fbpx

Sucos frescos, uma dádiva.

Sucos frescos, você sabia…
Que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza?
Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofila?

Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhando espaço cada vez maior como uma alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária.

Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação alcalinizante, depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras.
São alimentos vivos, que quando maduros, frescos e crus, são verdadeiros cúmplices para a conquista da harmonia física, energética e mental do ser humano.

São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade.
Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.

Uma alimentação verdadeiramente saudável e natural deve ser composta por um mínimo de 50% destes alimentos frescos e crus.
Estes alimentos quando muito verdes, maduros, conservados ou cozidos já não apresentam a mesma vitalidade e poder nutricional.
Porém, isso não significa que se deve sempre trocar o prato de salada verde ou de salada de frutas por um copo de suco. A mastigação também é necessária e um certo tipo de apreciação dos alimentos.

Mas, o consumo diário de 1 até 4 copos de sucos desintoxicantes, é uma atitude extremamente saudável e sábia.

sucos-frescosOs sucos são uma alternativa de:

1) Colocar mais frutas e vegetais crus na alimentação. Com os sucos desintoxicantes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição. Na centrífuga ou no liquidificador, 2 cenouras + 1 laranja + três folhas de couve se transformam em 1 copo de suco, refeição esta que dificilmente faríamos se tivéssemos que mastigar.

2) Evitar gastos energéticos com a digestão de alimentos ineficientemente mastigados, fato comum na sociedade moderna.

3) Ingerir alimentos que tradicionalmente não costumam ser ingeridos crus, como a berinjela, o brócolis ou o inhame.

4) Ingerir alimentos que dificilmente fazem partem das nossas preferências, mas que misturados a outros acabam por serem agradáveis ao palato.

Os sucos desintoxicantes podem ser preparados no liquidificador, na centrífuga ou nos dois.

Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que não é praxe colocar muita água nas indicações de preparo, evitando diluições. Neste caso, o suco está concentrado em fibras, portanto indicado para aquelas pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, glicemias e intoxicação.

Contrariamente, os sucos preparados na centrífuga acaba sendo pobre em fibras, portanto indicado para pessoas que não têm problemas de intestino preso e que desejam somente fortalecer seu sistema imunológico ou acelerar processos de convalescença e cura.
Acredito que o uso do liquidificador + centrífuga é a forma que apresenta mais vantagens. Neste caso, deixo as frutas cítricas (algumas com a casca, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga. O suco obtido na centrífuga é acrescentado no liquidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate.

O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são “quebradas” e interferem menos na absorção da clorofila, substância que dá pigmento verde às plantas e é benéfica ao organismo. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, igualmente importantes.

Para tornar mais agradável o sabor das misturas com sucos frescos, principalmente aquelas onde entram mais legumes e folhas, recomendo acrescentar frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, como também a maçã e a fantástica cenoura.
Lembrar porém de não exagerar no número de ingredientes ou então o sabor ficará sem muita identidade.
Para que não percam seus efeitos terapêuticos, É FUNDAMENTAL que os sucos sejam preparados com alimentos frescos, maduros e crus, CONSUMIDOS IMEDIATAMENTE APÓS SEU PREPARO.

Algumas receitas:

– Ingredientes: 2 cenouras – 1 limão (1/2 com casca) – 1 laranja – 2 talos de salsão – 1/3 de maço de salsa.
Benefícios: o alto teor de sódio atua no combate ao envelhecimento da pele e ajuda na eliminação de toxinas. Se bebido com freqüência, auxilia as funções dos rins, ajuda a dissolver cálculos renais e a prevenir hepatite. Age também como diurético natural.

– Ingredientes: 2 maçãs – 1 laranja – 1 limão (1/2 com casca) – 2 folhas de brócolis – 2 hastes com flor de brócolis.
Benefícios: tem grande quantidade de minerais e substâncias antioxidantes, que evitam a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. Age também como auxiliar na prevenção de anemia.

– Ingredientes: 4 folhas de couve lisa – 4 cenouras – 2 tangerinas.
Benefícios: rico em minerais e vitaminas do complexo B, auxilia na prevenção do câncer, facilita o metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios, além de ser um agente anti-stress natural. Ajuda também a melhorar a aparência da pele do rosto.

– Ingredientes: 1 cenoura média sem casca; 2 talos de salsão e 1 copo de água.
Benefícios: considerado o mais completo dos sucos verdes, age como regulador das funções orgânicas. Indicado também para mulheres em fase de amamentação, pois ajuda na produção de leite. Rico em betacaroteno, auxilia na prevenção do câncer.

– Ingredientes: 1 tomate grande maduro e picado – meio pepino picado – 1 talo de aipo ou salsão picado – 1 laranja – 1 limão.
Benefícios: o pepino é um agente refrescante natural, perfeito para os dias de calor. Ajuda a diminuir o inchaço causado pela tendinite. Também é indicado para quem tem queda de cabelo e precisa fortificar os fios.

Mas a diferença está na consciência!

Todos me pedem receitas e, resisto em passá-las. Penso que as receitas são o ÚLTIMO passo deste trabalho de esclarecimento. Peço que não se enganem.

Sem dúvida alguma, os alimentos vivos são os nossos maiores cúmplices para a conquista da saúde em todos os níveis de nossa existência. Entretanto, a decisão interna por desintoxicar-se, desapegar-se de todos os escudos e coisas velhas (crenças, paradigmas, padrões, modelos, condicionamentos, etc.) é o que irá determinar o verdadeiro sucesso deste projeto de crescimento.

Não adiantam as “receitinhas” sem a decisão interna (a força visceral da alma) para nos manter disciplinados, determinados e motivados, portanto assertivos quanto aos novos hábitos e atitudes.
O ser humano insiste em fórmulas rápidas para sair de suas prisões. Fantasia! Estas fórmulas não existem.

Este é o motivo pelo qual em meu livro “Alimentação Desintoxicante”, primeiro falo, em vários capítulos, da filosofia do que realmente significa Desintoxicar-se, trazendo à consciência:
1) Os motivos pelos quais tanto nos apegamos aos nossos lixos, escudos, travas, medos, sabotagens, etc.
2) As conseqüências que tais toxinas trazem à nossa saúde em todos os níveis: físico, mental, emocional e espiritual.
3) As dificuldades que tais toxinas trazem ao nosso crescer, conquistas e futuro.
4) Como funcionam as engrenagens que dificultam as nossas transformações.
5) As diversas formas, além dos alimentos, de trabalhar esta limpeza e mudança de atitudes, e que devem ser usadas em paralelo aos sucos, sopas e chás desintoxicantes.

Aí sim, as receitas têm toda a chance de funcionar com muito sucesso, porque haverá uma sinergia entre a cumplicidade dos alimentos vivos e a consciência do que desejamos limpar e onde chegar.
Aí sim, o milagre da vida poderá acontecer. Com muita limpeza e luz na consciência.

Sucos frescos, uma dádiva!

:: Conceição Trucom ::

Acesse o site e conheça os cursos que ela ministra.

https://www.docelimao.com.br/site/cursos-online.html

1 Comentário

  • SIMONE DE SOUZA Em 24/08/2012 00:04

    Olá…
    Gostaria de saber qual a real função ou relação entre ” pedaços de abobora madura imersa em certa quantidade de água ” e sendo igerida essa água de abobora ter alguma relação com o controle ou diminuição do colesterol.
    atenciosamente

Postar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicando.