fbpx

Simplicidade e diversidade de alimentos.

Integrais

Simplicidade e diversidade de alimentos. O valor nutritivo dos alimentos integrais é sempre superior ao dos alimentos fracionados, concentrados ou refinados. Fragmentos refinados de alimentos integrais podem até conter doses elevadas de determinados nutrientes, mas perderam o seu equilíbrio nutricional. O organismo absorve os nutrientes melhor em pequenas doses. Em doses elevadas a absorção é muito pequena.

Frescos

Frutas e hortaliças frescas agradam todos os nossos sentidos. Alimentos em sacos, caixas, latas, garrafas e outros tipos de embalagens são menos nutritivos. Lembre-se que qualquer tipo de processamento resulta em perda de nutrientes.

Crus

O cozimento destrói grande parte do valor nutritivo dos alimentos. Inúmeras provas relacionam o hábito de comer alimentos cozidos a mais de 90% de todas as doenças. “Voltar à Natureza” inclui uma alimentação predominantemente crua.

simplicidade-e-diversidade-de-alimentosVegetais

O ser humano tem constituição semelhante a outros animais herbívoros. As plantas nos fornecem todos os nutrientes e apresentam um equilíbrio maior de nutrientes do que os alimentos de origem animal. A alimentação baseada em vegetais requer menor utilização da superfície por pessoa e menos água, além de não prejudicar o meio ambiente.

Orgânicos

A batalha dos pesticidas é uma causa perdida. Tentamos, sem sucesso, matar as pragas e acabamos matando a nós mesmos. Tudo que vive sofre quando espalhamos venenos químicos. Precisamos investir na saúde do solo, nutrindo-o e reabastecendo-o. Ficou provado que a agricultura orgânica é mais saudável, mais barata e renovável.

Maduros

As plantas tornam-se mais digestas quando amadurecidas. Os carboidratos complexos contidos nas frutas se transformam em açúcares simples durante o processo de amadurecimento — atingindo o ponto máximo de doçura. Os nutrientes se tornam mais acessíveis na planta madura. As frutas e hortaliças maduras são muito atraentes — têm sabor, cor, aroma e textura que atraem nossa atenção.

Deliciosos

A digestão melhora quando gostamos daquilo que comemos. Quando vemos as frutas, a boca se enche de saliva, dando início ao processo digestivo. Aprendemos a associar o aroma das frutas maduras à satisfação. Quando a comida tem um sabor delicioso, nosso prazer aumenta.

Bem combinados

Cada alimento deve ser consumido separadamente. Alimentos similares, como pêssegos e nectarinas, são bem digeridos em conjunto. Combinações simples de itens compatíveis, como alface e frutas, geralmente são bem digeridas. Quando as refeições se tornam complexas, ou os alimentos não combinam, a digestão fica comprometida.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Este alimento pode substituir uma refeição?

Deve ser possível consumir o alimento como uma refeição completa — isso comprova o seu valor para a saúde. Enquanto é possível alimentar-se até a saciedade com qualquer fruta e com a maioria das hortaliças, as pimentas fortes não dariam uma refeição completa. Logo, apenas pouco desses alimentos deve ser consumido.

Podemos comê-lo cru e em sua forma integral?

Quando cozidos, perdem nutrientes e ganham substâncias que causam doenças, sendo assim, não é pré-requisito para uma alimentação saudável. Alimentos crus são necessários para a saúde. Entretanto, certas pessoas, cuja saúde está comprometida e cuja digestão não funciona bem, sentem-se melhor adicionando alimentos cozidos à sua alimentação. Os alimentos que precisam ser cozidos para serem digeríveis ou “seguros”, devem ser consumidos o mínimo possível.

Você o daria para um bebê?

Quando somos bebês, recebemos os melhores cuidados, mas quando crescemos nossa tendência é abusar. Merecemos os melhores cuidados também quando nos tornamos adultos.  Seria uma crueldade dar a uma criança substâncias picantes, muito ácidas ou irritantes, e lhe oferecer alimentos estimulantes. O paladar de um adulto pode se tornar tão seletivo quanto o de uma criança, especialmente se você estimula o seu desenvolvimento através de uma alimentação saudável.

A simplicidade das refeições facilita a digestão e
a diversidade na alimentação assegura a boa nutrição
QUALIDADES IMPORTANTES DOS ALIMENTOS

Fonte: Dr. Douglas N. Graham, Marathon, Florida, EUA

Postar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicando.