáticas.

A Índia é o único lugar do mundo onde a tradição nunca morreu, com mais de 10 mil anos de prática contínua.

No início do século XVI, Paracelso, um médico suíço, considerado o pai da Farmaquímica, estudou a extração do que chamou “alma dos vegetais”, recebendo posteriormente o nome de “espírito”, essência e óleo essencial. Pela observação da morfologia das plantas e suas diferentes características Paracelso podia prever suas indicações terapêuticas.

O óleo essencial de limão faz parte importante do kit Pronto Socorro da Aromaterapia.

No emocional ele trabalha a Alegria de Viver, a Ansiedade, a Depressão e o Ânimo. Um ativador eficaz da alegria de viver, ao interromper situações (pensamentos) de má vontade e de não ir até o fim. Trabalha em paralelo a mágoa oculta ou reprimida.

Terapeuticamente pode tratar: Obesidade, Celulite, Circulação, Linfa, Infecções, Anemia, Astenia, Arteriosclerose, Hipertensão, Reumatismo, Herpes, Pele, Convalescença, Bactericida, Anti-séptico,Estimula produção de Leucócitos, é um Tônico Digestivo e um auxiliar poderoso das Depurações (limpezas = eliminação de excretos)) tanto via urinária quanto intestinal.

Dicas para tratar da celulite, da auto-estima e do bom astral:

CONTROLE DA CELULITE – BANHO AROMATERAPÊUTICO

Para que este banho traga resultados, deverá ser tomado um mínimo de 3 vezes por semana. Logicamente, os resultados serão mais evidentes se você estiver cuidando da alimentação balanceada e desintoxicante, da hidratação adequada e da prática de uma atividade de forma saudável.

1) Faça uma infusão com 30 gramas das seguintes ervas: casca de limão, pinho ou alfazema, alecrim e algas marinhas. Total são 120 gramas de ervas para 2 litros de água.

2) Escove todo o corpo durante 10 minutos para ativar a circulação do sangue. Caso possível use uma bucha de cor amarela – estimulante. Use 1-2 gotas de óleo de limão na bucha.

3) Tome uma ducha vigorosa para limpar o corpo usando um sabonete de aveia/algas marinhas ou qualquer sabonete esfoliante (germe de trigo, sementes de papoula, etc.).

4) Encha a banheira de água morna e coloque a infusão de ervas coadas + 2 folhas de alga marinha (ou malva), caso as tenha. Acrescente num pouco de álcool 3 gotas de cada um dos seguintes óleos: Junípero, Limão e Alecrim. Agite e acrescente ao banho. Enquanto relaxa na banheira, massageie vigorosamente nádegas e coxas com um esfregão, ou mesmo com as mãos.

5) Após 20 minutos de banheira, saia e seque-se dando palmadinhas. Faça uma massagem com vinagre (*) ou uma loção hidratante sem cheiro. Para cada 30 ml acrescente + 30 ml de óleo de semente de uva + 6 gotas de óleo de Limão + 6 gotas de óleo de Gerânio e 4 gotas de óleo de Alecrim.

6) Beba 1 xícara do chá desintoxicante descrito abaixo.

COCKTAIL CONTRA OBESIDADE

Suco de 1 limão / Casca picada de 1/2 limão / 1 gota de óleo de limão / 1 talo de aipo / 300 ml de água mineral gasosa ou de 1 coco verde. Bater tudo no liqüidificador e beber imediatamente. Uma vez por dia em jejum.

CHÁ DESINTOXICANTE

1/4 molho de salsa / 5 folhas de aipo / 1 colher de sobremesa de sementes de erva doce / 10 gramas de flores secas de camomila / 1 folha de dente de leão / 1 punhado de barba de milho / 1 folha de amora. Aqueça 1 litro de água. Antes que inicie fervura acrescente todas as ervas e desligue o fogo. Deixe em infusão por 10 minutos. Beber ao longo do dia.

MASSAGEM DE ERVAS CONTRA A OBESIDADE

Para cada 1 copo de vinagre de maçã acrescente:

1 limão inteiro (seu suco + partes picadas) / 1 gota de óleo essencial de limão / 1 gota de óleo essencial de bergamota / 1 gota de óleo essencial de alfazema.

Deixe os ingredientes embebidos por 10 dias, não esquecendo de agitar diariamente. Coe. Use para massagear vigorosamente seu abdome, glúteos e coxas, ou borrife e massageie com uma bucha. Use 2 vezes por dia, juntamente com o chá.

MASSAGEM FACIAL & PÓ DE ERVA DOCE/LIMÃO CONTRA CELULITE

120 gramas de fubá / 120 gramas de farelo de aveia / 120 gramas de sementes de erva doce (batidas no liqüidificador para granular) / 10 gotas de óleo essencial de erva doce / 10 gotas óleo essencial de limão.

Misture num recipiente de vidro os pós e acrescente os óleos. Mexa vigorosamente e reserve por alguns dias enquanto os aromas se fundem. Usar como um granulado de limpeza de rosto e corpo.

Para a celulite faça massagem nos quadris e coxas em movimentos circulares, usando uma bucha ou esfregão. Tome um banho. Repita a operação esfregando-se da cintura para baixo e dos joelhos para cima, o que deverá levar uns 10 minutos. Em seguida enxágüe-se usando uma ducha morna e finalmente uma ducha fria. Repita a cada 7 dias.

NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR-SE E NUTRIR-SE ADEQUADAMENTE – MOVIMENTE-SE

Cromoterapia: Usando as cores para despertar a cura em nós

Como podemos observar, durante esta jornada que estamos fazendo com o Poder de Cura do Limão, já passamos por vários caminhos. Passamos inicialmente pela Terapia do Limão, os Sucos Desintoxicantes, as receitas para uso interno e externo, no preparo dos alimentos, em Florais e com o aroma do seu óleo essencial.

Não ficam margens para dúvidas: Este alimento é fantástico!

Para fechar este ciclo, vamos falar do poder de cura da cor verde e verde limão, através da Cromoterapia. Como a Cromoterapia funciona?

Para obtermos esse contato com as cores, podemos empregá-las na decoração, com quadros, tapeçarias, cortinas, flores e objetos. Devem ser colocadas numa posição estratégica, em local que olhamos com freqüência.

A cor da pintura dos nossos ambientes, do nosso vestuário, dos nossos alimentos também fazem parte de uma estratégia terapêutica.

Ou através da iluminação colorida, com o foco direcionado para onde estamos lendo ou escrevendo.

Além do contato óptico com as cores, outra maneira muito eficaz é através da mente, usando nossa imaginação para visualizações coloridas. Se imaginar em meio a paisagens verdes, vales, montanhas, florestas, gramados e canteiros de flores…

O verde é a cor média do espectro da luz, sendo portanto a cor do equilíbrio e da harmonia dos corpos físico, mental e emocional. Possui efeito calmante, refrescante e suavizante em todo o organismo, agindo como regenerador e balanceador dos órgãos e sistemas. Normaliza as funções de todas as glândulas, sendo estimulador da pituitária, que é responsável pelo bom funcionamento das demais glândulas.

De natureza tônica, exerce influência no desempenho do coração e no suprimento do sangue. Reduz a tensão dos vasos sangüíneos, diminui a pressão do sangue e regula a pressão arterial.

É um calmante do sistema nervoso, principalmente do simpático. Por agir como sedativo desse sistema, ajuda nos casos de irritação, insônia e esgotamento.

Favorece na formação e construção dos ossos, dos músculos e dos tecidos, sendo portanto, considerado um produtor ósseo, muscular e dos tecidos das células desses sistemas.

Age como dilatador dos vasos capilares, que são as ramificações finais das artérias e arteríolas. É na parede dos capilares que se efetuam as trocas gasosas e nutritivas entre o sangue e os demais tecidos.

Tem propriedade anti-séptica, bactericida, germicida e desinfetante.

O pesquisador Theo Gimbel constatou que: “a luz verde pode influenciar e, por assim dizer, dissolver as células das criaturas vivas”. Pela capacidade que a cor verde tem de alterar a estrutura bioquímica e facilitar a decomposição molecular, ela é bastante útil no tratamento do câncer, como também é benéfica para o processo digestivo. O verde facilita a digestão por agir na decomposição molecular dos alimentos.

O verde é fundamental para o tratamento do estresse. Como cor predominante da natureza, faz-nos sentir um grande bem estar ao termos contato com ele nos campos. Mas seu uso contínuo pode causar estagnação.

É uma cor que permite o mínimo de atividade, facilitando a fixação no lugar. Tanto permite o movimento, quanto a posição estática. É o perfeito equilíbrio entre a atividade e a passividade. O verde trás e mantém sensivelmente o equilíbrio, não sendo por isso uma cor recomendada para os momentos em que necessitamos de super estímulo ou de profundo relaxamento.

O verde é a cor do Chacra Cardíaco, onde são tratadas as doenças do coração, sangue e sistema circulatório. É o raio que governa não apenas o coração físico, como também as emoções. É importante observarmos que as doenças cardíacas originam-se nos níveis emocionais e são causadas por alguma repressão ou inversão dos sentimentos.

Aspectos Psicológicos do Verde -> No aspecto psicológico o verde é a energia da juventude, crescimento físico, fertilidade e da esperança de vida nova. Desperta a necessidade de uma diretriz sólida, promovendo a segurança.

O verde dá uma sensação de renovação, vida nova e proporciona frescor e brilho, algo como um início de primavera.

Permite a serenidade psíquica e equilibra os pensamentos. Forma um campo neutro que permite fazer as avaliações mentais de circunstâncias, eventos e até julgamentos. Porém, pode manter o indivíduo num estado de indecisão, pelo seu estímulo psíquico, aumentando o raciocínio amplo, que não possui praticidade suficiente para tomar decisões.

Aspectos Emocionais do Verde -> O verde é um grande estabilizador emocional. Sua força equilibradora exerce importante função no corpo emocional. Age como calmante emocional, amenizando as perturbações dessa origem e ajudando a remover os medos.

Permite uma compreensão maior da vida e do mundo. É a cor que estabelece o elo de ligação do “espírito” com o mundo físico.

Alimentos de Cor Verde ->Todas as hortaliças (folhas verdes) e frutas de casca ou pele verde, entre elas o nosso famoso limão. Assim, sucos verdes com limão podem fazer parte de um trabalho terapêutico com a Cromoterapia, trazendo todos os benefícios aqui descritos somados aos do limão.

Roupa Verde -> O uso de roupa nas tonalidades de verde é recomendado porque permite a condição interna de um julgamento claro, dando toda a estrutura e suporte de equilíbrio para esse julgamento. Porém, não tem o impulso necessário para uma decisão efetiva, pois apesar de criar uma atmosfera propícia para uma ampla análise da situação, não é uma cor que induza a uma definição ou ação.

Roupas nas tonalidades verde são recomendadas para pessoas hiperativas, pois permite que este estado se mantenha por mais tempo, sem causar estresse.

Por ser uma cor que atrai bens materiais e oportunidades é indicada para ser usada quando se procura empregos. É a cor do dinheiro, sucesso e prosperidade. Por isso, seu uso torna-se útil nas realizações de negócios.

O Verde na Decoração -> Ajuda a manter a proporção exata do ambiente. Torna o espaço estático, letárgico, insípido, vazio e neutro. Não promove vitalidade nem ajuda no relaxamento.

Seu uso é ideal em quintais e paredes externas, salas de cirurgia e ambientes leves. Ideal para pessoas de mente madura. Não é recomendado na maioria das áreas de estar, salas de estudo e dormitórios. Nos escritórios ou qualquer área de trabalho, o verde prejudica no dinamismo necessário para a maioria dos segmentos empresariais.

Trata-se de uma cor de passagem e não de permanência. A iluminação verde tende a causar perda de memória.

O Verde Simboliza -> Vida nova, energia, fertilidade e crescimento. O termo verde significa jovem e inexperiente.

Verde Limão – É uma tonalidade muito usada na cromoterapia. É a mistura do amarelo claro com o verde claro, que são ambos purificadores, potencializando a mistura. Seu uso é importante para facilitar o organismo a expelir as células mortas e os resíduos mórbidos como o catarro.

Possui efeito rejuvenescedor quando elimina toxinas. Efeito laxante. Estimulante cerebral, sendo muito útil nos casos de imbecilidade. É importante observarmos que o fósforo e o enxofre estimulam o cérebro, e ambos se encontram na cor verde limão.

O fósforo está presente nos ossos, sendo sua vibração na cor verde limão. Isso faz com que esta cor desempenhe importante ajuda no crescimento, como também é o maior fortificante ósseo entre todas as cores.

É um excelente complemento no tratamento do câncer. O uso da cor verde limão é imprescindível em quaisquer condições crônicas, pois tem efeito antiácido sobre o metabolismo.

O verde limão é uma cor que ativa a glândula timo, exercendo assim controle sobre o crescimento.

Este texto faz parte do livro O Poder de Cura do Limão – Autora Conceição Trucom.

Para ter o livro acesse:

http://www.docelimao.com.br/site/novaloja

Site oficial: http://www.docelimao.com.br

Agradecemos à autora Conceição Trucom pelas informações aqui fornecidas.

347

Sobre o Autor:

  Artigos Relacionados

Comentários

  1. conceicao  março 9, 2012

    Estou tomando o suco de limão sem açucar para perder alguns kilinhos e para prevenção geral do meu organismo. ESPREMO 2 LIMÕES , COU NA PENEIRA OU NA GAZE PARA RETIRAR OS FARELOS DO LIMÃO E ACRESCENTO 2 COPOS DE ÁGUA GELADA. Faço isto todos os dias. Estou me sentindo muito bem, cuide-se vc tambem.

    responder
    • Vânia  abril 17, 2012

      Olá,
      Adorei essa reportagem. Parabéns!
      Estou fazendo a dieta do limão. Deve ser tomado em jejum e após 10 a 15 minutos poder tomar o seu café da manhã. Comecei com 1 limão até vinte e depois retornarei. Hoje estou no 14 limão e estou me sentindo muito bem. Já perdi 5k. Dica quando vai aumentando a quantidade de limões vai ficando mais difícil, mas não desistam. A cada dois limões espremidos tome logo assim vc quase não sente e imagine está tomando outro suco. Boa sorte a quem estiver nessa dieta.

      responder
      • Antônio Cândido Teixeira  março 17, 2013

        Vania, também faço uso do limão há muito tempo e tenho colhido excelentes resultados, porém, só uso a metade de 1 limão, diariamente, em jejum. Estava com pseurise atacando desde a pele até as unhas, com o uso diário de metade de 1 limão exprimido e puro, sem água e adoçante, em jejum me libertei desse mal, ou seja, não fiz essa dieta doida progressiva começando com 1 limão chegando até 20, não isso é loucura.
        Havia parado de fazer uso diário em jejum por muito tempo e os males que afetavam não voltaram, felizmente.
        Recentemente tive sérios problemas com nervo ciático, fiz tratamento com fisioterapeuta com raio laser, foi muito bom, mas as dores continuaram me incomodando um pouco, retomei o uso do limão e percebí uma melhora significativa, hoje não sinto mais nada.
        Recomendo às pessoas a fazerem uso do limão (metade) porque seus benefício são muitos…
        Abraços
        Belo Horizonte, 16/03/2013

        Antônio C. Teixeira

        responder
        • ÁLVARO  outubro 21, 2013

          Gostei do seu comentário.
          Tenho 55 anos, moro em Salvador há 20 anos. Em 1991, casei em Belo Horizonte, com uma linda mineira.
          Há 02 anos, descobrí, que estava com principio de Diabete.
          .
          Como gosto de tomar, 02 cervejas por dia desde dos 18 anos de idade.
          Fico preocupado, vou tomar minha cerveja somente nos finais de semana.
          Por conta própria, criei sozinho uma mania há alguns meses.
          Só tomo cervela com limão. Hoje leio, o grande poder do limãoI- Álvaro

          responder
          • nilson  fevereiro 25, 2014

            Perdao ae meu caro alvaro.Tomo cervejas desde meus 16, tenho 52 e tomo cervejas todos os dias…1, 2, 3,…porem nunca senti nada de refluxo.,hoje tenho esse problema, que me deixa rouco. o medico me receitou propopazol, coisa assim, nao to tendo bom resultado. vou experimentar o limao.Abraço!

        • nancy  junho 22, 2014

          gostei da observaçao quanto a quantidade de limoes! nada de ecessos! meio limao já é o suficiente para obtermos resultados e beneficios do maravilhoso limao. muito obrigada pelo esclarecimento . ate mais!

          responder
      • rene  maio 17, 2013

        Vânia sua dieta do limao está errada. voce entendeu errado! o certo é o seguinte: no primeiro dia vc toma o suco de 1 limao, no segundo dia vc toma o suco de 2 limoes, no terceiro dia vc toma o suco de 3 limoes, e assim sucessivamente até o decimo dia onde vc tomará o suco de 10 limoes . no decimo primeiro dia vc vai diminuindo os limoes, e toma o suco de 9 limoes, no decimo segundo dia vc toma o suco de 8 limoes, no decimo terceiro dia vc toma o suco de 7 limoes, e assim vc vai diminuindos os limoes até o decimo nono dia quando vc vai tomar apenas o suco de 1 limao e terminar a sua dieta! Espero ter lhe ajudado!

        responder
        • Ivan  maio 30, 2013

          Caro Rene, Vânia esta certa existe tres tratamento pelo limão que é de 1 a 20 limões depois vai diminuindo de 20 a 1 limão , de 1 a 30 diminui de 30 a 1 e de 1 a 40 diminui de 40 a 1 não é obrigado fazer os tres ,eu sofria com uma gripe que não tinha fim fiz ate o segundo tratamento de 1 a 30 fiquei curado e o melhor agora estou com muita saúde
          Ivan,

          Recife Pe

          responder
    • NILO  dezembro 29, 2012

      Bom dia, tenho esteatose hepatica e preciso perder peso, vou começar a dieta do limao. Obrigado pela dica.

      responder
    • Luzia maria  março 13, 2013

      Uma amiga enviou-me um e mail dizendo que o limão é excelente em combater células cancerígenas, próstata, mama, e outros a industria de quimioterápicos faz sigilo, a industria quer lançar cápsulas processadas do limão no mercado para vender com outro nome. O limão tem uma substancia na casca que também é usada na quimio terapia ela mata mata células cancerígenas e conserva as não doentes.Receita lave bem os limões para retirar o agrotóxicos e sujeiras das cascas, coloque no congelador e rale congelado polvilhe os alimentos sorvete sucos, sopas, sanduíches naturais, etc.utilize todos os dias. Minha amiga tem grande conhecimento de medicina alterna
      tíva ela participa de palestras . Gostei muito do esclarecimento sobre propriedades do limão.

      responder
      • soniaduarte.  março 24, 2013

        Luzia ,obrigada pela a dica; vou fazer. um abraço.

        responder
      • margarete  agosto 20, 2013

        gostei!!! vou colocar o limão na minha alimentação…obrigado !!!

        responder
      • Adalberto  dezembro 1, 2013

        Recebemos esta mesma informação de uma parente nossa que mora nos EUA, e venho fazendo diariamente o uso da casca de limão ralado na refeição(almoço) diariamente; costumo usar 1/2 limão ralado por dia após retirá~lo do congelador, pois o mesmo deve ficar sempre congelado e bem lavado para não perder suas propriedades, conforme a receita recebida..

        responder
      • uyara  janeiro 9, 2014

        Olá! gostaria de uma dica de vcs! congelei o limão e ralei na salada de alface e não aguentei comê-la,pois ficou muito azeda, portanto gostaria de uma dica de onde usar o limão ralado para obter melhor as suas propriedades contidas em sua casca! obrigada!!!!

        responder
    • sergio  novembro 15, 2013

      Deve-se tomar o suco com agua alcalina para que o limão não fique ácido no organismo,só conheço um tipo de purificador que deixa a agua alcalina, é o purific ele tem também infra vermelho longo na agua, é tudo de bom!!!

      responder
  2. conceicao  março 9, 2012

    A SUA MATÉRIA ME FEZ MUITO BEM, ESTOU ME SENTIDO FELIZ COM O RESULTADO, OBRIGADA

    responder
  3. Kordula  março 10, 2012

    Adorei as informações validas, gratidão,
    um tempo atras fiz a cura de Limão e é fantastico
    abraço fraterno Kordula

    responder
  4. Sergio  março 13, 2012

    Tenho o privilégio de ter um limoeiro em minhas casa ( tipo limão rosa/cravo) que frutifica quase o ano todo.
    Usamos os frutos em saladas e eventualmente para limonada/sucos e culinária. Porém recentemente recebi um e-mail bendizendo os poderes do limão se referindo a muitos dos benefícios citados e acrescentando outros, inclusive elegendo-o com o um poderoso quimioterápico, e grande coadjuvante na prevenção e cura dos males da próstata. Dando ênfase a baixa do mal colesterol, regulador da pressão, etc… Diante disso e avaliado que não há contraindicação, a quinze dias passei a tomar o suco de um limão num copo com água pela manhã, antes do café, e embora não o fiz rigorosamente todos os dias tenho percebido melhoria no trato intestinal, maior disposição física, menos cansaço e etc.. Dese a muito tempo ouvi sobre a dieta do limão, que era indicada como milagrosa (tomar suco puro de um limão e acrescentando um a cada dia até 10 e diminuindo um até zerar), para mim foi uma grande tortura e não vi nenhum resultado, a não ser prejudicar o humor logo cedo. Com as novas dicas, além do suco de manhã e algumas substituições de refrigerante pela limonada, usando também o limão galego, cujo suco faço com casca e tudo, tirando apenas as extremidades do mesmo bato no liquidificador, coando adiciono um colherinha de bicarbonado de sódio, fica apresentável e muito delicioso.

    responder
    • SAMPAIO  junho 21, 2013

      NÃO ULTIZE O BICARBONATO COM O SUCO DO LIMÃO, PQ SEGUNDO VÁRIOS ESPECIALISTAS BIOQUÍMICOS VC ESTARÁ “DETONANDO” AS QUALIDADES TERAPEUTICAS DO LIMÃO E AINDA PROMOVENDO UMA REAÇÃO COM O ELEMENTAR DO FRUTO QUE PODERÁ LHE TRAZER PREJUÍZOS Á SAÚDE! PEQUISE SOBRE O TEMA BICARBONATO + LIMÃO NO GOOGLE E VEJA O QUE APARECE!! ABÇS

      responder
    • lucia  novembro 10, 2013

      SERGIO GOSTEI DO SEU COMENTARIO EU TOMO O SUCO DE LIMÃO SEMPRE,MAIS ELE SO DA RESURTADO SO SE FOR PELA MANHÃ E COM CASCA.

      responder
  5. EDSON  março 17, 2012

    SE TIRARES A PARTE DO MEIO AQUELA QUE UNE OS GOMOS O LIMÃO NÃO SE TORNARÁ AMARGO.
    O MESMO FAÇO QUANDO NA CAIPIRINHA. UM ABRAÇO

    responder
  6. Alda Ramos  março 21, 2012

    adorei saber das propriedades do limaõcomo estou muito acima do meu peso vou começar a fazer o uso diario do limão imediatamente e se constatar algum resultado volto a me comunicar

    responder
  7. jair  março 22, 2012

    gostei da dica, só precisava saber se o efeito sera o mesmo bater o limao com a casca, adcionando de um copo com agua e açucar, é uma delicia, porem nao sei se o efeito sera o mesmo! se puder responder agradeço.

    responder
    • João Batista  abril 25, 2012

      Jair,

      Fiz a experiência: com açucar, não tive redução da gastrite, da azia e má digestão. Tem que ser, somente, com água. Até por isso, eliminei a ingestão de refrigerantes ou sucos durante a refeição, assim como a sobremesa. Deixo para 02 horas depois e tudo fica bem.
      Costumo, até, deixar uma garrafinha de água com limão na cabeçeira da cama para tomar à noite e tem sido muito bom para prevenir a má digestão e a prisão de ventre. Consegui reduzir o nível do ácido úrico que era sempre alto, diminuindo também as dores da artrite.
      Vale a pena, relmente!
      Aliás, na natureza Deus colocou todas as plantas de que necessitamos para preservar a saúde. Pena que o capitalismo selvagem só valoriza o remédio alopático, tão agressivo, mas, que dá lucros e mais lucros aos laboratórios!

      responder
      • raimundo  março 24, 2013

        Todos os dias, 30 minutos antesdo cafe da manha, pingo algumas gotas de limao em agua bem gelada, tenho notado notado uma acentuada disposiçao durante o dia, será apenas coisas da minha imaginação, ou ou isso acontece mesmo? rsrs

        responder
      • Eunice de Oliveira Ribeiro  maio 5, 2013

        Concordo com você quanto a política capitalista dos laboratórios, e o pior, com o aval dos governantes. abraço. Eunice Ribeiro.

        responder
      • argonauta  junho 14, 2013

        É verdade, João Batista. E esse lucro dos laboratórios tem muito a ver com os médicos “receitadores”. Dia desses, no consultório, o médico gastro me disse, com uma quase satisfação no rosto, que eu iria tomar omeprazol/pantoprazol pro resto da vida, prá controlar minha esofagite de refluxo. Só não fiquei triste, porque sei que a medicina não é uma ciência exata. Parei de tomar o tal pantoprazol, 40 mg e comecei a fazer a “CURA DO LIMÃO”. Estou apenas no quarto dia (4 limões) e já não sinto absolutamente nada! Meu organismo está ótimo, em todos os sentidos! E consumi apenas 10 limões, em 4 dias! Talvez, no vigésimo dia, eu ligue prá ele, prá dar boas notícias.

        responder
    • Edilza Rêgo Wille  maio 24, 2014

      Para os que fazem tratamento com o limão, em 2011, o médico descobriu um nódulo e muita gordura no meu fígado, comecei uma jornada de tratamento e recomendacões: caminhada, reeducacão alimentar e medicão, fazia tudo direitinho e o nódulo continuava lá, diminuiu a gordura. Um dia pesquisando na internet deparei com o tratamento da gordura do fígado com o limão: bater um limão grande no liquidificador com casca e semente junto com um ramo de salsa coar e acrescentar uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem galo, fiz desde 2013, no final do ano fiz exames, e gracas a Deus o nódulo desapareceu. Estou voltando ao médico para ver como está a gordura no fígado se desapareceu…. logo que eu tiver o diagnóstico médico voltarei ter contado…. Abracos….

      responder
  8. LINDA GIOVANNA FRANCESCONI  março 29, 2012

    A MINHA MÃE SENTE MUITA VONTADE DE COMER O LIMÃO. SE FAZ MAL, POIS ,ELA TEM OSTEOPOROSE E ARTROSE E TAMBÉM MIAUGIA.

    responder
    • waldelice  abril 27, 2014

      tinha fibro mialgia dpous que comecei a tomar o limão nunca mais senti nenhuma dor,

      bjos

      responder
  9. marlene  março 30, 2012

    sempre soube que o limão é execelente para saude, agora estou mais convencida desta máxima, vamos divulagar isto para todos, fiquei sabendo que tomar limão com agua e uma colherinha de bicarbonato de sodio, todos os dias cura varios tipos de cancer, e o resultado é melhor do que a quimioterapia. agradeço.

    responder
    • Luiz Terapeuta  março 30, 2012

      Olá Marlena.
      O limão realmente é maravilhoso, porém quando se adquiriu um câncer é muiiiito importante ter um médico competente para avaliar e conduzir o paciênte até o restabelecimento de sua saúde.
      Grande abraço,

      responder
      • nuno campos  novembro 9, 2012

        amigo leia sobre as propriedades da anona se tem um cancer, é 10000 vezes mais forte que a quimioterapia. um abraço

        responder
        • fenando morgado  novembro 20, 2012

          Quer dizer 1000 vezes mais forte do que a quimio terapia no sentido da cura ou 1000 vezes mais forte do que os efeitos terriveis da quimio?

          responder
        • Darci Aleixo  setembro 14, 2013

          Gostaria de complementar o comentário do amigo. As anonáceas, principalmente as gravioleiras são as mais importantes na prevenção e combate do câncer, isso com estudos comprovados. Na gravioleira usa-se tudo,Raiz, folhas, casca e o fruto para sucos e geleias.

          responder
          • Sinara Alves Marques  dezembro 23, 2013

            Amigos, de fato o limão é o mestre dos mestres dos remédios naturais. Poderoso medicamento da medicina holística.Pena que muita gente acredite no mito que o limão faz mal. Tenho uma dúvida. A dieta que li fala para tomar o suco do limão puro ( sem água e sem açúcar) e que o mesmo nunca deve ser batido no liquidificar. Mas vi muitos colegas falando que o efeito maior é da casca do limão, isso procede??????

  10. Nestor Calbo  abril 1, 2012

    O limão é bom pra muita coisa, mas usar demais não tem contra indicação?

    responder
    • assis almeida  junho 22, 2013

      Já dizia meus avos que comer muito limão baixa o tesão do homem será que é verdade.

      responder
      • Carlos Rocha  junho 17, 2014

        Olá estou tomando dois copo de cuco de limão todos os dias, em jejum só tomo meu cafe 30 minutos depois
        estou fazendo certo? eu pretendo tomar por um anu. pois eu sou HIV positivo e alguém ME falou ser bom para o sistema Imunológico e verdade ou mito?
        Att.Carlos

        responder
    • Rabelo  outubro 11, 2013

      Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.
      Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.
      Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.

      responder
  11. lucio Renato  abril 7, 2012

    Estou tomando uma colher de limão galego todo dia cedo em jejum, pois várias pessoas me falou que ajuda a abaixar a Diábete, pois como esta escrito acima no texto, o suco de limão é um grande amigo do Pancrêas, e é ele que produz a insulina para o organismo ok.

    responder
  12. Jucélia  abril 9, 2012

    Olá…alguém pode me dizer se realmente pode ser utilizado para psoriase como no meu caso no couro cabeludo?

    responder
    • walter santos  abril 11, 2012

      para psoriase a melhor opsao e tomar uma diprospan hypak injetavel no muscolo uma vez por mes .
      depois de 3 meses voce podera avaliar e derrepente tomar 1 inj a cada 2 ou trez meses .astalavista

      responder
      • Luiz Terapeuta  abril 13, 2012

        Sempre é importante consultar um médico para questões de ordem física e orgânica. Nosso blog é apenas informativo e, como somos da área terapêutica, não interferimos na área médica nem visamos substituí-la, por isso nunca indicamos medicações ou a suspensão de qualquer tratamento médico. Abraços!

        responder
      • otacilio  junho 16, 2012

        vc ja tentou auto hemoterapia?

        responder
    • cileide  maio 31, 2012

      Jucélia ,use esse shampoo mande maniplar é barato e e sofri por qase dois anos e fiquei quase sem cabelo hj ja faz 4 anos q nao tenho nada, que isso possa te ajudar me de retorno no meu email ok fiqe com Deus.

      LCD 8%
      Propionato clobetasol 0,1%
      D Pantenol 3%
      shampoo base 120%

      responder
      • rosane batista campos  julho 27, 2012

        oi cileide fiquei muito interessada sobre essa receita de shampoo gostaria de mais informações meu filho de 27 anos está com o cabelo bem fininho e bem calvo obrigada

        responder
    • argonauta  novembro 7, 2013

      Jucélia, li que pode. Você espreme o limão no couro cabeludo e fricciona-o com os dedos, como se fizesse uma massagem, e deixa em repouso no couro cabeludo por 5 minutos. Depoois enxague com bastante água. Li que os cabelos ficam até bonitos. O limão é um ótimo cicatrizante interno e externo (feridas na pele). Fique com Deus. Um abraço.

      responder
      • Luiz Terapeuta  novembro 8, 2013

        Importante: O cabelo deve ser lavado com água fria, pois a água quente pode causar queimadura, assim como a exposição ao sol.

        responder
        • leila  novembro 22, 2013

          Adorei a leitura, estou recomendando. Estou conseguindo equilíbrio na minha pressão arterial
          somente usando limão. agradeço todas informações, abraços.

          responder
    • jose rocha barreto  dezembro 14, 2013

      Eu tinha perdido muito cabelo, até os 18 anos depois me incinaram a ñ lavar os cabelos com produtos quimicos,champu,condicionador etc. e sim só lavar com agua,quando o cabelo estava seco molhava sempre, os meus cabelos pararam de cair e voltaram a nacer! já etou 46 anos, deu tudo certo para mim, gráças a DEUS!

      responder
  13. luciane  abril 11, 2012

    estou tomando um limão com àgua gelada em jejum a quase um mês, soube que e bom para emagrecer.não obtive nenhum resultado.

    responder
    • Luiz Terapeuta  abril 13, 2012

      Olá Luciane!
      O limão em jejum tem diversos benefícios e em algumas pesquisas há referências de seu uso para o emagrecimento, porém trata-se de algo complementar à uma dieta equilibrada, com todos os cuidados na alimentação e o hábito de realizar exercícios físicos. Se mesmo com uma dieta saudável e exercícios regulares, há dificuldade no emagrecimento, é importante investigar o que está gerando essa dificuldade e sempre utilizar o limão apenas como complemento, ok! Grande abraço!

      responder
      • JAIR PEREIRA  maio 2, 2013

        Ola Luis. Tenho hábito de tomar água c/limão em todas as ocasiões. Há algum mal nisso?
        Obrigado

        responder
        • Luiz Terapeuta  maio 2, 2013

          Claro que não, o limão é sempre bem vindo.
          Abs

          responder
          • Francinei B. Sousa  dezembro 7, 2013

            Bom dia meu colega, você pode me explicar se o uso do limão durante o periodo da menstruação causa algum dano as funcões fisiologicas do organismo feminino.

  14. ninha  abril 13, 2012

    meu marido tem o acido urico muito auto, sempre que esta auto ataca no dedo do pe ‘gota’, hoje as dores estao no joelhos ele vem tomando limão segundo o mesmo esta sentindo muito bem

    responder
    • geraldo  junho 15, 2012

      aprendi com um senhor quando fui pescar no s francisco, que se eu injerisse limao em jejun, minhas dores de cabeça, em média 6 a 7 vezes mensais iriam diminuir. segui a dieta, tomando suco de dois limoes em jejun e até hoje nao sofri do mal em questao. isto ja dura mais de quatro meses.

      responder
    • LINA  outubro 17, 2012

      ninha me informe o acido urico do seu marido abaixou, estava quanto, pois eu estou com o meu acido urico alto e tenho muita dormencia nos pés

      responder
      • jose carlos sacramento  março 25, 2013

        Olá Lina! Eu também sou sofredor de ácido úrico, embora tenha tido ao longo dos tempos alguns cuidados na alimentação para não ingerir alguns alimentos que aumentam e muito o ácido úrico (carnes vermelhas-reduzir muito; marisco, cerveja branca, vinho branco, carne gorda tipo entremeada, presunto, enchidos) e agora ando a fazer o tratamento do limão (suco de um limão, 2, 3, 4, etc até chegar aos 10 e depois ir reduzindo e estou a encontrar melhorias. Depois vou manter este tratamento tomando o suco de um ou dois limões em jejum, tomando a refeição 20 min depois!
        As melhoras!

        responder
      • Gilberto  agosto 3, 2013

        Tomar meio copo de limão em jejum todas as manhãs, ajuda sim a combater o acido urico, a eliminar gordura no sangue, é bom para os ossos, e muitas outras coisas, sou prova disto., mas também é bom evitar consumir muita carne, para evitar doenças como cancer, colite, sindrome do intestino irritavel.

        responder
  15. michele  abril 14, 2012

    lucilene estou tomando a 5 dias suco de limao em jejun emagreci 2k

    responder
    • maria josé  julho 23, 2012

      estou tomando a 5 dias o suco do limão e estou me sentindo muito bem até mais feliz ainda nao me pesei mas acredito que ja dimunui de peso li sua mensagem e me interesei assim como estou interessada em estudar os benficios que o limão traz a saude

      responder
  16. simone de jesus nascimento  abril 16, 2012

    eu queria saber se realmente emagrece mesmo eu estou tomando um copo de 200ml de agua gelada com o suco de um limao pela manha em jejum esta certo o que eu estou fazendo me responda po favor obrigada.

    responder
    • argonauta  novembro 7, 2013

      Simone, o ideal é o suco puro do limão, sem água, pela manhhã, 20 minutos antes do café. Mas, se vc não conseguir tomá-lo puro, com água tb faz efeito, se bem que um pouco mais demorado. Limão puro ou misturado é sempre bom!

      responder
  17. neide  abril 17, 2012

    estava procurando um remedio para ácido úrico ,lendo esta materia,vi que tenho este remedio no quintal de casa.
    obrigado bj.

    responder
  18. Maysa  abril 17, 2012

    Limão cura Distrofia muscular?

    responder
  19. maria ivone da silva  abril 20, 2012

    eu adorei saber sobre o poder do limão e voces estão de parabens

    responder
  20. rita de cassia oliveira  abril 21, 2012

    Fiquei fascinada com os poderes do limão, esta reportagem está simplesmente maravilhosa, ganhei vários limões galegos de um amigo, ele tem um sítio, o pé está cheio, muito lindo, todos os dias tenho feito suco de limão, depois de ler este artigo maravilhoso, vou plantar no meu quintal esta fruta abençoada, obrigada por estas informações.

    responder
  21. TADEU  abril 24, 2012

    estou tomando o suco pela manha com 2 limoes em copo de agua gelada, , estou me sentido muito bem.

    responder
  22. João Batista  abril 25, 2012

    Fiz experiência com o limão e só tenho a elogiar os resultados. Durante mais de 20 anos sofria de uma gastrite aguda, daquelas que fazem você transpirar de dor. Não adiantava tomar anti-ácidos ou qualquer outro medicamento.Se comesse pão com manteiga e café, farofa com cerveja, salgadinhos, a azia e má digestão era imediata e prolongada. Passei a tomar uma banda de limão espremido em meio copo dágua, após as refeições e, nunca mais tive esse mal-estar. Após uma feijoada, churrasco ou comida mais pesada, esprema um ou dois limãos em meio copo dágua e observe como a digestão ocorre tão normal que dentro de no máximo 02 horas você já está com apetite para lanchar. Como dizem na roça: é um santo remédio!

    responder
  23. ALCIONE  abril 27, 2012

    EU SEMPRE ACREDITEI QUE ABAIXO DE DEUS AS ERVA TEM UM BOM POTENCIAL DE CURA CONTINUO ACREDITANDO TENHO O LIVRO O PODER DO LIMÃO GOSTEI MUITO DO CONTEÚDO QUE LHE AGRADEÇO.

    responder
  24. suza  abril 28, 2012

    Tomo suco de limao todos os dias, estou me sentindo melhor
    observei que diminuiu a vontade de comer doce
    e melhorou a celulite, porem nunca fiz a terapia do limao
    estou pensando em começar depois desses depoimentos
    abraços

    responder
  25. ronaldo  abril 30, 2012

    Ja fiz umas 03 vezes intercalados durante a minha vida a dieta dos limoes de 01 a 10 e 09 a 01 total 100 limoes em 20 dias.

    Acabei de fazer a dieta na semana passada,sempre me senti muito bem com esta dieta,tomo totalmente em jejum.
    Gostaria de saber se esta faz algun bem ou mal para o figado,porque acabo de fazer meus exames periodicos e no exame de ultrasonografia apresentou gordura no figado a dieta do limäo faz mal ou bem para o figado?

    responder
    • Luiz Terapeuta  abril 30, 2012

      Olá Ronaldo!
      O limão é um excelente tônico para o fígado. Bolsa de água quente enrolada uma toalha (nunca em microndas) e colocado em cima do fígado, pode melhorar muito com relação à gordura no fígado. Receitas de vovó. rsrsrs Mas mantenha sempre o acompanhamento médico.
      Abs,

      responder
      • Heraldo  maio 18, 2012

        Vc poderia explicar melhor como faço para aplicar na região do fígado, pois estou com gordura no mesmo.
        Obrigado.

        responder
  26. Deolinda  abril 30, 2012

    fiz uns exames , fiquei surpresa com os resultados! Vários estão alterados: Colesterol, Triglicérides e Ácido Úrico. Se já não bastasse tudo isso, minha pressão arterial que era controlada, agora está sempre alta,mesmo tomando os remédios que o médico me receitou, está difícil de controlar.Também estou um pouco acima do peso……. Estou muito preocupada com a situação, mas lendo esta matéria do poder que o limão tem, vou começar a usá-lo agora mesmo. muito obrigada por esta linda matéria e pelos comentários das pessoas.Se der resltado comunico vcs….bjsssssss

    responder
    • Gisele  maio 1, 2012

      olha eu tinha problemas de gastrite e má digestão,pesquisando na internet resolvi ,tomar o suco do limão
      de manhã em jejum e após as refeiçoes ,para mim foi uma maravilha ,melhorou minha digestão,eu acordava mais bem disposta,ficava bem humorada o dia todo,o limão realmente é um santo remédio a minha pele melhorou,até meus hormonios regularam,meu cabelo,fora que meu exame de sangue de acido úrico deu abaixo do normal,falo com toda a certeza de que o limão é ótimo para quem tem depressão ,pois se houver algum problema de figado intoxicado a pessoa fica mal humorada e da depressão eu sou prova viva de que meu figado melhorou muito,gente cai fora de remédios ,Deus deixou os remédios na natureza isso eu aprendi por experiencia própria,faz quase um ano que parei de tomar o limão preciso urgente voltar ,pois estou quase sempre desanimada e mau humorada acho que devo estar intoxicada de novo,preciso voltar a tomar o limão para me desintoxicar,

      responder
  27. Eugênio  maio 3, 2012

    Prezado, eu venho tomando o suco de limão no período da tarde, no intervalo do café e o jantar, gostaria de saber se tomá-lo pela manhã emagrece, pois felizmente não preciso emagrecer, por isso venho tomando no período da tarde, há um horário especifico, pela manhã ou tarde, ou pode ser tomado a qualquer hora, que seu beneficio será o mesmo.

    Um abraço.

    Eugênio.

    responder
  28. nadja  maio 7, 2012

    amei vou iniciar

    responder
  29. TADEU  maio 13, 2012

    ja fazem 30 dias que comecei tomar 2 limoes em jejum pela manha, a diabete ainda nao abaixou, mas pela fé vou continuar tomando.

    responder
    • Angela Maria  maio 13, 2012

      Oi Tadeu!

      Você deve continuar tomando ele age como homeopatia, deve ingerir todos os dias levar a sério, mas nunca esqueça de cuidar de sua alimentação não ingerindo muito açucar e carboidratos……..Deus te abençoe…. tudo vai dar certo amigo………um abraço….

      responder
  30. Angela Maria  maio 13, 2012

    Limão é poderoso e barato, não contém agrotóxicos, tomo todos os dias em jejum e me sinto muito bem é meu remédio milagroso, pena que as pessoas prefiram toma muitos remédios sem necessidade, e não acreditam no miagre da natureza…….eu acredito……..nessa cura……..

    responder
  31. ERLANE  maio 15, 2012

    GOSTEI MUITO , DESTA REPORTAGEM , POIS ESTOU PROCURANDO A CURA DO ACIDO ÚRICO.

    responder
  32. Dilly  maio 16, 2012

    A seis anos atras fiz a dieta do limão e ate engravidei, coisa que tentava a mais de 10 anos. maravilhoso. sem contar que emagreci e engordei so 08kg na gravides. foi terminar a dieta e em seguida engravidar. a minha esteticista dez que o mesmo aconteceu com ela.

    responder
  33. Dilly  maio 16, 2012

    PODEROSO LIMAO DEPOIS DE SEIS ANOS VOLTO A FAZER A DIETA.AGORA COM 46 ANOS.

    responder
  34. jose pereira santos neto  maio 18, 2012

    De verdade o limão é um verdadeiro amigo do nosso organismo já tomo a mais de 30 dias e estou me sentindo muito bem.
    abraços

    responder
  35. yvone  maio 21, 2012

    tenho problema de gordura no fígado, a dieta do limão pode ajudar? vi um comentario do ronaldo que ele faz a dieta do limão mais não eliminou a gordura do fígado.
    pode me dar uma orientação por favor?

    responder
  36. neuceli  maio 22, 2012

    todo ano no inverno tenho faringite, eu gostaria de saber se o consumo de limão é indicado no meu caso?

    responder
  37. Mary  maio 22, 2012

    Li hoje , estou pessima ,acima do peso, com muito asia e refuxo,completamente desanimada, vou tentar comecarei hoje mesmo depois falo se melhorou ok

    responder
  38. ROSIANE  maio 22, 2012

    ESTOU TOMANDO O LIMÃO PARA MELHORAR MINHA SAÚDE,REGULEI MINHA ALIMENTAÇÃO E FAÇO CAMINHADAS,SERÁ QUE PODE SER TUDO CONTROLADO?PRINCIPALMENTE A PRESSÃO?

    responder
  39. Maria Denardi  maio 23, 2012

    Estou muito feliz pois,tomando um limão todos os dias em jejum regulei a pressão que antes estava em média
    todos os dia em 16 e 17 por 10 hoje esta 13/8.
    Eu bato todos os dias no liquidificador um limão inteiro com casca e sementes e tomo todos os dias em jejum.

    responder
  40. QUINTINHO  maio 24, 2012

    estou grato pela reportagem. mais uma vez saí ganhando sabedoria cuja me ajudará. meu irmão tem problemas de ácido úrico e,tenho certeza que com este medicamento natural vinda de Deus ele está salvo.

    responder
  41. Josué  maio 27, 2012

    Tive um problema com o limão. Em 2002 tive uma ulcera duodenal e hemorragia digestiva, quase morri.

    Ha uns dois meses apareceu em minha costa um cisto e foi crescendo e doendo. Um senhor do interior do estado me orientou a tomar suco de limão com a semente sem açucar. Fiz isto quatro dias duas vezes por dia.
    Tive uma crise de estomago forte e fui hospitalizado por algumas horas. Melhorei, fiquei bom do estomago.
    O cisto que estava grande e eu já tinha marcado para um cirugião, não precisou porque sumiu.
    Agora lendo esta matéria, tenho vontade de voltar a tomar o suco do limão mas tenho medo.
    O que os senhores acham ?

    responder
    • luiz  outubro 4, 2012

      Amigo não entendi o seu texto. O limão foi bom ou ruim?

      responder
    • Rios Lopes  março 24, 2013

      Olha Josué, vai com cuidado se sentir alguma coisa , pára de tomar.

      responder
  42. margarida lima  maio 29, 2012

    eu tenho diabetes e estou bem acima do peso ja começei tomar o limao hoje depois que terminar a terapia volto a me comunicar se foi bom vou dar meu depoimento ok

    responder
  43. marcos de almeida  maio 29, 2012

    Pergunta? o tratamento da cura do limao feito em jejum tem mais beneficio?

    responder
  44. marisa  junho 1, 2012

    obrigado pela dedicada reportagem, é otima….

    responder
  45. Monique helena  junho 5, 2012

    Ola tenho 26anos e descobri a poucos meses que sou diabetica queria saber melhor de como e que se referem a esse suco de limao para a terapia e o limao puro ou com agua espero respostas obrigada

    responder
  46. Karla rafaela  junho 5, 2012

    otima reportagem…mas tenho muita dor de estomago isso é normal?

    responder
    • romulo  dezembro 10, 2012

      carla .. tome um limao toda manha ,com um pouquimho de adoçante resolve seu problema,,,,, excelente

      responder
  47. SOLANGE  junho 5, 2012

    QUE REPORTAGEM ÓTIMA.
    ADOREI SABER MUITAS NOVIDADES SOBRE O LIMÃO E SEUS BENEFÍCIOS..

    responder
  48. luiscarlos  junho 6, 2012

    vou esperimentar ok!!!

    responder
  49. Cláudia Pinheiro  junho 6, 2012

    Parabéns pela reportagem, irei experimentar.
    Muito obrigada!

    responder
  50. manuela dias  junho 8, 2012

    gostei, pois tenho uma uma doença autoimune de origem virica, no figado e deu para perceber que tambem é um desintoxicante do figado.

    responder
  51. Elesbão Rodrigues dos Santos  junho 10, 2012

    Tomei suco de 8 limões c/ 4 ou 5 rodelas de beinjela por 40 dias.
    Cnsegui diminuir o grau elevado de triglicirides aprox. 500 para 160.
    dei uma parada e tenho vontade de recomeçar novamente.
    Estou certo ou devo refazer os exames primeiro.

    Att Elesbão.

    responder
  52. edna  junho 11, 2012

    Adorei a reportagem,vou começar a cura do limao……abraços

    responder
  53. sinfronio amorim  junho 12, 2012

    É verdade absoluta que o uso diario do limao com agua e sem açucar, é um poderoso medicamento natural, cujos beneficios são simplesmenten fantásticos e milagrosos. Eu aderi ao grupo dessas pessoas amantes do limao e apesar de ser muito saudável, tenho percebido muitas vantagens em minha vida. Saudaçoes e bom dia. Sinfronio

    responder
  54. nancy  junho 28, 2012

    Estou tomando vitamina D por indicação médica e tive cálculo renal. O uso do limão pode aumentar os cálculos?
    Gostaria de fazer uso da terapia do limão. . . Obrigada,

    responder
    • Cleide  julho 12, 2012

      Olá, vit D em excesso é toxica, causa cálculo e calcificação de tecidos moles, então consulte seu médico para saber se não é hora de parar com o suplemento.

      responder
  55. JULIO KENEDHY  julho 4, 2012

    ja constatei por me mesmo que o melhor limão é o comum
    ou seja limão china. Faço uso pela manhã combate a gripe tomara que ti ajude.

    responder
  56. VALÉRIA  julho 6, 2012

    Eu tive Tromboflebite Superficial no braço direito por uma anestesia que tive que tomar, há 1 mes e 15 dias, e tomei antiinflamatório, estou bem melhor, mas ainda sinto fraqueza no braço, leves formigamentos, e algumas pontadas como fisgadas… Será que o limão pode me ajudar a ficar totalmente boa?

    responder
  57. alexandre  julho 6, 2012

    Até o mes de dezemdro,sofria de 2 em 2 meses com ataques de acido urico(gota),a partir daí,passei a tomar todas as manhãs suco puro de 1 ou 2 limoes,20 a 30 min. antes do café.A partir daí,estou á 7 meses sem tomar nenhum tipo de remédio,visto que o ALOPURINOL é inibidor do libido(ESTÁ NA BULA),Graças a Deus e ao limão nunca mais senti nada.

    responder
  58. Dory  julho 16, 2012

    Já é a quarta vez vez que faço a dieta do limão. A primeira vez, fui ao vigésimo e retorno. A segunda vez, fui a 10 e retorno. A terceira vez, fui a 10 e retorno; e agora fui a 20 e estou em 12 no retorno. Olha resolveu muita coisa em prol de minha saúde. Ácido úrico, colesterol, trigliceride, pressão alta, regulou meu intestino, cicatrizou minha gastrite, combateu H. Pylori. Eu tenho problemas com cancer de pele, uma ferida recente na cabeça estava com difícil cicatrização, usando de novo agora o limão, a ferida já cicatrizou (graças a DEUS). Use limão – é sem dúvida maravilhoso pra saúde.

    responder
    • Edmilson Aguiar  novembro 29, 2012

      Dory,

      Eu tenho cancer de pele, uma pequena ferida no nariz, gostaria de saber como usar o limão. Estou tomando um suco de limão com casca diariamente, sem açucar.

      responder
  59. Fernadna  julho 17, 2012

    Muito boa matéria, também adoro limão, diariamente bebo dois limões em jejum, sem adição de água e açúcar . Mas muitos finais de semana eu deixo de tomar e reinicio na segunda.
    Tudo que é moderado é melhor, sem excessos nem exageros, pratico regularmente atividade física, mas não emagreci por tomar limão em jejum, mas sinto que as vitaminas nele contidas me fazem muito bem.
    O limão é maravilhoso, mas cada organismo é diferente. Cuide-se!

    responder
  60. EDNEY  julho 18, 2012

    DEPOIS DESTA MATÉRIA COM CERTEZA VOU COMESSAR A DIÉTA DO SANTO LIMÃO RS,VOLTO PARA LHES FALAR DO RESULTADO,HA GOSTEI MUITO DA MATERIA OBRIGADUUU.

    responder
  61. VITOR  julho 20, 2012

    O CORRETO PARA O TRATAMENTO COM O LIMÃO , AUMENTANDO UM POR DIA, ATÉ O 10º É ESPERAR 20 MINUTOS PARA CADA LIMÃO TOMADO, PARA COMER ALGO DEPOIS. ISSO QUER DIZER QUE NO Nº 10, ESPERA-SE 03 HORAS PARA COMER, PARA NÃO FERMENTAR NO ESTOMAGO, SENÃO O TRATAMENTO NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE, OU SEJA , SE VOCÊ FOR COMER E ESTIVER ROTANDO LIMÃO , DEVE ESPERAR MAIS TEMPO PARA COMER.

    responder
  62. carlos  julho 20, 2012

    Consumir a Casca do Limão depende se ele é industrializado ou plantado e crescido normalmente. Porque nas cascas de frutas existe grande quantidade de produtos tóxicos, que as industrias colocam nas plantações. Agora se o limão for natural de fazenda, sítios ou de outro lugar que não seja industrializado e não tenha muita poluição no ar, ai tudo bem.

    responder
  63. carlos  julho 20, 2012

    Tudo que achamos ser ruim é bom pra saúde : Cebola, Alho, limão… beterraba, e outros naturais.

    responder
  64. walter soares  julho 24, 2012

    E mesmo verdade os beneficios do limao, eu tive um corte no pe e como sou diabetico falaram que nao ia cicatrizar tao cedo, pensei no limao e comecei a tomar limonada sem açucar e sem adoçante, incrivel como sentia em poucos dias o fechamento da ferida . Graças a Deus tudo que precisamos encontramos na natureza.

    responder
  65. Cida Araújo  julho 26, 2012

    Fiquei muito surpresa com a quantidade de benefícios dessa fruta e aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se além do relacionado acima, o Limão é bom para ajudar na cura do câncer ?

    Acontece que recebi um e-mail que detalha que se adicionarmos bicarbonato ao suco de Limão, pode-se conseguir a cura do Câncer. Veja a mensagem abaixo:

    > Já havia lido mas nunca é demais lembrar!
    >
    > Tomar limonada como água todos os dias, acrescentando uma colherinha de bicarbonato é melhor.
    > O Limão (Citrus limonun Risso, Citrus limon (L.) Burm., Citrus medica) é um produto milagroso para matar as células cancerosas. É > 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
    > Por que isto não é divulgado?
    > Porque há organizações interessadas em encontrar uma versão sintética que lhes permita obter lucros fabusosos. Mas, a partir de agora você pode ajudar um amigo que precise informando-lhe que deve beber suco de limão com bicarbornato de sódio para prevenir a doença. Seu sabor é agradável. E, é claro, não produz os efeitos terríveis da quimioterapia. E se você tiver lugar plante um pé de limão no seu quintal ou jardim. Todas as partes da árvore são úteis.
    >
    > A próxima vez que você quiser beber um suco, peça ou faça-o de limão natural, sem conservantes.
    > Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo tem sido bem guardado só para não colocar em risco as utilidades multi bilionárias de grandes corporações?
    >
    > Como você bem sabe o limoeiro é uma árvore pequena e baixa. Não ocupa muito espaço. É conhecido pelo nome de limoeiro, pé de limão, lima (em alguns lugares), llimona (cat) limoiaritz (eusk).
    > É uma fruta cítrica que vem em diferentes formas. Sua polpa pode ser consumida diretamente ou é usada normalmente para fazer bebidas, sorvetes, doces e assim por diante.
    >
    > O interesse desta planta é devido a seus fortes efeitos anti-cancerígenos. E embora lhe sejam atribuidas muitas outras propriedades, o mais interessante sobre ele é o efeito que produz sobre os cistos e tumores. Esta planta é um remédio comprovado contra o câncer de todos os tipos e o bicabornato vai mudar o Ph do
    > seu organismo. alguns dizem que é de grande utilidade em todas as formas de câncer.
    >
    > É considerado também como um agente anti-microbiano de amplo espectro contra infecções bacterianas e fungos que vivem em lugares ácidos. Acrescentando bicarbonato de sódio em sua limonada você altera o Ph do seu organismo; é eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão arterial elevada e é antidepressivo, > combate a tensão e os distúrbios nervosos.
    >
    > A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de remédios do mundo, que afirma que depois de mais de 20 testes de laboratório realizados desde 1970, ficou provado que o extrato:
    >
    > 1 – Destroi as células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, de mama, de próstata, de pulmão e do pâncreas …
    > 2 – Os compostos desta árvore mostraram atuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células cancerosas do que a adriamicina, uma droga quimioterápica, normalmente utilizada no mundo.
    >
    > 3 – E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato do limão e bicabornato, destrói apenas as células malignas do câncer e não afeta as células saudáveis.
    > Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street
    > Baltimore, MD 1201.
    >

    Agradeço desde já a atenção e fico no aguardo do vosso retorno.

    Abraços//Cida Araújo

    responder
    • cristina  julho 30, 2012

      eu queria recebe o imail q vc recebeu sobre o limao

      responder
    • antonio  setembro 15, 2012

      oi Cida Araújo,voce é esperta,es linda por fora e por dentro..jinho para ty..

      responder
    • Márcio  março 1, 2013

      Cida,
      Não acredite nesta mensagem sobre limão e bicarbonato de sódio. Isso é mentira! Não cura câncer.O Instituto de Ciências da Saúde existe, mas, é mantido por um jornalista, e não por um profissional da área de saúde. Basta voce pensar que, se a quimioterapía já provoca uma imensa quantidade de efeitos colaterais, imagine se o limão produzisse efeitos 10.000 vezes mais potentes do que a quimio. Outra coisa, mudar o PH do corpo é bom? Existem mais de 1000 tipos de cânceres. E a mensagem fala da cura de 12 tipos. E o resto,como fica? E mais, não indica a fonte da informação, no sentido de que o limão cura câncer. Fiquem de olho.

      responder
    • luiz sergio  agosto 23, 2013

      Seu comentário está aguardando moderação.
      Oi tudo bem voce tem rãzão o limão é ótimo pra tudo, eu sempre tomo limão, na época que eu estava com gastrite, eu não sabia disso, pois eu curei minha gastrite com carvão vegetal, isso mesmo carvão de churrasco, (raspa o carvão e toma o pó com água meia hora hora antes das refeições, eu me curei assim. Hoje em dia vende cápsulas de carvão na farmácia hemeopática.
      esqueci, quero me comunicar com vc ….museu_45@hotmail.com

      abraços

      Luiz sergio

      responder
  66. Eliane Pina  agosto 6, 2012

    Tenho gastrite crônica, li essa reportagem e resolvi adotar o limão… depois retornarei para comunicar se realmente é eficaz.

    grata

    responder
  67. João Bosco  agosto 12, 2012

    Tenho visto tantos comentários sobre o poder do limão, onde não especifica de qual tipo e, sabemos que a maioria dos plantios caseiros é de limão rosa e a ele atribui-se grande poder de curas. Tenho gastrite mas não uso porque tenho refluxo e sei como é ruim o retorno com a acidez do limão. Meu pai usa continuamente e acredito que seja de maneira errada, pondo o suco numa garrafa e guardando por varias semanas, tomando sempre na água do tereré.

    responder
    • Leilaa  agosto 14, 2012

      João tbm tenho gastrite e queimação, fiz a desintoxicação com o limão pensei que qndo chegasse nos 10 ia passar mal, mas não aconteceu estou me sentindo super bem, tinha dores no pescoço e hj nw sinto mais nada, estive pesquizando em outros sites e blogs, o limão qndo entra no organismo se torna alcalino por isso pode ser otimo mesmo pra quem tem gastrite, faça o teste e começe tomar 1 por dia em jejum, boa sorte!

      responder
    • Marconi  janeiro 3, 2013

      João Bosco,
      O uso do limão faz bem para refluxo. Pode até não curar, mas, faz melhorar. Eu tenho refluxo, uso o limão todos os dias e sinto que melhorou, porém, dependendo do grau do refluxo, só o limão não resolve. No meu caso, eu uso também um antiácido recomendado pelo médico, que chama Pariet 10mg, e consegui controlar bem. É sempre bom consultar o médico porque cada caso é diferente.
      Boa recuperação.

      responder
      • Lilia maria da Silva  março 11, 2013

        Olá, como voce usa o limão para o refluxo? Eu tenho tomado meio limão com agua morna 1?2 copo apos as refeições. Isto é 2 vezes ao dia. abs

        responder
        • Marconi  julho 26, 2013

          Uso 01 limão inteiro, todos os dias, em jejum, com dois copos de água. Quando comecei a tomar, percebi que o refluxo melhorou, mas não resolveu por completo, foi então que eu decidi incluir a medicação complementar, o que resolveu o problema.

          responder
  68. Nelma Santos  agosto 12, 2012

    Esta são as orientações e cometários sobre a maravilhosa dieta do limão. Não deixe de experimentá-la. Só depois de testar você vai se observar e convencer-se de que realmente é eficaz! Tente!

    responder
  69. fernando fraga  agosto 17, 2012

    Eu sempre que posso me curo com o limão com sal, ele para mim é muito nutriente e curativo, ele me cura a tosse, a gripe, dor de garganta, e limpa meu pulmão quando estou muito encatarrado. Por isso
    eu recomendo,
    podem chupar limão com sal, que é um santo remédio.

    responder
  70. EDNILZA  agosto 19, 2012

    Adorei saber das prioridades que o limão exerce no nosso corpo. PARABÉNS EXCELENTE MATÉRIA!

    responder
  71. gabriele  agosto 21, 2012

    se beber muito desse limão, faz mau?
    esse negócio de limão emagrece mesmo?
    obrigada
    preciso da respostas
    *_*

    responder
  72. Cilma  agosto 23, 2012

    Até que em fim, um filho de Deus apareceu para falar e publicar a verdade sobre tratamento de várias doenças com coisas da natureza! Obrigada pela reportagem, salvei até a página da web.
    Agora vou tratar da Pressão alta, artrose, meus olhos, aliás, tudo que é ruim em mim vai ficar bom.

    responder
  73. OG  setembro 5, 2012

    Há muito tempo já sabia dos efeitos benéficos à saúde com o uso do limão. Iniciei a fazer limonadas com uma pitadinha de bicarbonato e fiquei encantada.
    Então, resolvi pesquisar sobre os benefícios do limão e achei este site. Gostei muito!

    Vamos “trocar figurinhas”!

    Grata,
    OG

    responder
  74. MAURO  setembro 13, 2012

    ESTAVA COM PROBLEMAS GASTRICOS INTESTINAIS, E APÓS A UTILIZAÇÃO DIARIA DO SUCO DE 4 LIMÕES COM UMA PITADA DE SAL…………EM 2 MESES , SAREI………

    responder
  75. charles vanderley paupitz  setembro 16, 2012

    estou tomando limao e ja no oitavo dia me fez baixar a presao santo remedio

    responder
  76. cereso  setembro 20, 2012

    Achei um pouco azedo !!!!

    responder
  77. Luana  setembro 29, 2012

    Olá! Estou com Linfatismo, (um das minhas amídalas está inchada, avermelhada, e com febre local) gostaria de saber, qual o “tratamento” ideal, para esse caso, envolvido com limões. Obrigada Luana.
    Por gentileza, me responda assim que possível.
    Obrigada Luana.

    responder
    • Júnior  outubro 9, 2012

      Olá, Luana,
      eu preparo um remédio que não há outro igual para amigdalite.
      Eu pego: GENGIBRE, pode ser verde ou seco, um pedaçinho; 12 CRAVOS,
      uma Casca de CANELA; um punhado de ALECRIM; e outro punhado de ERVA-DOCE.
      Tudo isso em um litro de CACHAÇA (eu uso cachaça de cabeça, mas pode ser qualquer uma) e
      deixa curtir durante um mês. Este remédio é um ANTIINFLAMATÓRIO NATURAL. Eu tomo uma dose
      três vezes ao dia, quando há sintomas de gripe ou de amigdalite. A CURA é quase instatânea.
      E há outro chá antiinflamatório natural, publicado no GLOBO REPÓRTER, QUE você pode seguir esse
      link: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1021351-16619,00-CHA+ALIVIA+DORES+MUSCULARES+E+DA+ENERGIA+A+ATLETAS.html

      responder
      • KKKKKK  janeiro 6, 2013

        Ôooooo Junior, tú fica é bêbado…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

        responder
  78. natalicio santos silva  setembro 30, 2012

    ola a todos bom dia . se os beneficios do limão for tudo isto eu ! estou feito . pois tenho varios pés de linão tahithi no quintal da chacara

    responder
    • Júnior  outubro 9, 2012

      Olá, Natalício,
      como consegue uma muda de limão Tahiti? Pois não encontrei nenhuma semente neles.
      Gosto muito desse tipo de limão.

      responder
  79. pierre  outubro 2, 2012

    achei muito boa a materia irei esperimentar pois estou precisando

    responder
  80. MARCELO  outubro 10, 2012

    nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    responder
  81. satiro  outubro 15, 2012

    o limao tem muito mais substancia que voce nao imagina

    responder
    • MIRTES  outubro 20, 2012

      ESTAVA COM UMA PEQUENA INFECÇÃO NA URINA, TODA HORA INDO AO BANHEIRO…
      COMECEI A TOMAR O SUCO DE LIMÃO…FIQUEI BOA EM POUCAS HORAS…
      O LIMÃO É UMA DADIVA DE DEUS…FORA AS MÁSCARAS QUE MINHA FILHA FAZ PARA A PELE DELA…
      MELHOROU EM 100 %…CLAREOU ATÉ AS MANCHAS DA PELE DELA

      responder
      • Ilma  novembro 16, 2012

        Você poderia informar a receita da máscara que sua filha usou e clareou as manchas da pele dela?

        responder
        • roseli cristina bezerra  outubro 25, 2013

          oi luciene voce esta tomando puro o com agua, me responde no meu face roseli bezerra obrigada

          responder
      • suelly  novembro 14, 2013

        Prezada,
        gostaria de saber a receita da máscara para clareamento das manchas, não aguento mais tratamentos dermatológicos caros e sem resultado efetivo.
        Obrigada!

        responder
    • Vera Lúcia dos Santos Barbosa  março 24, 2014

      Estou tomando o suco do limão diariamente, estou me sentindo melhor. Tinha fortes dores de cabeça, pois tomo calmante já faz muitos anos. Tenho 62 anos de idade. No meu suco eu coloco adoçante, bato no liquidificador 6 limões por 2 litros e meio de água. Vou aumentar para 8 limões e vou tomar 10 minutos antes da primeira refeição, pois estou com pressão alta. Meu médico passou LIPITOR de 80 miligramas. Espero que este limão abaixe com este Colesterol, vou fazer novos exames em Maio e levar para ele em Junho. Espero estar melhor do Colesterol. Adiciono adoçante, pois não consigo toma-lo puro, parece um PURGANTE. Espero melhorar.

      vera.barbosa@terra.com.br

      responder
      • Vera Lúcia dos Santos Barbosa  março 24, 2014

        Preciso URGENTEMENTE emagrecer 10 quilos, está difícil, mas vou conseguir, sou persistente.

        responder
        • DÉRCIA GALVÃO  julho 30, 2014

          Olá Vera…Aqui vai uma dica p/ vc emagrecer SEM SOFRER…Corte da sua alimentação TODOS GRÃOS…Descobri um diabetes em julho de 2013…Fiquei muito assustada e perguntei ao médico O QUE FAZER p/ baixar a glicemia SEM O USO de medicamentos…Ele me respondeu: TIRE TODOS OS GRÃOS da sua vida…Fiz isso…porém FOCADA na GLICEMIA e p/ minha surpresa, em 6 meses baixei a glicemia de 197 com 12 horas de jejum…p/ 97…Sem UMA GÔTA DE REMEDIO e de quebra emagreci 20 quilos…As pessoas me perguntam do que eu sobrevivo, pois TIREI do meu cardápio arroz feijão massas macarrão farinhas e GRÃOS. Eles não imaginam que a culinária brasileira é uma das mais ricas do mundo. . .Hoje eu já me permito alguma extravagância, pois estava emagrecendo MUITO….Vamos ao meu cardápio: MUITA CARNE…todas ou as que vc mais gostar, eu como MUITA carne de porco, MUITO ovo (todo tipo de preparo) MUITA verdura legumes e MUITA batata (inglesa) batata doce e MUITA mandioca….(base) e outras coisas que vou descobrindo e conferindo se não tem CARBOIDRATO (o grande inimigo de quem quer emagrecer) Tente isso…depois me conte tá bom? Bjos.

          responder
  82. nadia cristina vasconcelos  outubro 27, 2012

    ja tinha ouvido falar dos beneficios do limao, e agora resolvi testar, grata…..

    responder
  83. Lurdesmarques  outubro 30, 2012

    Li tudo fiquei impressionada e esperançada? Será que devo tomar para o refluxo esofágico?

    responder
    • Marconi  janeiro 3, 2013

      Lurdes,
      Pode tomar o limão para refluxo que não tem problemas. Faz até melhorar. Eu falo com experiência própria. Mas, o limão nesse caso serve como coadjuvante a um tratamento médico, dependendo do grau do refluxo. Se a hernia de hiato for pequena, pode até resolver.
      Abraços.

      responder
    • Luiz  janeiro 6, 2013

      Tome sim, curei-me do mal estar q. sentia…Qq. coisa q. comesse, parecia ter comido um boi inteiro, fora a sensação de vômito, boca fazendo água..entende??
      Agora vá c/ calma, fé e persistência
      Saúde e felicidades..
      Luiz.

      responder
  84. Monica Damini  novembro 6, 2012

    Luiz Terapeuta

    Adorei sua materia! Muito bacana, Parabens…
    Eu gostaria de saber, se, alem da dieta do limao, a dos 10 dias, se existe uma quantidade diaria a ser tomada diariamente, que seja benefica para o organismo como um todo. Eu, por exemplo tenho tomado duas vezes ao dia, pela manha em jejum, e a noite antes de dormir, um copo com agua e um limao espremido.Mas fiquei na duvida se existe uma quantidade correta, a partir da qual inciam-se os efeitos beneficos…
    Agradeco muito por um retorno! Abs!!

    responder
    • Saleti Cerveira  novembro 22, 2013

      Monica, creio que meio limão, pela manhã, já
      é o suficiente. Porém, como você faz uso do
      limão, misturado na água, a noite… eu vou
      experimentar. Abraços…..

      responder
  85. edson magno  novembro 12, 2012

    Muito bom!

    responder
  86. Marluce \oliveira  novembro 17, 2012

    O uso do limão com o alho, diariamente duas X (manhã e noite) está regularizando meu organismo como um todo. Deixei de usar remédios para azia, prisão de ventre, sinusite (tinha com frequência) e gripe. Sinto-me mais disposta . http://www.ahau.org/limao-e-o-seu-poder-de-cura/feed/

    responder
  87. Laura Bandeira Cruz  novembro 17, 2012

    Tomo diariamente um copo de água bem gelada com suco de um limão. Estou com o colesterol alto e o triglicérides também. Junto estou fazendo uma dieta com tudo de legumes, frutas que são contra os meus problemas. Suspendi a carne vermelha e estou fazendo caminhadas diárias. Adorei este trabalho informativo sobre o limão. Deus abençoe a autora.

    responder
    • PHirte  novembro 27, 2012

      Oi Laura,

      te escrevo porque minha mae descobriu em outubro na Franca (com cedilha) as pastilhas de ARROZ VERMELHO que reduz o colesterol. O dela diminuiu de 40% !!!!Parece que nao se vende no Brasil.Mas nunca se sabe. Pergunte um medico fitoterapeute.
      Boa sorte.

      responder
  88. marisa  novembro 25, 2012

    estou com anemia quero saber se o suco de limao faz bem

    responder
    • PHirte  novembro 27, 2012

      anemia se cura tomando ferro com vitamina C.

      responder
  89. RONALDO  novembro 26, 2012

    TOMO LIMONADA TODOS OS DIAS A UM ANO E MEIO, RESUMINDO NAO TENHO MAIS COLESTEROL NEM DIABETE E TAMBEM ACABOU AS PEDRAS NOS MEUS RINS. ENFIM NUNCA MAIS VOU DEIXAR DE TOMAR LIMAO

    responder
  90. Leônidas Costa Andrade  dezembro 13, 2012

    Embora tenha iniciado muito recentemente o uso do suco de 1 limão diluído em 1 copo d’água pela manhã em jejum, já observo excelentes resultados, aliviou-me de uma dor na região pélvica que me acompanhava há muitos anos e que nenhum médico resolveu, embora, tenha feito até ultrassonografia intra-retal para tentar diagnosticá-la, finalmente tive um estalo e comecei a tomar por conta própria a receita acima, já no primeiro dia a dor diminuiu e hoje já nem a sinto mais, além disso tenho sentido vários outros benefícios como a melhora da qualidade do sono e a perda do “cansaço matinal” e me sinto mais disposto, além de sentir minha respiração bem melhor apesar de ter o péssimo hábito do tabagismo.
    Desta forma posso atestar que a matéria não é fantasiosa, o limão realmente tem um grande poder de cura e principalmente de prevenção e auxílio no tratamento de várias doenças, claro, sem deixar de lado os cuidados médicos alopáticos que são muito importantes e só um médico pode avaliar o tratamento adequado para algumas doenças que são muito graves.

    responder
  91. ANDRE LUIS R. DA SILVA  dezembro 29, 2012

    EU USO LIMAO DOS DIA EN JEJUM E MUITO BOM PRA SAUDE. AQUI NO NORTE DE MINAS GERAIS PRODUZ MUITO LIMAO …

    responder
  92. shirlei rodrigues  dezembro 30, 2012

    Amei a matéria, que bom que temos ótimos profissionais para nos esclarecer sobre a grande serventia de produtos naturais!
    Parabéns!

    responder
  93. elma vulcão  dezembro 31, 2012

    achei otimo as receitas do limão tenho colesterol alta vou experimenta

    responder
    • MARIA  março 25, 2013

      E ai Elma? Conseguiu reduzir o colesterol? Tomara que sim, estou com muuita esperança de reduzir o meu que é altissímo.

      responder
  94. Ilécia  janeiro 4, 2013

    Venho tomando um limão em um copo de água há mais ou menos 1 ano, diariamente, em jejum, mas neste final de ano fiquei com o estômago duro, gases e após as refeições sinto uma ligeira dor na parte superior do abdômen, ao me alimentar. Estou mito receosa. Devo continuar com o limão em jejum? Não tenho plano de saúde e morro de medo do SUS aqui em Salvador, devido ao péssimo atendimento, filas e mortes por descasos.

    responder
  95. Ilécia  janeiro 4, 2013

    Venho ingerindo, diariamente, em jejum, há mais ou menos 1 ano, o sumo de um limão em um copo de água. Me sentia muito bem, desinchada, digestão normal até que nesse final de ano apareci há alguns dias com o estômago inchado, gases e uma ligeira dor na parte superior do abdômen após as refeições. E Há noite tenho tido a impressão de estar sofrendo contrações na parte superior do abdômen, do lado esquerdo. Devo continuar com o limão? Não tenho plano de saúde e tenho pavor de SUS aqui em Salvador, devido ao péssimo serviço prestado à população, filas, muita burocracia e espera para que está doente e até algumas mortes por falta de atendimento ou descaso. Por favor, responda-me.

    responder
    • debora  junho 16, 2013

      Ilécia
      Vc melhorou?
      Descontinuou com o uso do limão?
      gostaria de saber como vc está…
      Debora

      responder
  96. Luiz  janeiro 6, 2013

    Lendo todos os comentários acima, não poderia deixar de dar meu depoimento…
    foi lendo tb. q. descobri através de uma matéria sobre os poderes do limão e. resolvi iniciar o uso diário do limão..
    Uso o taity, ( +/- 3 meses), dependo do tamanho do fruto, espremo no copo 1 ou 2, tomo em jejum , faço isso na ida ao wc, pela manhã, não importa o horário, voltando a dormir em seguida. Ao acordar definitivamente, tomo o desjejum. Esse intervalo varia 1, 2, 3 horas, nunca menos q. 1 hora..
    Finalizando, a melhora foi fantástica….Sumiram o refluxo, mal estar tipo ânsia de vômito, estomago cheio (como se tivesse ingerido um boi)…Estava com EDA marcado, não fiz, não tomo remédio algum e me sinto ótimo….
    Meu APELO, é q. acreditem no simples e barato….
    Saúde a todos e obgº pela oportunidade…
    L.Tatiano

    responder
  97. Esli santos  janeiro 9, 2013

    estou pesquisando sobre o limão e descobrir o quanto ele é benéfico.

    responder
  98. lea  janeiro 9, 2013

    sou portadora de muitos problemas de saude, como a depressão, fadiga crônia adrenal, hipotiroidsmo, obesidade severa, varios prblemas de coluna, e inflamação nas veias enfim estou bem carregada de broblemas. Comecei fazrer a cura do limão e continuei tomando um copo de 200 ml de sumo de limão todo dia em jejum, acresentei três dentes de alho e tenho sentido uma melhora boa. Mais tenho dúvida.Será que estou tomando demais? Levando em considração a gravidade dos meus problemas,acho que tem que ser assim, estou errada? Me oriente por favor.

    responder
    • argonauta  junho 22, 2013

      lea, boa tarde. Por que vc não tenta fazer a CURA DO LIMÃO? Se vc não conseguir ingerir tanto limão, pare. OU então, divida as doses por várias horas do dia, sempre em jejum. O limão alcaliniza o sangue. E os médicos são unânimes em dizer que as bactérias, virus, fungos, e anomalias corporais não sobrevivem em meio alcalino, só em meio ácido. Tente! Eu estou curando minha esofagite de refluxo com a CURA DO LIMÃO. Nâo sinto mais nada, desde que comecei o tratamento …e estou emagrecendo, pois o limão emagrece! Abraço e fique com DEUS!

      responder
  99. joão carlos de oliveira  janeiro 15, 2013

    Sou usuário do limão e aconsellho para todos.

    responder
  100. Davi  janeiro 19, 2013

    uso o limao a muitos anos aconselho fazer o uso vc vai sentir a diferenca

    responder
  101. Daniel  janeiro 20, 2013

    adorei essa materia vou começar amanha mesmo se notar melhoras faço contato um abraço a todos e saude

    responder
  102. sidney  janeiro 22, 2013

    tenho hérnia de haito e gostaria de saber como tomar o limão?a mais de 15 anos eu tomo omeprazol,eu não aguento mas,mim ajude por favor,pois o mesmo está dando efeito colateral….

    responder
  103. Luis Antonio  janeiro 23, 2013

    Parabens pela materia, sou usuario do limao ha tres meses,faço caminhadas, alimentaçao a base de frutas, emagraci 9kg e estou otimo! façam o mesmo, mas, antes consulte seu medico!

    responder
  104. juliana  janeiro 26, 2013

    estou sofrendo muito com manchas em meu rosto, minha dermatologista disse que não posso nen tomar o suco de limão, mas sera que e verdade que o suco interfere nas manchas do rosto?

    responder
  105. DAVI JOSE VIEIRA  fevereiro 4, 2013

    estou começando a tomar o limão paresce que é muito bom pois vejo melhora na diabete ,gota e colesterol .. gostaria de saber se realmente o limão é proveitoso no problema da prostata , por favor me respondam pelo meu email – davi-vieira@ig.com.br

    responder
  106. LUCIELE FONSECA R DOS SANTOS  fevereiro 4, 2013

    Eu já sabia dos benefícios do limão mas nem tanto estou surpresa mas também adorando gostei muito dos depoimentos .eu as vezes quando mais nova usava suco de limão no rosto e ficava com a pele muito bonita ……….. obrigada

    responder
  107. OSVALDO  fevereiro 25, 2013

    TAMBÉM ESTOU TOMANDO PELA MANHÃ, O LIMÃO ESPREMIDO COM AGUA GELADINHA E UMA COLHERINHA DE BICARBONATO DE SÓDIO. ESTOU CONFIANTE EM UM BOM RESULTADO.

    responder
  108. Maria do Carmo  março 1, 2013

    Boa Tarde! procurando saber os benefícios do limão na saúde Cheguei ao seu Blog.
    Descobri a pouco tempo uma diabete chamada de “pré- diabete” e estou tentando uma dieta natural sem medicamentos. se vc puder indicar algumas dietas para esta patologia ficarei muito agradecida.
    docarmo.

    responder
    • Luiz Terapeuta  março 1, 2013

      Olá Maria do Carmo!
      Procure uma orientação de um nutricionista que dará acompanhamento no seu caso.
      Grande abraço,

      responder
  109. OBERDAN  março 8, 2013

    OLÁ, ESTOU TOMANDO SUCO DE LIMÃO PELA MANHÃ EM JEJUM BATIDO NO LIQUIDIFICADOR COM GENGIBRE. TEM SIDO ÓTIMO EMAGRECE E ME DÁ MUITA DISPOSIÇÃO, REALMENTE O LIMÃO É MARAVILHOSO.
    OBERDAN

    responder
  110. Carmen Pereira  março 10, 2013

    Já sou bastante magra e não quero emagrecer mais :) Não faço nada para isso, pelo contrário, até gostava de ter 2 ou 3 quilos a mais. Por uma questão de saúde, apenas, gostaria de saber qual a melhor forma de tomar o limão diariamente. É verdade que juntar o bicarbonato à limonada é benéfico? Alterar o nosso PH não poderá ser um excesso? Pelo que sei, ele deve andar na ordem dos 5,2. E não é usual fazerem-se análises sistemáticas para se saber o valor em que andamos. E as crianças? Dar-hes limão diariamente não tem contraindicações?

    responder
  111. maria tereza  março 11, 2013

    ACREDITE… não percam tempo, comece a usar o suco do limão hoje mesmo. Eu tomo todos os dias em média suco de 5 limões puro em jjejum a mais de seis meses, já perdi peso, antes 64 kg e hoje 59 kg, me sinto muito bem, meu filho que é engenheiro civil começou a usar também e já perdeu 3 kg, é perfeito como regulador intestinal, NÃO PERCA TEMPO, LIMÃO SANTO REMÉDIO

    responder
  112. Luciene  março 14, 2013

    Oi, eu tenho gastrite moderada e as vezes tenho enjoo no estômago, gostaria de saber se o limão é bom para melhorar os problemas de gastrite e também ajuda a emagrecer , me ajude estou com bastante duvidas, beijos Luciene.

    responder
  113. Franc isco Reis  março 17, 2013

    Sofro de DRGE e esofagite erosiva grau I. Comecei ontem (16/03/2013) a fazer uso da terapia do limão. Espero obter um resultado satisfatório, pois estou tomando TECTA e MOTILIUM a 20 dias, o que faz parte de um tratamento de 60 dias, porém, até a presente data, esses medicamentos alopáticos não estão trazendo nenhuma melhora. Espero ficar bom com o uso do limão.

    responder
    • Cristiane  janeiro 13, 2014

      Oi Francisco,
      Meu marido está com esofagite grau D e gostaria de saber se os limões em jejum ajudaram mesmo no seu tratamento.

      responder
  114. ELEN REBOUÇAS  março 17, 2013

    Gostei muito de conhecer o poder de cura do limão.existem pessoas que não valoriza por falta de uma boa pesquisa.

    responder
  115. valéria  março 19, 2013

    È impressionante esses comentários sobre o poder do limão…tenho gastrite e refluxo vou fazer a dieta do limão…Que Deus abençoe a todos!!!!

    responder
  116. Helena  março 19, 2013

    Prezados(as)
    Boa tarde,
    Amei a matéria, parabéns.
    E que benção é esta fruta.

    responder
  117. MARIA  março 25, 2013

    Parabéns pela matéria. Comecei a fazer o uso do limão há poucos dias porque venho tentando combater o colesterol e não estou obtendo muito sucesso apesar de ter o peso ideal, alimetar corretamente e fazer atividade física regularmente. O limão está sendo minha tentativa quase desesperada.Rsrrs. Tomara que eu volte aqui e diga que tudo certinho.
    E parabéns por sempre esta sempre pedindo que as pessoas procurem orientação médica também.
    Obrigada de verdade.

    responder
  118. Val  março 27, 2013

    Olá …..já está com 3 dias que estou tomando água gelada com limão.
    Gostaria de saber se é correto da maneira que estou fazendo.
    600 ml (dois copos) de água com suco de um limão.
    Vou tomando essa água ao longo do dia.
    É correto?
    Ou qual a melhor maneira?
    E em que intervalo de tempo posso aumentar água e os limões.
    Obrigada.

    responder
    • joana  março 28, 2013

      Aconselho tomar o limao puro se vc nao tiver problema estomacal

      Olha e muito bom sim viu, ha sete meses comecei usar o limao no inico eu tomava tres vzs ao dia
      emagreci rapidamente ai parei e pasei a tomar um comopo americano pela manha sou agente da Dengue ando muito e faço academia 6 vzs por semana .
      perdi 30 centmentros na regiao da cintura todos na academia comenta minha silueta mais fininha muito mais fininha. Ajente tbm nao perde massa muscular, com o treino de musculaçao ajente fica so com massa magra
      nosso e muito bom msm recomendo mesmo. pra min foi otimo

      abraços

      responder
  119. joana  março 28, 2013

    ola pessoal boa noite
    Olha o limao realmente emilagroso
    eu faço musculaçao ha 2 anos e ha sete mese faço uso de tres limoes em jejum

    ja perdi 30 centimentos de gordura na regiao do abdomen
    vcs sabem a regiao da barriga e uma regiao dificil de queimar gordura
    como sou agente da DENGUE tbm ajuda um pouco na quima de gordura
    enfim o limao realmente e muito bom.

    sempre tomo um copo americano pela manha em jejum todos os dias so tomo meu cafe da manha apos uma hora, e aos sabados tomo o limao antes de ir malhar sinto um enorme calor sinto que meu metabolismo acelera com isso meus treino fica otimo.
    todos la na academia perceberam minha silueta mas afinada falaram estou mais fininha os professores tbm comentaram oque etou tomando,logico que nao falo neh kkkk
    enfim vale apena tomar e praticar exercicios claro e uma boa dieta
    minh aparencia e de uma mulher de trinta anso e eu tenho 52 ninguem acredita na minha idade minha pele melhorou muito mais
    meus poros sao visiveis minha pele ta muito rejuvenecida so vendo pra crer

    bjs recomendo sim o uso do limao puro um copo americano em jejum

    responder
    • Regina Celia  março 31, 2013

      Oi Joana!
      Gostaria de saber como você faz o suco de limão. Mistura com água?
      Minha amiga me indicou para reduzir o apetite!!!!
      Obrigada!!!

      responder
      • joana  abril 9, 2013

        Ola regina eu tomo na verdade o sumo do limao sem agua, sem açucar sem nada espremo o limao e faço um copo americano cheio tomo em jejum todos os dias recomendo viu e muito bom faça uma boa dieta rica em fibras e proteinas e pratique um esporte, eu faço musculaçao .mas os resultados melhoraram muito depois do limao . se vc nao tem problema de estomago encare com fé o limao e vc vai ver os beneficios
        bjs
        ps: O limao so tira gordura do organismo a massa magra fica por isso meu resultado na musculaçoa foi rapido ja fazia musculaçao ha um ano e meio comecei com o limao em setembro e olha todos perguntaram oque foi que ue fiz pra da uma exugada logico que nao conto pra ninguem , srs digo assim: lipo natural rsrss

        responder
      • argonauta  junho 22, 2013

        Regina, desculpe me intrometer. O ideal é tomar o suco do limão sem água, pro efeito ser mais efetivo, contundente. Mas se você não aguentar a forte acidez, na hora de tomar, li que se pode colocar um pouco dágua, do tipo meio copo. Faz efeito também, mas não como o limão tomado puro, entende? Abraço e fique com DEUS!

        responder
    • joana  abril 9, 2013

      O limao alem de emagrecer e disgetivo esperimente comer uma comida mais pesada e tomar um sumo do limao em meia hora seu estago ta leve bjs

      responder
  120. joana  março 28, 2013

    meu contato caso alguem queira saber mais detalhes da minha dieta

    joanabof@hotmail.com

    responder
  121. Sônia  março 29, 2013

    Faço a cura do limão uma vez por ano, a 5 anos, de 1 a 10 e retorno de 9 a 1, tenho 59 anos e não tenho nenhum tipo de doença, faço sempre exames de sangue e os resultados são sempre abaixo do normal, minha pressão é 11×7, não gosto de tomar suco puro de limão, mas como eu como muito e como de tudo, tenho que fazer esse sacrifício. Minha mãe nunca fez a cura e já teve dois derrames, o primeiro foi ocular e o segundo foi cerebral isquêmico, não consegue falar direito e está com um lado do corpo paralisado, estou muito triste, talvez se ela tivesse usado o limão com frequência não teria acontecido, mas ela tem 82 anos, será que com essa idade a pessoa consegue tomar suco de limão puro para fazer uma cura? Gostaria de saber se raspa de casca de limão pode ser guardada na geladeira e não perde suas propriedades?

    responder
  122. MANUEL FERREIRA  março 30, 2013

    BOM DIA
    31.03.2013
    HOJE, É DOMINGO DE PÁSCOA.
    TIREI UM BOCADINHO DO MEU TEMPO LIVRE E FUI PARA O COMPUTADOR.
    ENTREI POR ACASO NESTE BLOGUE.
    LI ,TODAS AS REFERENCIAS AO LIMÃO, QUE POR ACASO TENHO UMA ÁRVORE NO MEU JARDIM , ONDE VIVO/MORO NA CIDADE DE AVEIRO.
    LI, TAMBÉM TODOS OS CUMENTÁRIOAS ACERCA DO MESMO. GOSTEI MUITO E VOU POR EM PRÁTICA OS CONSELHOS , AÍ DESCRITOS.
    PÁSCOA FELIZ PARA TODOS E VIVA PORTUGAL/BRASIL .
    MANUEL FERREIRA

    responder
  123. maria josé  abril 4, 2013

    olá minha irmã q é gordinha e tava com um barrigaõ ,insentivada pela minha mÃE q ja toma todos os dia limão com um copo de agua por ter diabetes minha irma~, começou a tomar todos os dia visilvelmente ela emagreceu ou desinxou NÃO. SEI SÓ SEI Q ELA ESTA FININHA E TEIMANDO Q É O LIMÃO .AI VIM EU AQUI PESQUISAR E ENCONTRO ESSA MARAVILHA DE DEPOIMENTOS SOBRE O LIMÃO AGORA É BATATA. OU MELHOR O LIMÃO Q RESOLVEU PARA A MINHA IRMÃ FUUUUI ATRAZ DE LIMÃO BRIGADUUUU REALMENTE ELE É MILAGROSOOOO.

    responder
    • joana  abril 9, 2013

      jente pode acreditar o limao e muito bom mesmo e so usar e fazer uma atividade fisica que os resultados aparecem mesmo abraços e vai em frente

      responder
  124. BRAZIL  abril 4, 2013

    TENHO HIPERPLASIA PROSTATICA BENIGNA.
    MINHA MULHER QUER Q FAÇA ESSE TRATAMENTO DE LIMÃO.
    ELA ESTA CORRETA? TEM ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO?

    responder
  125. Isabel  abril 5, 2013

    Oi,
    Gostei muito das dicas.
    Por favor, fui informada que a casca do limão contém uma grande quantidade de cálcio. Tenho usado um limão batido com casca todos os dias para + ou – um copo d’água. Há alguma conta indicação usá-lo com casca todos os dias?
    Muito grata, aguardo sua resposta.
    Abraços
    Isabel

    responder
  126. Lucelia  abril 6, 2013

    Minha filha tem tido repetidas infeççoes na urina causando pielonefrite, gostaria de saber se suco do limao
    pode fazer mal aos rins

    responder
    • Luiz Terapeuta  abril 12, 2013

      Nesses casos é sempre bom consultar um médido ou nutricionista.
      Grande abraço,

      responder
    • argonauta  junho 28, 2013

      Li que não faz mal aos rins e nem à bexiga; ao contrário, faz é muito bem! Se eu fosse vc pesquisava mais na internet, pois tem muita coisa sobre essa verdadeira dádiva de Deus, que é o limão.

      responder
  127. roseli  abril 11, 2013

    tenho diabetes, e gostaria de saber se não poderia usar adoçante no suco de limão. Estou tomando 4 por dia, mas o gosto é muito azedo, só consigo tomar com o adoçante, e como trabalho a noite, gostaria de saber se poço tomar esse suco de 4 limões as 11 horas, pois almoço as 15 horas, ou se poço tomá-lo a tarde por volta das 17 horas.
    notei de minha diabetes aumentou, será que é pelo adoçante, junto com o suco?
    favor me responder, pois acho que a diabetes, está aumentando depressa, e se perguntar para meu médico, ele fala que isso tudo é besteira.
    por favor me ajudem
    grata
    roseli

    responder
    • Luiz Terapeuta  abril 12, 2013

      Roseli!
      Diabetes deve ser sempre acompanhada por um médico competente.
      Quanto ao limão, deve ser tomado sem adoçante ou açúcar e de preferência em jejum antes de escovar os dentes, apenas limão e água.
      Grande abraço,

      responder
    • Flavia  julho 11, 2013

      Oi Roseli,
      Olha toma o limao em jejum com agua morna e ou outra hora, toma tbm cha de canela ou salpica canela na fruta ou em outra comida, mas nao toma adoçante nao ,faz muito Mal pra saúde, da câncer, mal de alzaimer , o que nao faz mal e só o stevia. Que deus te abençoe abraços

      responder
  128. J.J.J  abril 11, 2013

    TENHO PRE-DISPOSIÇAO PARA INFLAMAÇÃO NA PRÓSTATA, E POR RECOMENDAÇAO MEDICA, ELE ME RECOMENDOU QUE POR LONGOS DOS MEUS ANOS EU CORTASSE DO MEU CARDAPIO ALIMENTAR O USO DO LIMÃO E DO ABACAXI, ATÉ EU DISSE PARA ELE QUE O LIMÃO QUANDO INGERIDO ELE SE TORNA ALCALINO, ELE NÃO QUIZ ME ESCUTAR E FOI MUITO RADICAL E NUNCA MAIS FIZ USO DO LIMÃO PARA NADA, E FOI MUITO DIFICIL PARA MIM OUVIR SOBRE O CORTE DO LIMÃO, POIS EU O APRECIO MUITO E JA A ANOS,CONHEÇO O PODER MILAGROSO DO LIMÃO. E AGORA OUÇO DEPOIMENTOS MARAVILHOSOS SOBRE O USO DO MESMO. NUNCA ACREDITEI NA TEORIA RADICAL DO MEDICO, MAS MESMO ASSIM VEMHO MANTENDO FIDELIDADE Á RECOMENÇÃO MÉDICA. CONTINUO OU ABANDONO?SINTO VONTADE DE ABANDONAR. ESPERO RESPOSTA. OK, MUITO OBRIGAADOOOOOOOOOOOOOOOO

    responder
    • Luiz Terapeuta  abril 12, 2013

      Caro amigo!
      Se o seu médico restringiu o limão, é importante seguir a recomendação ou se informe melhor com ele o porquê.
      Grande abraço e boa sorte,

      responder
    • Klaro da Sylva  agosto 7, 2013

      Ó J.J.J. Talvêz o seu médico não receba comissões da arvore dos limões como recebe dos laboratórios, mas aí como diz o amigo, Luis Terapeuta, oiça outras opiniões. – Tenho 68 anos, de tempos em tempos, como um limão como quem come uma laranja; e, todos os dias bebo um litro de água na qual espremi um limão, e já faço isto por muitos anos:- Que Eu saiba até o momento não tenho nada de anormal, os médicos dizem que tenho uma saúde de ferro::: – Agora o amigo J.J.J.to bem entender e da minha parte desejo-lhe uma boa saúde. Abraços, Klaro da Sylva

      responder
  129. Jose Eduaardo  abril 15, 2013

    Sofro bastante de acido urico e tenho seguido com rigor a dieta que me foi recomendada pelo medico. Gostaria de bem perceber como utilizer o limao para combater o acido urico (quantidades, modo de preparar e tomar, tempo de uso e tudo quanto seja util para uma boa eficacia).

    Mto obrigado
    J. Eduardo

    responder
  130. São  abril 17, 2013

    Luiz,

    Gostaria de saber como se faz a cura dos 10 limões, passo a passo, se possível.

    Obrigada.

    Um abraço

    responder
    • argonauta  junho 28, 2013

      São, não sei se posso ajudar, mas eu estou terminando o tratamento de uma hiperacidez com refluxo gastroesofágico, e me sentindo muito bem. Eu fiz o tratamento assim: primeiro dia, 1 limão; segundo dia, 2 limões, terceiro dia, 3 limões, e assim sucessivamente até o décimo dia, sempre acrescentando 1 limão, a cada dia. No décimo primeiro dia, 9 limões, no décimo segundo, 8 limões, e assim vai decrescendo até o décimo nono dia (1 limão). Isso tudo, sempre 20 ou 30 minutos antes do café da manhã. Amanhã, no décimo nono dia, tomarei o suco de 1 limão, e estará encerrado o tratamento. Depois, vou procurar fazer a “manutenção”, sempre usando 1 ou 2 limões, sempre 20 minutos antes das refeições. O detalher é que, se vc não aguentar tomar o suco de 6 ou mais limões de uma só vez, vc pode dividir as doses por 2, 3 ou 4 vezes ao dia. Por exemplo, os 10 limões, vc toma 4 de manhã, 3 no almoço e 3 no jantar. Ok? Tente, pois vale a pena. Bem, pelo menos prá mim, está valendo a pena! Um abraço e fique com DEUS!

      responder
  131. Eduardo  abril 18, 2013

    Rapaizzzzzz, navegando pela net, vendo alguns artigos sobre
    acido urico me deparei com esses comentarios maravilhosos, que maravilha pessoal,
    essa semana meu acido urico atacou no calcanhar, rapaizzz, dói esse trem viu, vou começar a tomar
    o danado do limão, chacara de papai tem um pé lindo de taiti, adoro limão e não terei nenhum problema
    em toma-lo em jejum, queria saber se posso tomar ao longo do dia ou só toma-lo de manhã,
    e parabens a todos os depoimentos, isso é ótimo para todos nós..
    Abraços amigos, fiquem com Deus e vamos tomar limão..

    responder
  132. Ari de David  abril 30, 2013

    Que sensacional. Sempre acreditei nas propriedades terapêuticas do limão. Eu sempre usei de forma contínua, como suco, para temperar saladas, misturado com água para matar a sede, etc..mas esse artigo é muito legal porque fundamenta cienificamente a maneiro de como ele age no organismo.

    responder
  133. guido torre  maio 2, 2013

    Que o limão faz bem, não há nenhuma duvida, má se fizeres uma caipirinha no sol e esqueceres de lavar bem suas mãozinhas!!! e permanecer no Sol, perceberá que elas ficarão igual a uma luva cheia de ar, e além do inchaço, a côr avermelhada. Ah! não passe limão no corpo e se exponha ao Sol, isso lhe causará queimaduras gravíssimas!!!, portanto, limão dentro é ótimo, limão fora do corpo+Sol, é perigoso!!!!!!!!!!

    responder
    • Luiz Terapeuta  maio 2, 2013

      Legal lembrar Guido!
      Também pode haver queimaduras com a água quente do banho, sempre lave muito bem as mãos para não ficar com manchas.

      responder
  134. Nani  maio 5, 2013

    Tinha a visão turva, como se tivesse com catarata, pinguei uma gota de limão na vista e depois, diariamente, pela manhã, passei a usar como colírio uma solução de soro fisiológico (20 ml), com 20 gotinhas de limão, depois de uma semana minha visão clareou voltando ao normal.

    responder
  135. Nani  maio 13, 2013

    Indo a uma oftalmologista ela disse que não se deve instilar-se qualquer substância estranha nos olhos pois pode danificar a córnea. No meu caso, conforme exposto acima, o que ocorreu é que as glândulas lubrificantes da vista começaram a produzir muita gordura embasando a visão e o limão (mesmo diluído) agiu como um detergente, limpando, momentaneamente os olhos, mas não curando a causa. Receitou-me um shampoo da Johnson’s com camomila natural usado para banhos em bebês, para lavar as vistas externamente, todas as manhas num período mínimo de dez dias. Para uso direto na vista somente soro fisiológico.

    responder
  136. Rosemeire  maio 17, 2013

    sera que o limão tem poder de eliminar pedras na vesícula? me de uma luz tenho pedra na vesicula a quase dois anos e tenho medo de cirurgia.

    responder
    • argonauta  novembro 7, 2013

      Rosemeire, leia na internet sobre NQI. Muita gente está eliminando (dissolvendo) suas pedras nos rins e vesículas com NQI. Um abraço e fique com Deus!

      responder
  137. JOSILANDIA  maio 22, 2013

    OI EU TENHO COLITE UCERATIVA A 3 ANOS QUERIA SABER SE POSSO USAR O LIMAO NORMALMENTO OU SE ELE PIORARARIA OS MEUS QUADROS DE DIARREIA.OBRIGADA AMEI ESSE ARTIGO.

    responder
    • Luiz Terapeuta  maio 24, 2013

      Olá!
      Veja com seu médico a possibilidade de poder fazer esse tratamento.
      Abs,

      responder
  138. São  maio 27, 2013

    Olá de novo,

    Queria a vossa opinião.
    Tenho várias pessoas que me dizem que o limão é um “veneno” para o estômago e para o fígado.
    Daí ter receio de iniciar a toma do sumo de limão.
    Alguém que possa dizer o contrário por experiência própria?

    Obrigada.

    responder
    • jotabe  junho 1, 2013

      É meu costume tomar em jejum durante uma semana 3 dedos de limão puro em um copo. Faço isso 4 vezes durante o ano. Só não se pode é adicionar açucar, ai vira veneno

      responder
    • argonauta  junho 28, 2013

      São, com a devida permissão do Luiz eu lhe respondi acima, no seu primeiro texto (de 17/04/2013), passando minha experiência. Dê uma lida. Se puder lhe ser útil, fico feliz. Fique com DEUS!

      responder
    • argonauta  novembro 7, 2013

      São, tinha hiperacidez, com refluxo e esofagite. Curei com limão. Fiz a ‘CURA DO LIMÃO”. Tente! Um abraço e fique com Deus!

      responder
  139. joana  junho 1, 2013

    jente boa o limao continua ai fazendo seu milagre.

    Jente o limao e bom mesmo viu, continuo firme com o limao e os resultados sao cada vz maiores
    continuo fazendo musculaço tbm logico, tenho uma aparecia muito rejuvenecida . ja o tinha mas com o limao os resultados foram notaveis tenho aparencia de uma mulher com 35 anos e minha idade e de 52 anos, isso e bom ou nao é? pois e isso e coisa do limao em minha vida, to muito felizzzz com isso
    bem jente e isso continuen tomando o limao do jeito que vcs se sentirem melhor eu tomo em jejum puro sem agua, e tomo um copo americano cheio [emdia alternados agora devido aos resultados nao preciso mais tomar todos os dias] sim com o tempo vc fica tao fininha que percebe que se continuar e exagero] portanto vai firme persevere vcs ai gordinhas que vc ha de consegui desite nao>:
    bjs a todos breve venho aki postar poutros comentariaos

    PS: LIMAO TEM O PODER DE REJUVENECER !!! ISSO EMUITO BOM! COMBATE OS RADICAIS LIVRES, ESSES RADICAIS QUE ENVELHECEM NOSSA PELE!
    ,
    bj bjbj bj

    responder
    • Vanderlei  setembro 7, 2013

      Joana , achei interessante os seus resultados. Mas gostaria de saber qual o tipo de limão que você usa .

      Parabéns pelos resultados.

      responder
  140. evanilson  junho 5, 2013

    tive gastrite leve e reflux, tomei emoprazou hoje so sinto queimaçao quando termino de comer algo e anoite tenho reflux qundo vou dormi. Devo tomar o limão.que hora e que momento.

    responder
    • argonauta  novembro 7, 2013

      evanilson, o suco puro (sem açúcar) de um ou dois limões, pela manhã, 20 minutos antes do café. Pode ser tb à noite, 20 minutos antes da janta. Aí vc vê como vc se sente melhor: se de manhã ou à noite. Um abraço e fique com Deus!

      responder
  141. MANINHO  junho 6, 2013

    Depois de ter lido todo artigo sobre os efeitos curativos do limao, cheguei a conclusao que de facto este elemento bastante valioso devemos te-lo permanentemente em nossas casas nao so para questoes de tratamento mas tambem preventivos. Eu sofro de pressao arterial e alguem ja havia me dito sobre o limao mas, nao tinha receita para utilizar. Preciso uma orientaçao para o uso de limao no caso de tratamento da pressao arterial. Por favor minha jente tou a espera.
    Tenham muita saude e muita paz.

    responder
  142. suely  junho 6, 2013

    Descobri o poder do limão há uns 10 anos atrás, tenho refluxo e optei por usar o limão indicado por um médico e amigo meu, fiquei sarada e relaxei, o que não sabia era que existiam esses tratamentos todos que li aqui, me dei super bem com o limão galego, achei diferença dele para os outros, ou seja achei-o melhor, estou tomando o suco puro todos os dias 2 vezes ao dia , mas agora vou seguir a receita que li aqui, obrigada desde de já, adorei tudo mesmo ! acredito piamente nesse estudo. Sucesso !

    responder
  143. quesia de macena  junho 10, 2013

    gostaria de saber se limão abaixa a pressãos?

    responder
    • Gilberto  agosto 3, 2013

      Sim, o limão é muito bom para quem tem pressão alta, visto que o limão elimina as gorduras no sangue, e o que faz a pressão aumentar é justamente esta gordura que obstrui a circulação do sangue.

      responder
  144. antonio luis  junho 11, 2013

    tomo o suco de limão com salsinha há 4 anos e todos meus exames de sangue comprovam que minha saude melhorou significativamente! mas não é milagre é pura realidade! obs bato o limão com casca e tudo! pois a maioria de suas propriedades esta na casca!

    responder
  145. debora  junho 12, 2013

    Boa noite a todos,
    há uns 2 meses fui ao meu contador e levei um susto, vou contar porque:
    Meses antes ele quase morreu de infarto, fumava muito e era muito estressado. Mesmo sendo branco dos olhos azuis, sua pele rugosa estava opaca, amarelada, e sua tosse era constante por causa do cigarro. Isso sem falar na sua dilatação estomacal (para não dizer barriga) que estava acentuada.
    Dai o susto quando o revi: sua aparência estava saudável, sua pele corada e brilhante, suas rugas suavizadas, sua dilatação estomacal quase imperceptível, sem tosse!
    Claro que perguntei: nossa o senhor está muito bem, o que aconteceu? Foi a internação?
    Dai ele me respondeu: ” A internação me salvou, o limão me recuperou”!
    Me explicou que depois da alta, passou a tomar limão todos os dias, e o resultado era o que eu estava vendo.
    Me mandou entrar na internet e procurar os benefícios do limão. Foi o que eu fiz.
    Já tem algumas semanas que faço uso do limão (1/2 num copo de água durante o almoço) mas amanhã pretendo começar a tomar em jejum.
    Algumas pessoas já começaram a comentar da minha aparência, que está mais “enxuta”, mais estou visando mesmo os benefícios sobre a saúde a longo prazo.
    Mas tenho ainda uma dúvida: a aplicação sobre a pele, para limpeza profunda e esfoliação, e consequentemente seu clareamento e diminuição de marcas procede, ou ao contrário pode piorar e manchar mais a pele?
    com carinho
    Debora

    responder
    • argonauta  junho 15, 2013

      Débora, pelo que li, a pele untada com limão, se exposta ao sol, pode criar manchas escuras e até causar danos, se muito ensopado. O ácido do limão não combina bem com a luz solar.

      responder
      • clovis dos santos  março 6, 2014

        e se eu espremer um limão e adicionar meia laranja isto mudara a química ou vai continuar funcionando?

        responder
  146. Niedjha  junho 12, 2013

    Creio que tudo deva ser tomado com moderação. Em grande quantidade até água é prejudicial. Faço referência a essa tal “cura com limão” em que chega-se a tomar 10 limões ao dia. Não faria isso de jeito nenhum. O limão é saudável pelas vitaminas e minerais que possui, porém uma dose tão grande de ácido cítrico não deve ser tão benéfica quanto dizem. Nada de resultados milagrosos de curto prazo. Tome limão, 3 ou 4x por dia, durante toda a vida. Talvez, repito: TALVEZ, seja bom p/ saúde.

    responder
    • argonauta  junho 15, 2013

      Niedjha, posso lhe garantir que, no meu caso, está dando um RESULTADO MARAVILHOSO! Tinha esofagite causada por refluxo gastroesofágico e estou fazendo o tratamento da CURA DO LIMÃO. Amanhã, domingo (16/6) tomarei a SEXTA DOSE (6 limões). Garanto-lhe que está ‘DESCENDO REDONDO’, feito skol! E está dando ótimo resultado! Não sinto mais nada! O refluxo acabou, o esôfago não me incomoda mais! Vou continuar, sim! O que facilita muito, no meu caso, é que SOU VICIADO EM FRUTAS. MINHA FRUTEIRA VIVE CHEIA DE FRUTAS, DE TODO TIPO. Agora, pra quem não tem o costume de consumir frutas, o limão, por ser ácido na boca, se torna um “martírio”. NO meu caso, tiro de letra! ALIÁS, O LIMÃO SÓ É ÁCIDO FORA DO ORGANISMO. DENTRO DELE, SE TORNA ALCALINO. ALCALINIZA O SANGUE E TODO O NOSSO CORPO, EVITANDO E DESTRUINDO OS MICROORGANISMOS CAUSADORES DAS DOENÇAS, POIS OS MÉDICOS SÃO UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE NENHUMA BACTÉRIA OU VIRUS SE CRIA E MULTIPLICA EM MEIO ALCALINA. SÓ SE MULTIPLICAM EM MEIO ÁCIDO. Portanto, o limão é, de fato, uma DÁDIVA DE DEUS, ACREDITE!!!

      responder
  147. fátima ribeiro  junho 14, 2013

    tudo que se fala do limão é importante ,por isso vou acrescentar um tratamento que faço com o limão, tomo uma xícara de chá de água morna quase quente e espremo uma banda de limão pequeno(20 a 30 minutos antes do café da manhã)o resultado e a melhora na circulação sanguínea, pois sofro de má circulação e minhas pernas incham e sinto formigamento nas mãos,é incrível até me sinto mas disposta,não fico sem esse remédio natural que Deus nos deu.
    .

    responder
  148. argonauta  junho 14, 2013

    CONTRAÍ UMA ESOFAGITE, CAUSADA POR REFLUXO GASTROESOFÁGICO. Como não cuidei dela, negligenciei, a tal esofagite passou de inflamatória prá erosiva leve. E dá-lhe pantopraol, 40mg, durante 60 dias! Pensei que tinha curado, parei de tomar remédio. 10 dias depois, voltou. E dá-lhe mais pantoprazol bi-hidratado (tecta), 40 mg!, durante 7 dias! Até que li na internet sobre ‘A CURA DO LIMÃO’. Comecei a tomar, estou no QUARTO DIA (4 LIMÕES). MILAGRE! Estou me sentindo outro! Sinto-me muito bem! Parece que está havendo uma revolução dentro de meu organismo, pois a HIPERACIDEZ ACABOU, O REFLUXO, POR TABELA, IDEM, E MEU ESÔFAGO ESTÁ QUIETINHO, ‘NÃO SE MANIFESTA, GRAÇAS A DEUS! CARA, o LIMÃO É UM MILAGRE DE DEUS!!!!! E estou apenas no QUARTO DIA DE TRATAMENTO!

    responder
  149. argonauta  junho 15, 2013

    Luis, boa tarde. Vc poderia me esclarecer uma coisa? Estou fazendo a CURA DO LIMÃO (quinto dia), prá tratar uma esofagie de regluxo e estou me sentindo muito bem, graças a Deus! Mas já li que não se pode misturar limão com tomate. Como adoro tomate em todos os pratos que faço, inclusive na sopa que farei hoje, pergunto: POSSO COLOCAR TOMATE NA SOPA, SEM PREJUDICAR O TRATAMENTO DA CURA DO LIMÃO QUE ESTOU FAZENDO? Desde já agradeço, pela resposta. E parabéns por esse Blog, extremamente útil!

    responder
  150. Nelma  junho 19, 2013

    Olá! Gostaria de saber com intervalo de quanto tempo posso voltar a fazer a cura do limão…? Deve-se dar um espaço de tempo? Ou não tem nada a ver…? Pode-se terminar uma e já começar outra? Como seria no caso a “manutenção”? Obrigada!

    responder
    • argonauta  junho 22, 2013

      Pelo que li no site da Cura do Limão, novo tratamento pode ser feito 3 a 4 meses depois. E a manutençao, normalmente, é 1 a 2 limões, uma vez ao dia, salvo engano. Mas é bom vc pesquisar mais sobre essa dosagem. Abraço e fique com DEUS!

      responder
  151. Nelma  junho 19, 2013

    Dica: na cura do limão, tome sempre com canudinho, é melhor a ingestão e protege os dentes…

    responder
  152. josé s.macena  junho 19, 2013

    Quem tiver ácido úrico elevado, o melhor remédio é o Alopurinol, vendido em qualquer farmácia, receitado pelos médicos. Mas há médicos que ainda não conhecem nem receitam o produto. Fiquei curado e já o indiquei a muitas pessoas que também se curaram. Toma-se 1 comprimido de 300 mg por dia, durante 30 dias. Depois, seu uso passa a ser de manutenção. 1 comprimido em cada 15 dias ou mensal, de acordo com a taxa do ácido úrico que, quando passa de 7mg/ml já é elevada. O ácido úrico prejudica também os rins, causando até necrose.
    Hoje eu já não tomo esse remédio, porque diminuí o consumo de carne bovina. Geralmente quem como muita carne bovina tem elevadas taxas de ácido úrico.

    responder
  153. Thaianie  junho 19, 2013

    Só que eu tomei um suco de limão agora pouco e me deu uma dor de barriga tremenda! Deve ser porque eu misturei o suco de limão com groselha!! kkkkkk

    responder
  154. São  junho 20, 2013

    Thaianie,
    Já experimentei tomar o sumo de limão.
    Mas Já por duas vezes tomei sumo puro de 1 limão e sumo de 1 limão diluído num copo com água e destas duas formas já me causaram fortes dores de estômago que passam após alguns longos minutos.
    Quando isto me acontece acabo por desistir de tomar o sumo de limão por receio de me fazer mal.
    Já mais alguém sentiu dores de estômago logo após tomar o sumo de limão?
    Será que isso quer dizer que nem toda a gente pode tomar o sumo do limão?

    responder
  155. Elisângela  junho 26, 2013

    Adorei!!! Vou começar agorinha mesmo…

    responder
  156. Katy  junho 30, 2013

    Estou encantanda com tantos depoimentos. Só não entendi algumas coisas, o limão que se toma durante os 19 dias é com agua ou é puro? Se for com agua, é morna ou fria??? Agradeço se alguem puder me responder.. Quero começar a dieta amanha…

    responder
    • Renato  julho 13, 2013

      Limão com água morna vira chá.

      responder
      • Patricia  julho 30, 2013

        Eu fiz a ” Cura do limão” em 2006. Começando com um limão, AUMENTANDO UM POR DIA, ATÉ O 10º dia Utilizando só o suco do limão. Toma-se pela manhã em jejum,sem adição de agua( só o suco da fruta) até chegar em 10 limões, depois 9,8,7, vai retornando até voltar a 1 Limão. Fui orientada que quando se toma o limão deve-se esperar 3 horas para se alimentar, sempre fiz dessa forma. Quem me indicou na epoca foi uma freira que trabalhava com medicina alternativa a base de plantas. Tratei da minha gastrite e dor no estomago e de quebra me ajudou a manter a forma por muito tempo.Nunca mais havia repetido. Agora, apos vários anos estou com acido urico aumentado, fui procurar um tratamento natural e encontrei todos os beneficios do limão no Livro Medicina Alternativa de A a Z… E resolvi refazer o tratamento; apesar de um pouco desanimada com o azedume do limão pela manhã em jejum,( Comecei hoje). Mas; agora lendo esse artigo e os depoimentos, estou mto motivada, todos os relatos só comprovam o que eu já sabia, sobre os beneficios do Limão… Me sinto empolgada em dá continuidade, enfrentando o azedo do limão, que pro meu paladar é um bocado sacrificado, rsrs… Mas, estou convicta que vale o esforço!!! Grande abraço a todos!!! Patricia

        responder
    • Gilberto  agosto 3, 2013

      Katy, sempre com agua morna para quente, agua fria não é indicado, visto a agua fria pode atacar a garganta, dar bronquite atacando seu pulmão. a agua morna já não vai te dar esta dor de cabeca. , e não precisa tomar só 19 dias, pode ser sempre, eu por exemplo tomo a 20 anos, não tenho diabetes, não tenho pressão alta, não tenho artrite, e com 42 anos, estou com aparencia de 25. Sempre tomo meio copo de limão puro e 1 copo de agua morna todo dia de manhã em jejum, vc pode misturar os dois, só que vai uma dica, se misturar, tome com canudinho para não deixar os dentes sensiveis, ok? e sempre que posso durante o dia, espremo 1 limão com um copo de agua morna. não tem nenhuma contra indicação, se sim só beneficios. Espero ter te ajudado.

      responder
    • argonauta  novembro 7, 2013

      A Cura do Limão, tem de ser com o suco puro, Katy.

      responder
  157. everaldo  julho 30, 2013

    comecei a colocar limão na minha comida a uma semana e já perdi um quilo e meio, esse limão e muito bom.

    responder
  158. Everaldo ramos  agosto 3, 2013

    estou usando o limão aos uns 15, e já estou tendo um bom resultado.

    responder
  159. Klaro da Sylva  agosto 7, 2013

    quero fazer uma emenda no fundo do comentário,( Agora o amigo J.J.J. Faz como bem entender) obrigado e desculpem. — Klaro da Sylva 07/08/2013
    Seu comentário está aguardando moderação.
    Ó J.J.J. Talvêz o seu médico não receba comissões da arvore dos limões como recebe dos laboratórios, mas aí como diz o amigo, Luis Terapeuta, oiça outras opiniões. – Tenho 68 anos, de tempos em tempos, como um limão como quem come uma laranja; e, todos os dias bebo um litro de água na qual espremi um limão, e já faço isto por muitos anos:- Que Eu saiba até o momento não tenho nada de anormal, os médicos dizem que tenho uma saúde de ferro::: – Agora o amigo J.J.J. (Klaro da Sylva 07/08/2013
    Seu comentário está aguardando moderação.
    Ó J.J.J. Talvêz o seu médico não receba comissões da arvore dos limões como recebe dos laboratórios, mas aí como diz o amigo, Luis Terapeuta, oiça outras opiniões. – Tenho 68 anos, de tempos em tempos, como um limão como quem come uma laranja; e, todos os dias bebo um litro de água na qual espremi um limão, e já faço isto por muitos anos:- Que Eu saiba até o momento não tenho nada de anormal, os médicos dizem que tenho uma saúde de ferro::: – Agora o amigo J.J.J.to bem entender e da minha parte desejo-lhe uma boa saúde. Abraços, Klaro da Sylva

    e da minha parte desejo-lhe uma boa saúde. Abraços, Klaro da Sylva

    responder
  160. Pedro  agosto 10, 2013

    Uso o limão puro de manha ha algum tempo e tenho sentido os efeitos e os beneficios,lendo o artigo neste saite ,gostaria de saber no caso do limão usado como colirio .Gostaria de saber a possologia como usar por ex.quantas gotas e quantas vezes e quanto tempo. AGRADEÇO A ATENCÃO. ATENCIOSAMENTE PEDRO

    responder
    • Pedro  agosto 24, 2013

      Ola Luis tudo bem;o que eu gostaria de saber é como usar o limão como colirio ex: se é diario,quantas gotas e por quanto tempo Obs pingar direto da fruta ou usar conta gotas e outras instruções que voce puder me enviar. Mais uma vez obrigado pela atenção Pedro.

      responder
      • Vanilza  agosto 24, 2013

        É melhor perguntar ao google, pois esse povo tá cheio de dúvidas assim como vc.

        responder
  161. nany  agosto 26, 2013

    EFEITOS COLATERAIS.
    Olá pessoal.
    eu e meu esposo estamos fazendo a diets crescente do limão. estamos no 13 dia(escolhemos 15 dais e depois diminuímos), porém, senti efeitos horríveis… instantaneamente após ingerir o suco.
    náuseas, fraqueza, mal estar.
    e fiquei muito resfriada.
    meu esposo, ao contrário, sente-se muito bem.
    apenas no dia 14º que ele relatou se sentir de “ressaca”. como se tivesse bebido muito na noite anterior.
    alguém também teve este tipo de reação?
    por favor, compartilhem para que eu possa me basear.
    obrigada

    responder
    • argonauta  novembro 7, 2013

      Nany, se o Luis me permite, li no blog “Doce Limão” (Conceição Trucom) que essas reações do organismo podem ocorrer, por estar o organismo intoxicado. Mas isso passa, com a total desintoxicação do organismo. Não se deve parar o tratamento, Talvez seu organismo estivesse com um certo grau de intoxicação e o do seu marido, não. Isso acontece, segundo o blog “Doce Limão”. Um abraço e fique com Deus!

      responder
  162. SONIA ZANELLA  agosto 28, 2013

    DURANTE 24 DIAS USEI MEDICAMENTOS ,PARQUE MEUS TORNOZELOS ESTAVAM DOLORIDOS E INCHADOS E NADA, APÓS COMEÇAR O TRATAMENTO COM O SUCO PURO DO LIMÃO EM UMA SEMANA AS DORES E O INCHAÇO JÁ DIMINUIRÃO 70%.

    responder
  163. alexandre  setembro 9, 2013

    Devido a problemas genéticos nos rins, hj com 47 anos minha pressão sempre foi alta 15 / 9 e colesterol altíssimo e também tinha refluxo. Comecei a tomar um limão inteiro ( COM CASCA) ou antes do café da manhã ou antes do almoço . Estou a quase dois meses fazendo assim:
    1- Compro 10 limões de casca verde por semana.
    2 – Fervo água quente e mergulho todos . Em 30 segundos retiro e lávo-os muito bem com detergente para higienização
    3 – Bato td com 250 ml de água e penero o bagaço.Hj já acostumei com o paladar.
    4- Posso afirmar que estou muito mas muito melhor . Estou com muita energia e disposição. Vou fazer meus exames ainda este mês para comprovar os resultados .
    abs
    Alexandre

    responder
  164. ABRAAO LIMA.  setembro 9, 2013

    VOU COMEÇAR A TERAPIA DO LIMAO, POIS TENHO PROBLEMAS COM O ACIDO URICO,EM BREVE ENVIO OS RESULTADOS,ABRAÇOS E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

    responder
  165. DEOCLECIO CANTALICE  setembro 21, 2013

    vou começar amanha e espero ter um bom resultado

    responder
  166. dagmar  setembro 21, 2013

    Parabéns excelente matéria .

    responder
  167. Silvana  setembro 25, 2013

    QUERIA SABER A RESPEITO DESTA DIETA DO LIMÃO; QUANDO AUMENTO A QUANTIDADE DE LIMÃO DE ACORDO COM OS DIAS, VOU TOMANDO ESSA GRANDE QUANTIDADE AO LONGO DO DIA ?OU TEM QUE SER TUDO EM JEJUM? ESPREMIDO EM AGUA PURA ? AGUARDO A RESPOSTA NO E-MAIL.

    responder
  168. sabino araujo filho  outubro 2, 2013

    é verdade wue o limão causa impotência no homem

    responder
    • Luiz Terapeuta  outubro 11, 2013

      Negativo, o limão melhora a circulação sanguínea e consequentemente melhora a potência sexual.

      responder
  169. josé correia  outubro 7, 2013

    depois de ver vários depoimentos alguns com dúvidas;eu comecei o tratamento dos dez dias estou com disconforto no estômago e barriga.

    responder
  170. DARCI AMARAL  outubro 8, 2013

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR O SUCO DE LIMÃO . POIS TENHO GASTRITE, SEGUNDO O MEDICO CRONICA.JÁ FIZ VARIAS ENDOSCOPIA,TENHO TAMBEM REFLUXSO.

    responder
    • argonauta  novembro 7, 2013

      Darci, tinha uma baita hiperacidez, curei meu refluxo e esofagite com limão (Cura do Limão). Agora, só faço manutenção, com 2 limões, pela manhã, 20 minutos antes do café. Um abraço.

      responder
  171. TONINHO  outubro 15, 2013

    OLA PESSOAL QUERO FORTALECER AS QUALIDADE DO LIMAÕ FOI CURADO DE UMA DOR DE CABEÇA IGERINDO LIMAÕ PURO PELO NARIZ E SAREI DE UM RESFRIADO A PENAS NUM DIA BAMBEM TINHA MUITAS DORES PELO CORPO TODO ESTOU SENTINDO MUITO BEM E DOIS AMIGOS SAROU DE SINUZITE

    responder
  172. TONINHO  outubro 15, 2013

    ESTOU A 40 DIAS TOMANDO A PENAS UM LIMAÕ COM AGUA MORNA E GENGUM E EMAGRECI 4 KILOS

    responder
  173. roseli cristina bezerra  outubro 25, 2013

    oi gostaria de saber se tenho que tomar o suco do limao em jejum para emagrecer ou com agua morna

    responder
    • argonauta  novembro 7, 2013

      Roseli, em jejum o efeito é melhor. Experimenta tomar o suco de 1 ou 2 limões 20 minutos antes do café da manhã. Um abraço e fique com Deus.

      responder
      • sergio  novembro 15, 2013

        se tomar com agua alcalina é a maneira correta.

        responder
  174. Marta Lima  novembro 3, 2013

    Olá Luiz! Tudo bem, quero saber se eu que tenho essa doença de Toreóide o limao é bom ou não, me responde por fvor. Ou pode responder pelo meu email…… martalima.fernandes@gmail.com, te agradeço peça resposta. Obrigada!!!!!! Marta Lima.

    responder
    • Luiz Terapeuta  novembro 8, 2013

      Olá Marta!
      Você pode tentar, acho que não há problema algum, consulte o seu médico.
      Abraço,

      responder
      • jose antonio  dezembro 28, 2013

        ola tenho um ulcera no duodeno tomei alugamos vezes senti dores no estômago agradeço que me ajudem a esclarecer

        responder
  175. suelly  novembro 14, 2013

    Meus caros,
    Apareceram manchas no meu rosto que o dermatologista diz que é melasma e eu estou cansada e até desgastada emocionalmente de tanto procurar solução, fiz “mil peelings”, usei vários ácidos e nada. Como o limão é ácido tenho medo de piorar. Será que Posso usar o limão rosa, da casca rugosa ,sabe?

    responder
  176. MALCOS ANGIOLETTI  novembro 22, 2013

    Gostei muito do artigo, bem completo e elucidativo, parabens pelo otimo trabalho.

    responder
  177. Bomsaraiva  novembro 22, 2013

    Tudo que foi falado sobre as propriedades terapeuticas do limão é verdade. Nãoo custa nada ter uma árvore dessa no quintal, mesmo quem não tem quintal.

    responder
  178. Vera  novembro 26, 2013

    Olá Luiz, tudo bem?
    quem tem EXOFAGITE CRÔNICA, REFLUXO E HÉRNIA DE HIATO, PODE FAZER ESSA DIETA, CURA DO LIMÃO?
    Alem da minha fé, estou muito otimista.
    Me responda por favor
    Muito obrigada e que Deus abençoe sua vida, pela dedicação e disposição.

    responder
    • Luiz Terapeuta  novembro 29, 2013

      Olá!
      Algumas pessoas relataram uma melhora, porem é importante o seu médico acompanhá-la.
      Abs.

      responder
  179. fabio  dezembro 4, 2013

    Gostei muito do documentario ,vou começar hoje o uso do limão para algumas melhoria para minha saude ,darei resposta em em breve!!!!

    responder
  180. CLUD  dezembro 7, 2013

    O poder de cura do limão. “Esse tratamento cura a halitose”? e herpes? grata desde já.

    responder
  181. Manoel Torres gimenez  dezembro 15, 2013

    Boa noite.
    Há muitos anos eu conheci um tratamento com o limão, de 1 a 10 e reduzia. Depois de dois em dois por mais 10 dias e reduzia, até de 4 em até 40 e reduzia.
    Eu gostaria de saber para combater a que tipos de enfermidades. Sei que o limão é um santo remédio natura e só faz bem. Na década de 60, eu tinha uma relação com mais de 15 enfermidades.
    Estou fazendo a descrita acima.
    Um abraço bons trabalhos.
    Boas festas e um feliz Natal.
    Manoel

    responder
  182. Samuel  dezembro 29, 2013

    NÃO SOMENTE PARA O SISTEMA IMUNOLÓGICO, MAS O LIMÃO TEM A SURPREENDENTE SOLUÇÃO PARA AS DORES NO CORPO (REUMATISMOS, DORES LOMBARES E ENXAQUECA). USEI POR ALGUM TEMPO POR CAUSA DAS DORES CONSTANTES NAS PERNAS, DESCOBRÍ QUE ERA POR CAUSA DE ÁCIDO ÚRICO. NÃO USO MAIS NENHUM REMÉDIO, APENAS TOMO TODOS OS DIAS O SUMO DE ALGUNS LIMÕES (DE 4 A 6), E ME SINTO MUITO BEM. NÃO FICO RESFRIADO COM FACILIDADE, E PERCEBO ATÉ MESMO A PRESSÃO ARTERIAL REGULARIZADA. EXCELENTE O USO DESSE FRUTO ABENÇOADO!

    responder
  183. claudia  janeiro 9, 2014

    Alguém faz xixi com mais frequência? eu to com essa impressão.
    Eu to tomando apenas 1 em jejum pela manhã para começar. 3o dia, vou voltar aqui para falar caso eu aumente.
    é muito bom ver resultado positivo nas pessoas!!!
    E em mim tbm já que eu deveria tomar 2 litros de água por dia mas não to acostumada ainda! mesmo assim ta eliminando algo.rs

    responder
  184. Marcos Magalhães Filho  janeiro 16, 2014

    Eu tenho feito uso do limão desde abril de 2013 e posso comprovar que os benefícios que ele traz são enormes. Inicialmente eu fiz a terapia de choque, aquela indicada para desintoxicação, e a partir daí comecei a ingerir cerca de 90 ml de suco de limão diariamente. E os resultados concretos que até este momento eu obtive, são os seguintes: o desaparecimento de uma incômodo crônico, devido a uma inflamação, que eu tinha há tempos no calcanhar-de-aquiles, a melhora substancial do meu sistema imunológico e, o que mais me surpreendeu, o crescimento de cabelo. Há 30 (trinta) anos eu convivia com uma calvice acentuada e depois de 6(seis) meses de uso constante do limão, eu reparei no crescimento de fios, muitos, no alto da cabeça. E o processo continua até o momento, o que me leva a crer que decorridos mais uns meses, eu serei um ex-calvo para desespero dos dermatologistas de plantão que deram a minha calvice como irrecuperável, a não ser que eu me submetesse à cirurgia de implante. Para aqueles que tomarem a decisão de incluírem o limão nas suas vidas o meu apoio, pois a “coisa” funciona mesmo. Ou seja, o limão “cura” desde unha encravada até calvice (rs).

    responder
  185. Cleide Shiroma  janeiro 21, 2014

    Tenho uma dúvida. Ouvi dizer que o limão, logo após ser cortado,se não consumido, torna-se tóxico. A afirmativa é correta? Agradeço antecipadamente.

    responder
  186. Renato Lima  janeiro 21, 2014

    Tive gota que eu nem conseguia andar. Graças aos conselhos de uma fitoterapeuta fiz a dieta do limão e no quarto dia já estava praticamente livre das dores e no oitavo dia já havia me livrado do ácido úrico. MAS ATENÇÃO.
    São só 10 limões e depois ir reduzindo sucessivamente.Pode ser difícil encontrar em alguns locais,mas o limão ‘galeguinho’ é o ideal. Já imaginaram suco de 10 limões china? Loucura.
    Hoje não vivo mais sem esse fruto abençoado por Deus e que além de medicinal é excelente para temperar saladas etc.etc.
    Em tempo.Fui radical (pelo desespero da dor) que mantive sem alimentação até a hora do almoço,mas não aconselho.Meia hora após a ingestão do limão, tome o café da manhã.
    Espero ter contribuído e vida saudável a todos!

    responder
  187. cacau  janeiro 26, 2014

    Vou iniciar a terapia de vinte dias com os limões. Estou com problemas digestivos e uma gordura abdominal muito dificil de eliminar, mesmo c dieta e exercicios. Eu acredito no poder da cura pelo limão e hoje lendo esse artigo e os depoimentos lembrei dessa terapia. Voltarei aqui para contar.

    responder
    • cacau  fevereiro 15, 2014

      Conforme indiquei, voltei para comentar.

      Essa semana encerrei a terapia com os 100 limoes. Não tive qualquer reação negativa, nem estranhei o azedume, usei o limao verde de casca fina com bastante caldo.

      A partir do quarto dia me senti muito bem disposta, intensifiquei a rotina de caminhadas e no final do tratamento estava com 2 kg a menos. Isso credito ao fato de que o limão controlou meu apetite, eu tenho uma alimentação regrada, mas as vezes saio da linha com doces, e nesse periodo nao senti necessidade nehuma de comer bolo e biscoitos, nem chocolate. A sensação é que controla a ansiedade.

      Os dias em que eu me senti mais disposta foi no periodo q o consumo foi maior (entre seis e dez limoes).

      Outra observação é que tenho muitas crises de rinite em tempo seco e desde que comecei a terapia c os limoes nao tive resfriado, nem rinite.

      Como tenho alguns vasos e tenho tendencia a varizes, pois minha mae teve trombose, li que faz bem para circulação, então resolvi manter meu consumo de limão diariamente ( 3 por dia) seja na limonada ou em jejum e repetir a terapia sempre a cada mudança de estação, essa é uma indicação q encontrei no livro Doce limão.
      Recomendo a todos e boa sorte!!!

      Comentando com minha mãe, ela me lembrou que um medico naturista , antigo conhecido nosso certa vez afirmou para ela que ter limao e fazer uso dele em casa é praticamente como ter metade de uma farmacia em casa e que se as pessoas bem soubessem e aplicassem essa terapia com regularidade certamente teriam metade dos problemas de saude.

      obs: Tomei puro ao acordar, depois d meia hora bebi meio copo de agua e fiz o desejum duas horas depois no trabalho. Voltarei para comentar.

      Abraços.

      responder
  188. solange santa rosa  janeiro 27, 2014

    olá tenho 40 anos sou portadora de marcapasso ,tenho hipotiroidismo e varizes já operei 2 vezes ,sinto dores horrível nas pernas elas ficam inchadas durante todo o dia ,será que posso fazer a dieta ?
    por favor mim ajudem
    obrigada

    responder
  189. Takahiro  janeiro 29, 2014

    Comecei a tomar o suco de limão por acaso. Pois não gosto de açúcar e tenho hipertensão arterial. Notei que a semana que tomei o suco de limão ou chupei um limão por dia, a minha pressão arterial dimimuiu para abaixo do normal 100 por 80 e batimento cardíaco de 100. E na semana que não consumi limão a minha pressão foi para 140 por 100 e batimento cardíaco de 80. Então cheguei a conclusão que o limão estava afinando a viscosidade do sangue, daí o aumento do batimento cardíaco quando diminui a pressão. Depois disso fui esclarecer a minha dúvida na internet e encontrei essa reportagem. Muito obrigado pela reportagem.

    responder
  190. guilherme  fevereiro 7, 2014

    gostaria de saber?
    eu tomo a metade de um limao 4 ou 5 veses durante o dia misturado com aguá isso pode ou nao, sera q faz o mesmo efeito!!! aguardo resposta abraço….

    responder
  191. edemir furtado  fevereiro 8, 2014

    o limão é bom pro diabetes…agora….nunca ,em hipotese alguma abandonem o tratamento….

    responder
  192. Lu  fevereiro 10, 2014

    É verdade que o limão influencia no ciclo menstrual? Se sim, de que forma? Atrasa? Como fazer uso do limão?

    responder
  193. elisabet  fevereiro 27, 2014

    tomo limão aproximadamente um ano todos os dias antes de dormir;;;;emagreci 8 kg e a pressão baixou e a saude muito boa é uma prevensão tbem

    responder
  194. claudiac  março 1, 2014

    tenho gastrite muito forte,mais estou com medo de tomar o limão em jejum,pois já sou magrinha,não quero perde peso,por favou como posso tomar sem perder peso.obrigado Claudia.

    responder
  195. Susana  março 6, 2014

    Qual limão usa, tenho em casa tem alguns com casquinha seca, e uns verdim o mesmo no mesmo pé eu nao sei qual e a especie, esse serve?
    Quais beneficios? tenho gastrite posso faze? tbm tenho hepatite c…

    responder
  196. luiz alberto  março 10, 2014

    como faço para baixa o acido urico atravez da dieta ou do tratamento a base de limao.

    grato Luiz Alberto

    responder
  197. noemia  março 11, 2014

    tenho varizes, quero saber se o limão pode desaparecer-las. alguem pode me responder.

    responder
  198. joao  março 19, 2014

    limao e muito bom eu gosto. eu coloco na comida e na agua.

    responder
  199. clorivan  abril 2, 2014

    espremo tres limoes, 200ml agua de coco tres vezes ao dia..

    responder
  200. josé mauricio  abril 9, 2014

    Ola amigos, gostaria de saber se o limão é capaz de curar a sífilis.

    responder
  201. João Evangelista da Silva Filho  abril 10, 2014

    Sofro de refluxo e fiquei maravilhado em saber que o limão tem todos esses efeitos benéfico …

    responder
  202. Larissa  abril 15, 2014

    Bom dia,
    Já ouvi falar muito bem do limão desde minha infância, meu pai faz o uso com aguá gelada segundo ela ajuda e ocntrolar a presão alta. Gosto muito do limão em saladas, sucos. Queria fazer o uso do mesmo diariamente em jejum mas estou na 13 semana de gravidez, posso fazer o uso ou não é recomendado durante a gestação?
    A matéria está ótima parabens!

    responder
  203. ana caroline presuda  abril 20, 2014

    gostei das informações desse site pois além de falar o que preciso me ensinou varias coisas q não sabia …………………………..

    responder
  204. maria  abril 25, 2014

    Eu comecei fazer a dieta do limão.eu nao dormía mas direito com un aceleramento no coraçao tou mi sentindo ben melhor

    responder
  205. waldelice  abril 27, 2014

    confiem que o limão realmente cura, estou fazendo o tratamento para artrite e artrose faz 2 meses desde então nunca mais tomei remedios, fiquei curada da enxaquequa tanbem.

    beijos

    responder
  206. JOSE  abril 29, 2014

    BOM DIA GOSTEI IMENSO GOSTARIA DE SABER NAO TENHO DIABETE E TENHO MUITA GORDURA O QUE FAÇO

    responder
  207. M.silva  maio 15, 2014

    Eu bebo suco de meio limão todos os dias de manha com agua morna.Também como a casca de meio limão todos os dias, poderá ser prejudicial de alguma maneira?

    responder
  208. M.silva  maio 15, 2014

    Eu bebo sumo de meio limão todos os dias de manha com agua morna.Também como a casca de meio limão todos os dias, poderá ser prejudicial de alguma maneira?

    responder
  209. Jeferson  maio 15, 2014

    Alguém definitivamente ficou bom do refluxo após fazer a dieta do limão? Não estou acreditando muito. Tomei dois dias e foi muito complicado.

    responder
  210. Fernando Alves  maio 30, 2014

    Gostaria de saber se posso fazer esta dieta do limão para o caso de infecção urinária ???
    Espero ser atendido.
    Grato.

    responder
  211. José Durval Barandier dosSantos  junho 5, 2014

    Olá usuários do ¨LIMÃO¨ .Eu diariamente faço uso desta fruta da seguinte forma: eu divido em (4) quatro partes,removo a casca e como a polpa e o caroço junto com (1)um pedaço de gengibre e em seguida bebo +ou- (300) trezentos ml de água de coco.
    Eu tenho muita facilidade urinária, e a anos não pego gripe, resfriado, não tenho acidez e manchas na pele como dizem que acontece, e tenho cicatrizações rápida……………alem do limão, eu consumo várias outras frutas.
    E também consumo limão nas refeições,sanduíche, doces e batido com sucos de fruta natural tanto a polpa como casca. Bom apetite p.vcs.

    responder
  212. francine  junho 11, 2014

    MEU PAI ESTA COM 82 ANOS, MEDIANTE UMA MEDICAÇÃO QUE TOMOU PARA UM PROBLEMA, GEROU UMA ANEMIA, E AGORA INICIO DE ASMA. MAS POR ELE TER PERDIDO PESO, COMO PODERÁ TOMAR O LIMÃO PARA TRATAR A ANEMIA E ASMA? SR LUIZ AGUARDO RESPOSTA NO EMAIL.

    responder
  213. Walter Farias  junho 17, 2014

    Tenho 62 anos, tive no passado um problema sério no fígado, acho que adquerir devido anos afil viajando comendo comidas indijestas em restaurantes. Pois bem, passados há uns 14 anos, recentimente foi descoberto gordura no meu fígado, tenho tomado muito cuidado, deixando de comer carne gordurosa, comendo peixes, fazendo caminhadas. Fazendo pesquisas como combater gordura no fígado, achei através do LIMÃO. Nos ultimos 5 dias venho tomando pela manhã em jejum, SUCO PURO de 7 a 8 limões, 40 minutos após, tomo 2 copos de água, após uns 20 minutos, tomo o meu café, que é suco de fruta puro e como alguma coisa. Quero fazer uso do SUCO do LIMÃO SEMPRE
    DIARIAMENTE TODOS OS DIAS. Gostaria de saber!!!
    O uso diário por tempo indeterminado do SUCO PURO do LIMÃO de 7 a 8 limões, FAZ MAU a SAÚDE?

    responder
  214. Alex  julho 2, 2014

    Estou fazendo a terapia do limão e estou no segundo dia e comecei a fazer isso, pois os níveis de minha glicose está como limítrofe, mas estou usando um pouco de adoçante que não engorda já que o limão puro é muitíssimo azedo e sei lá, mas como os médicos sempre pedem para utilizar o adoçante no lugar do açúcar quando o açúcar está ficando ou está alto, então estou usando um pouco de adoçante para minimizar o sabor muito forte do limão e não sei se o adoçante corta o efeito total desta fruta muito benéfica, mas tentei driblar um pouco o sabor acido e azedo do limão, será que um pouco de adoçante corta o efeito total do limão?

    responder
    • Luiz Terapeuta  julho 14, 2014

      Apenas limão com água deve ser ingerido.

      responder
  215. Hildo  julho 4, 2014

    Gostei da matéria, tenho por hábito espremer um limão na comida porque deixa com ótimo sabor, além de outros benefícios citados.

    responder
  216. Pri /  julho 9, 2014

    Estou muito feliz, e gostei muito dessa matéria!!! Minha mãe estava diagnosticada com enfisema pulmonar,bronquite e com mais um buraco no pulmão que não sei o que era. Bem, ela não tomou nenhum medicamento,não fez quimioterapia, apenas tomava 1 alho em jejum todos os dias durante 2 meses, como o resultado dos exames apontou que não havia progredido,mas ela continuava tossindo sangue,resolvi fazer a cura do limão…Minha mãe é uma prova viva da cura do limão!! Mês passado ela teve que refazer os exames e adivinhem???? Estava tudo cicatrizado,nem o médico entendeu como poderia ter acontecido isso, sendo ela fumante!!!! Indico com toda fé…Façam e verão que a cura é real.OBS: durante 10 dias usei uma colherinha de bicarbonato de sódio junto com o limão!!!! Deus os abençoe!!

    responder
  217. Jorge Almeida  julho 20, 2014

    Um tema relevante pela potencialidade terapêutica de um elemento, como o limão, acessível a todos nós!
    Pelas inúmeras reacções positivas dos que seguem o tratamento do referido fruto, pergunto-me sobre uma questão bem pertinente: será o único que, após ingerido, tenha um comportamento alcalino?
    Confesso que o limão, quando tomado com regularidade, provoca-me tonturas! Não pretendo, de forma alguma, denegrir o efeito curativo desta fruta maravilhosa! Cada organismo apela cuidados diferentes e pela complexidade do mesmo, haverá sempre alguma coisa que nos leva a contrapor uma dada tendência que se tem manifestado como bastante positiva a muitos de nós. Procura alternativas menos nefastas para uma gastrite crónica que mora comigo há 10 anos…

    Abraço,

    Jorge

    responder
  218. Barbara  julho 25, 2014

    Qual a periodicidade ao ano deve-se realizar o tratamento?
    1 Vez ao ano, ao semestre, ou os 365 dias do ano?

    responder
  219. Camila  agosto 1, 2014

    Faço uso dos limões a 2 anos . Um grande amigo meu, que é terapeuta e fez curso na Índia , me ensinou uma dieta maravilhosa . O principal beneficio é a atuação no emocional, fora os outros imensuráveis beneficios, como uma pele mais radiante bonita, diminuição da retenção de liquidos, dores de cabeça, e desde que faço a dieta estou sem usar medicação para alergia . É uma dieta bem rigosa, pois tem que ter muita disciplina, é feita somente 1 vez no ano. Super recomendo, hoje sou outra! Segunda ja encerro o meu 3 e ultimo ciclo, agora só ano que vem :)
    Bjs a todos!

    responder

Enviar um comentário