fbpx

Alimentos que combatem o câncer de mama

O Dr. Neal Barnard, autor do livro Foods that Fight Pain
(Alimentos Que Combatem a Dor), responde a perguntas sobre alimentação e cuidados com a saúde

 

alimentos-que-combatem-o-cancer-de-mamaPergunta: Posso prevenir o câncer de mama, ou trata-se de uma questão de sorte?

Resposta: O câncer de mama, freqüentemente, é uma doença que pode ser evitada. Inúmeros estudos mostram uma relação entre fatores específicos de alimentação e o câncer de mama e outros órgãos. Entretanto, brochuras com recomendações superficiais estão acumulando poeira em centros de pesquisa do câncer e não existe nenhum esforço organizado para oferecer às mulheres a informação de que necessitam para prevenir o câncer.

Fatores alimentícios aparecem ao comparar países diferentes. Países asiáticos, como o Japão, apresentam baixos índices de câncer de mama, enquanto nos países ocidentais os índices são mais altos. No entanto, quando jovens japonesas são criadas com uma alimentação do Ocidente, seu índice de câncer de mama aumenta de forma dramática. É muito provável que as diferenças no risco de cancer entre os países sejam relacionados à quantidade de gordura, particularmente gordura animal, na alimentação.

Pergunta: Porque as mulheres asiáticas têm baixos índices de câncer de mama?

Resposta: É simples: quanto mais gordura você consumir, tanto maior será o risco de câncer. Mulheres veganas, que excluem qualquer produto de origem animal, correm um risco muito menor do que aquelas que comem carne e laticínios.

Uma alimentação com alto teor de gordura aumenta a quantidade de estrógenos — os hormônios do sexo feminino — no sangue e muitos tumores de mama são “alimentados” por estrógenos. Os estrógenos são hormônios normais e essenciais; porém, quanto maior a quantidade de estrógenos houver, maior a força que provoca alguns tipos de câncer de mama. Quando as mulheres iniciam uma alimentação com baixo teor de gorduras, seus níveis de estrógeno caem significativamente em curto espaço de tempo. Evitar laticínios e o consumo de bebidas alcoólicas também reduz os riscos de câncer de mama.

Certos alimentos oferecem benefícios especiais. A soja, por exemplo, contêm compostos naturais chamados fito-estrógenos — estrógenos muito fracos que atenuam o efeito dos estrógenos humanos. Não surpreende que produtos de soja podem reduzir o risco de câncer.

A melhor alimentação para a prevenção do câncer deveria ser a vegana, com teor de gordura muito baixo e repleta de vegetais e frutas saudáveis.

Fonte: http://www.taps.org.br/

Postar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicando.