Teoria Zang Fu

Postado por:

De acordo com a M.T.C. a estruturas internas estão divididas em três grupos: as cinco vísceras, os seis intestinos e as estruturas extraordinárias. As cinco vísceras (que seriam os órgãos yin) são: o coração (inclui aqui o pericárdio) , o fígado, o baço, o pulmão e os rins. A sua característica principal é a preservação das substâncias vitais. Os seis intestinos (que seriam as vísceras yang) são: a vesícula biliar, o estômago, o intestino grosso, o intestino delgado, a vesícula biliar e o triplo aquecedor. Estes têm como característica principal o transporte, a digestão e absorção dos alimentos e da água. As estruturas extraordinárias (órgãos especiais) referem-se ao cérebro, a medula, os ossos, os vasos sanguíneos, a vesícula biliar e no caso das mulheres, o útero.

Estudo das Cinco Vísceras – Zang (Órgãos Yin)

1. O Coração (Xin) e o Pericárdio (Xin Bao)

O coração esta situado na caixa torácica, posicionado levemente à esquerda do centro. A M.T.C. acredita que é o mais importante órgão do corpo humano e governa todas as vísceras e intestinos. O “Cânone da Medicina diz: O coração é o monarca de todas as estruturas”. A m.t.c. também divide as funções do coração em coração yin (essência vital) e coração yang ( função vital). O primeiro refere-se à estrutura material do coração, inclusive o sangue do coração. A segunda refere-se à função do coração, incluindo o tchi (actividade funcional). As funções do coração são:
Controlar a circulação de sangue dos vasos.
Carregar a actividade mental.
Controlar os suor e os fluídos do coração.
O coração mostra-se pela língua e pela face.
O coração é a morada do Shen (Ling).
O coração controla o Shen (Hsin e o Yi).
Obs.: O pericárdio é o invólucro do coração. A sua principal função é proteger o coração dos factores patogénicos exógenos que podem atacar o coração.

2. Os Pulmões (Fei)

O pulmão esta localizado na caixa torácica e é dividido em duas estruturas, uma do lado esquerdo com dois lóbulos, e outro do lado direito com três lóbulos. Está conectado com os brônquios, com a laringe, com a traqueia e com o nariz. O pulmão pode ser dividido em pulmão yin, que é a estrutura pulmonar, o tchi do pulmão e a função yang, que é o sangue do pulmão. As funções fisiológicas do pulmão são:
Carregar e transportar o tchi.
Nutrir o corpo com oxigénio e eliminar o gás carbónico.
Formar o Zhong Qi, portanto também é responsável pela formação de sangue.
Controlar e regular a ascensão e descensão do tchi.
Activar a fluidez de tchi, a essência dos alimentos e dos fluídos corporais, purificar o ar inspirado, conservar a fluidez para baixo e auxiliar a conservação normal do metabolismo da água.
Cuida da pele e do cabelo e mostra-se através do nariz.

3. O Baço (Pi)

A M.T.C. acredita que o baço está colocado na parte central do corpo. É um órgão muito importante do sistema digestivo. A parte yin está relacionada com a estrutura e o sistema digestivo. Enquanto a parte yang esta relacionada com as funções do coração. As funções do baço são:
Transportar, distribuir e transformar os nutrientes.
Promover o metabolismo da água.
Mantém o sangue dentro dos vasos.
Está relacionado com a qualidade dos músculos, dos membros e dos lábios.

4. O Fígado (Gan)

O fígado está na parte superior do abdómen do lado direito do corpo. A M.T.C. faz diferenciação entre o fígado yin que tem função da estrutura material incluindo o sangue armazenado nele. O fígado yang inclui a função do tchi do coração (distribuição). Funções do fígado:
Aplainar e regular a função de fluidez da energia vital e do sangue.
Regula a mente e o génio.
Promove a digestão e a absorção.
Guardar o tchi e o movimento normal do sangue.
Armazenar e regular o sangue.
Tem relação com os tendões, unhas e olhos.

5. Os Rins (Shen)

Os rins estão localizados na região lombar, ao lado da coluna vertebral. A M.T.C. classifica em yin do rim , o que inclui a estrutura material e o jing qi inato, em  yang do rim, o que inclui a sua parte funcional e o calor. O tchi dos rins é produzido pelo jing qi inato. As funções dos rins são:
Reservatório do Jing Qi Inato e adquirido.
Regulação do metabolismo da água.
Controlar e promover a inspiração.
Determinar a condição dos ossos e da medula.
Manifesta-se através do cabelo e do calor.
Manifesta-se nos ouvidos, nos órgão genitais e no ânus.

O Estudo dos Seis Intestinos – Fu (Vísceras Yang)

1. A Vesícula Biliar – Dan

A vesícula biliar é acoplada ao fígado. Ela é oca e ela tem a forma de uma cápsula. As suas funções são:
Armazena e excreta a bílis.
Controla a coragem e a força de vontade.

2. Estômago – Wei Wan

Na m.t.c. o estômago pode ser dividido em: parte superior do estômago, que inclui a cárdia – Shang Wan;  parte baixa do estômago, que inclui o piloro – Xia Wan; parte área/vazia entre o Shang Wan e o Xia Wan, chama-se Zhong Wan e todas as três partes juntas chamam-se Wei Wan. A principais as funções do estômago são a digestão e transformação dos alimentos e da água. A sua energia flui descendendo.

3. Intestino Delgado – Xiao Chang

As principais funções do intestino grosso são:
Receber, transformar e absorver os alimentos.
Separar o puro do impuro.

4. Intestino Grosso – Da Chang

Eliminar a fezes.
Absorver a água excessiva originária da formação das fezes.

5. Bexiga – Pang Guang

A principal função da bexiga é servir de receptáculo da urina e eliminar esta.

6. O Triplo Aquecedor – San Jiao

O termo triplo aquecedor é peculiar para a m.t.c. Ë o nome colectivo do aquecedor superior, médio e inferior. O aquecedor superior engloba o diafragma, coração e pulmão. O aquecedor médio engloba o estômago e o baço. E o aquecedor inferior engloba o fígado, rim, bexiga e os intestinos. Funções do triplo aquecedor:
Controlar a actividade do tchi no corpo humano.
Controlar a respiração, a actividade da fluidez da energia vital, do sangue e dos líquidos corporais.
Distribuir os nutrientes e o tchi.
Transformar e transportar os alimentos e a água.
Fornecer energia para os Zang/Fu.
Nutrir e fortalecer a energia sexual.

Órgão Extraordinários

A m.t.c. considera que o cérebro, a medula, os ossos, os vasos, a vesícula biliar e o útero fazem parte dos órgãos extraordinários.

1. O Cérebro

A medula tem sua origem no cérebro que esta contido na cavidade cranial. O capítulo do clássico médico “Miraculous Pivot” diz: “O Cérebro é o mar da Medula”. As funções do cérebro são:
Controlar a actividade mental e o pensamento.
Guiar os sentidos e a actividade da linguagem.

2. O Útero

O útero está localizado na parte inferior do abdómen feminino. As suas funções são:
Produzir a menstruação.
Morada do feto.

3. Da medula, vesícula biliar, dos ossos e dos vasos já foram comentados quando falámos dos cinco elementos, do órgão coração e vesícula biliar.

1

Sobre o Autor:

Comentários

  1. luciana  abril 21, 2018

    obrigada pelo, texto, muito esclarecedor. me auxiliou em uma sintese que vou entregar no curso de especialização. tambem muito enriquecedor, complementando os textos que já havia lido.

    responder

Enviar um comentário