Ghee – Manteiga Clarificada

Postado por:

É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos.  Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si.   Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ouro líquido que aparece nas antigas escrituras indianas. E este é o ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.

O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração.  É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.

Durante este processo, a manteiga sem sal é derretida, devagar, e as gorduras saturadas vêm para a superfície em blocos, formando uma camada de espuma densa. Esta espuma é retirada várias vezes, até que se eliminem todos os resíduos da manteiga, até que toda a água evapore e reste apenas o óleo, que é então coado em um tecido fino. O processo de clarificação da manteiga dura em torno de 1 a 2 horas, dependendo da quantidade usada.

Embora isso não esteja mostrado nesta imagem, é melhor que seja preparado em panela de vidro ou inox, em banho Maria.  Coloque água numa panela, com um pano no fundo, e o recipiente com a manteiga dentro.  Desta forma, a manteiga não queimará.

Na Ayurveda, o Ghee é considerado Rasayana, ou seja, um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, que serve de base para diversas preparações medicinais – é considerado um ótimo “portador” para todas as ervas que são tomadas com ele. Além disso é utilizado em técnicas de massagens, pois nutre tecidos profundos, sendo muito bom para peles secas e para prevenir rugas. Ele é bom para todo o tipo de pessoas.

Também é extremamente benéfico para o fígado, útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões, a melhorar a memória e é utilizado em algumas técnicas para refrescar e nutrir os olhos. É um ótimo purificador dos canais e condutos do organismo, não apenas os físicos, mas também os energéticos e sutis. É um tônico que fortalece e regenera os fluidos, e é lubrificante, aumentando a flexibilidade.

Tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado e sabor delicado, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente.   Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos.

OBSERVAÇÕES:
1- Quando dourar temperos no ghee, tenha-os à mão, pois, uma vez aquecido, ele atinge rapidamente temperaturas bem altas.
2- Evite deixar cair água no ghee quente, pois esta combinação pode respingar gordura quente de forma perigosa.
3- A temperatura do ghee para frituras deve ser médio-baixo e estará no ponto quando dourar o alimento em 1 minuto.  Não coloque muitas porções de uma só vez, pois isto fará com que ele se esfrie e o resultado pode não sair satisfatório.
4- Pode-se utilizar o ghee para frituras várias vezes, sem saturar. Basta filtrá-lo após o uso.
5- Depois de pronto o ghee pode ser temperado, misturado a ervas, aromatizado a gosto ou simplesmente puro. É delicioso para passar no pão, adicionar a pratos frios, para o preparo de massas, refogados e frituras.

Por: Cláudio Azevedo
Fonte: http://blog.opovo.com.br/yoga/ghee-manteiga-clarificada/

63

Sobre o Autor:

Comentários

  1. ataliba  agosto 23, 2013

    muito bom

    responder
  2. Jeyson Jeronimo  outubro 6, 2013

    Fiz em casa e ficou bom. mais acho que errei de primeira

    responder
  3. José Paulo  outubro 17, 2013

    Gosto muito da proposta terapeutica do Ghee . Trabalho com cosméticos e já fiz experimentos com a manteiga em bases cosméticas. Gostei dos resultados. Voces teriam mais informações para aplicação como ativo em cosméticos ? Obrigado.

    responder
  4. Eliane  janeiro 5, 2014

    Será que posso fazer preparações culinárias para um bebê de 10 meses?

    responder
    • Ana Luíza Mittelztatt  abril 26, 2016

      Olá, sim você pode sem problema algum. Além de promover mais benefícios que os óleos comumente utilizados será um excelente potencializador para o sistema imunológico do seu bebê.
      Sou Naturóloga tenho ciência do que lhe digo 😉

      responder
  5. Felipe  julho 10, 2014

    Na verdade ela não passa da “manteiga de garrafa”, velha e conhecida receita bastante apreciada na culinária CAICOENSE (Caicó-RN), que é a simples purificação da nata, também é utilizada em outras cidades nordestinas.

    responder
    • Alane  agosto 17, 2016

      Isso mesmo! O nosso Nordeste conhece muito bem. Aliás, o leite de côco feito em casa, o reaproveitamento do bagaço do côco, a tapioca, etc.

      responder
  6. mari  agosto 3, 2014

    O difícil é encontrar já pronta para comprar pois a falta de tempo muitas vezes nos impede de fazê-la…em sampa onde achar?

    responder
    • Zair Palhares  setembro 28, 2014

      Há uma padaria artesanal na Zona Norte onde é vendido. Chama-se Diaita e eles tem página na internet.

      responder
    • Magnus Oliveira  setembro 29, 2014

      Veja o site http://www.ghibrasil.com

      responder
    • Rosali Lurdes Panini  dezembro 9, 2014

      Eu faço e vendo o Ghee..

      responder
      • iêsa Vila Nova  julho 6, 2015

        Rosali
        Estou tentando acertar a fazer a manteiga ghee e pretendo vender também pois aqui em Recife é difícil encontrar. Gostaria se vc náo se importasse que me desse as dicas e a forma correta de fazer. Agradeço e aguardo. Meu email é: iesavnova@hotmail.com. Não enviei pra vc porque náo tinha seu email. Se outras pessoas puderem ajudar agradeço.

        responder
        • Claudia  janeiro 24, 2016

          No mundo verde vende

          responder
        • Alessandra  setembro 25, 2016

          Por favor, se puder mandar o passo a passo de como fazer a manteiga ghee, fico agradecida. Posso mandar o meu e-mail?

          responder
      • marilene bernardes  abril 16, 2016

        quanto custa e como faço pra pedir ?

        responder
    • Sertanorte  agosto 7, 2015

      A distribuidora Brasil Típico no RJ representa a marca Sertanorte que possui Manteiga Ghee / Manteiga de Garrafa de excelente qualidade para venda!
      Te: 21 39779450

      responder
    • Soni  setembro 20, 2015

      Eu a encontro em feira orgânica. Boa sorte.

      responder
    • Dora Saunier  março 2, 2016

      Eu encontrei para venda no Talho Capixaba, Av Araulfo de Paiva, 1022, Leblon.

      responder
    • Cris  junho 16, 2016

      Qualquer loja mundo verde tem.

      responder
    • Sabrina  novembro 17, 2016

      Nas lojas Mundo Verde vc encontra, e em Lojas de produtos naturais em geral também encontra

      responder
    • Cássia  novembro 21, 2016

      Olá! Eu prepari e vendo manteiga ghee. Se estiver interessado em adquirir, favor entre em contato pelo whadtsapp 11 98771-0665. Terei prazer em atender!

      responder
  7. mari  agosto 25, 2014

    Fiz o Ghee mas não sei se ficou no ponto cero…não ficou liquida só na hora depois ficou cremosa pois o frio dizem que alteram a textura acontece isso mesmo é verdade?agora que esta mais quente esta mais mole…o sabor ficou muito bom não tive mais os problemas que sentia quando comia algo com gordura sentia um incomodo do lado direito como se tivesse dor no fígado …mas como dizem que fígado não dói…sofria de gordura no fígado fiz exame depois de usar o Ghee e o fígado esta sem nenhuma gordura…muito bom…

    responder
    • Lázaro  setembro 15, 2014

      É assim mesmo. Líquida quando faz e sólida depois.

      responder
  8. mari  agosto 27, 2014

    O GHEE não é a mesma coisa que manteiga de garrafa pois o ghee é mais pura,clarificada e a manteiga de garrafa não…

    responder
    • FLAVINHA S  abril 29, 2016

      Estou de acordo com voce…nao sao iguais.Bendiciones!

      responder
  9. Carla  setembro 11, 2014

    Não como frituras, de tanto ouvir falar de seus malefícios. Com ghee posso fazer frituras e ter um alimentável saudável? Ou qualquer fritura é nociva?

    responder
    • Allynne  novembro 18, 2015

      Olá, Carla! Sou apenas uma curiosa que também se preocupa com a alimentação. O importante é saber que tudo em excesso é prejudicial. Uma das formas menos prejudiciais é se fazer a fritura é com a ghee e comer com moderação. O problema não é a fritura, mas como se faz e a quantidade ingerida. Beijão.

      responder
  10. Maria José  outubro 25, 2014

    Gostaria de saber se pessoas que tem alergia a proteina do leite podem comer a Ghee? Entendo que esse derivado da manteiga fica sem lactose mas e a proteina também se modifica?

    Agradeço se puder esclarecer.

    responder
    • Flávio  setembro 29, 2015

      Não e garantia que a forma caseira de se fazer retire toda a lactose ou proteína do leite. Para quem tem intolerância e alergia eu recomendo produtos já com esse fim. Pois qualquer erro pode ser fatal.

      responder
    • Ivany Gonçalves Silva  agosto 1, 2016

      Gostaria de saber se quem tem alergia da proteína do leite pode comer Ghee e uma criança de 4 anos e precisamos ter esta informação. I

      responder
  11. CLAUDIA CARVALHO  novembro 15, 2014

    A manteiga clarificada tem proteína do leite ?

    responder
  12. jaqueline Mendonça Silva  novembro 17, 2014

    Bom dia, gostaria de saber se quem tem colesterol pode fazer o uso da ghee, pois passei pela nutricionista e ela proibiu .

    responder
    • paulo khoury  setembro 3, 2015

      Gostaria também de saber se faz mal para que esta dieta devido ao colesterol LDL alto?

      responder
      • Luis Fornari  abril 10, 2016

        Sou um estudioso (e curioso) sobre alimentação funcional, e tenho descoberto, através de comprovações cientificas que o colesterol é nosso amigo e não inimigo como a industria dos alimentos derivados de trigo e gorduras plasticas (margarina, hidrogenada, etc) venderam com seu marketing poderoso. É como querer culpar o bombeiro pelo incendio. O colesterol é uma defesa de nosso corpo, que bloqueia fissuras (uma de suas funções) nas artérias, fissuras estas causadas (uma das causas) pelo excesso de glicose (açucar) no sangue. O Colesterol vai correndo para estes lugares para tapar “feridas” das artérias. A pessoa que continua consumindo açúcar (diretamente ou indiretamente), continua a causar fissuras, e assim o corpo continua mandando colesterol para cimentar estes lugares, e por fim, ocorre os entupimentos que causam derrames e infartos.
        Enfim, o colesterol tem inumeros beneficios para o corpo humano.
        Sugiro ver alguns videos de profissionais que admiro muito como Dr. lair Ribeiro e Flavio Passos.
        Espero ter ajudado.

        responder
  13. Marcos Alberto  novembro 20, 2014

    Gostaria de saber qual a diferença entre a manteiga GHEE e a famosa manteiga de garrafa produzida no sertão nordestino, já que essa é feita a base da nata do leite sem acrescentar nenhum produto.

    responder
  14. cristina chagas peres  dezembro 13, 2014

    Uma dúvida. Para chegar no ponto certo tem que ficar em banho maria de uma a duas horas mesmo??
    Eu faço e deixo até derreter bem e formar a espuma, ai desligo e retiro toda a espuma e despejo com muito cuidado numa vasilha para não cair aquele “leite” branco que fica no fundo da vasilha. ta certo assim?
    Obrigada por me responder.

    responder
  15. Helane  março 8, 2015

    É possivel fazer a ghee usando margarina?

    responder
    • Marília  março 29, 2016

      Claro que não. Margarina não é derivada do leite. É um produto com muita química e altamente prejudicial à saúde. Fuja dela o mais longe que puder…, rsrsrs

      responder
  16. jaqueline  março 28, 2015

    boa noite, em alguns luares li que essa ghee seria a conhecida manteiga de garrafa. isso procede? grata

    responder
  17. Vera Rodrigues  maio 4, 2015

    Preciso adaptar minhas receitas de bolachas para crianças com intolerãncia à lactose, tenho receio de garantir que o Ghee tenha Zero Lactose, e qual a proporção à substituir 500 gramas de manteiga convencional pela Ghee??

    responder
  18. Rubem Duarte  maio 29, 2015

    Comecei usar a manteiga Ghee, gostei muito, a comida fica mais saborosa.Onde é melhor que o óleo vegetal.

    responder
  19. Tania  julho 3, 2015

    Helane….Estamos falando de alimentos…..margarina é plástico.

    responder
  20. Ana Vieira  julho 12, 2015

    Curioso preconceito étnico… ghee e manteiga de garrafa são produzidas sob o mesmo processo – a qualidade dependerá da qualidade da manteiga e da delicadeza do processo. O mesmo preconceito se estabelece pelos que consomem coentro em comidas asiáticas e os repelem nas comidas da culinária nordestina brasileira… sempre leio isso em comentários. Só quem realmente cozinha e degusta compreende isso.

    responder
    • sandra  novembro 13, 2015

      Oi Ana, parabéns! concordo plenamente com vc sobre o preconceito com tudo do Nordeste. Outro exemplo é relacionado a comer caprinos e ovinos. Na França o povo do sul e sudeste do Brasil come e acha gostoso, pq é “chique”. Comidas à base de miúdos e vísceras tb, como o cassoulet e outros pratos, que tb são comidos em países árabes. Mas os nordestinos sao “comedores de bode”. E se for, qual o problema. É uma carne, inclusive mais saudável! Quer saber de uma coisa: Tô nem aí pra esse povo preconceituoso, sem conteúdo, sem cultura e sem opinião própria. Como meu bode, meu pequi, minha galinha caipira, minha buchada, minha panelada e como tb pratos de outras regiões do brasil e de outros países, menos de São Paulo, pq não conheço nenhum prato tipico de lá, a não ser sanduíche. Pena, né!!

      responder
      • Claudia  janeiro 24, 2016

        Uau Super

        responder
  21. Bárbara  julho 14, 2015

    Olá tenho uma dúvida, fiz o ghee, mas não sei se ficou no ponto certo, a receita que eu segui não disse pra fazer em banho maria, mas eu deixei ferver até sair bastante espuma e quando eu desliguei formaram os cristais no fundo da panela mas não demorou 2h. estou na dúvida se o que eu fiz está no ponto correto ou se eu devia ter fervido mais.

    responder
  22. Beto  agosto 1, 2015

    Sensacional fiz 2 vezes, sensacional..

    responder
  23. Maria Beatriz de cordoba  outubro 13, 2015

    Já estou no décimo pote, maravilhosa , principalmente para o intestino !
    Prefiro usar para substituir a manteiga , pois consumo pão sem glúten !
    O sabor de fato é indiscretivel !

    responder
    • Tarcila  junho 26, 2016

      Oi..li que vc fez várias vezes a manteiga ghee e ficou com gosto maravilhoso. Eu fiz hoje, usei manteiga da marca abraço e o gosto não ficou isso tudo não. Aliás parece cera de vela. Você poderia dizer qual a marca da manteiga que vc usou?

      responder
      • Tarcila  junho 26, 2016

        Marca batavo

        responder
  24. Lilananda  abril 19, 2016

    http://www.lotusprodutos.com.br
    Ghee muito puro e cofiavel!

    responder
  25. Elaine  maio 23, 2016

    O que altera quando usamos manteiga salgada?

    responder
    • Elaine  maio 23, 2016

      Costumo fazer o ghee com manteiga salgada, gosto do sabor, isso pode comprometer a remoção de toxina e seus efeitos benéficos??

      responder
  26. Charles  maio 30, 2016

    A manteiga clarificada precisa ficar na geladeira depois de aberto o vidro?

    responder
  27. Even  junho 2, 2016

    Qual a validade? Por quanto tempo posso guarda-la?

    responder
  28. Luana Franco  julho 9, 2016

    Bom dia, estou de dieta após a descoberta de pedra na vesicula. Posso consumir a manteiga clarificada?

    responder
  29. Simone Moura Lins de Aragão  agosto 2, 2016

    Parabéns! Excelebte explicação.

    responder
  30. gerard holivier carvalho de sousa araujo  agosto 24, 2016

    Karacas… fiquei estarrecidos com as suas propriedades e a diversidade de uso.Vou usar sempre. Se disse; tenho o maior prazer de falar de novo

    responder
  31. Tereza Cabral  setembro 21, 2016

    Olá! Meu cárdio me proibe comer manteiga porque tenho uma coronariopatia que já .e deu cinco pontes de safena e mamária. Quero usar o ghee e preciso ter certeza que a gordura é retirada no processo.
    Você pode me ajudar?
    Grata.

    responder
    • Leonardo Monteiro Rocha  setembro 30, 2016

      Você deveria perguntar a um nutrólogo ou ao seu cardiologista.

      Ou você vai acreditar num comentário que talvez seja de um leigo?

      Se eu entendi sua pergunta, você gostaria de saber se o processo retira a gordura da manteiga, e pelo que eu entendi do processo é exatamente o contrário, este processo deixa apenas a gordura pura da manteiga.

      responder
  32. Luiz Augusto Souza  outubro 7, 2016

    Olá, tudo bem? Já faço a ghee há algum tempo e sempre usei manteiga em tabletes, mas o preço tem aumentado muito. Será que posso fazer com manteiga a granel sem sal??? Abraços, Luiz Augusto Souza

    responder
  33. Cássia Campos  novembro 3, 2016

    Sou criadora de gado Zebuino e verdadeiraa manteiga Ghee é feita com o leite dessas vacas e certamente é diferenciada em função do fator A2 do leite de gado Zebu que já é um produto diferente do leite de vaca holandesa ou girolando.

    responder
  34. Jessica  novembro 6, 2016

    Alguém pode me tirar uma dúvida? Minha mãe tem gordura no fígado.. nao come mais fritura, mas tenho feito a ghee.. será q pode fazer algum mal p ela? obrigada

    responder

Enviar um comentário