fbpx

TFT – Thought Field Therapy®

Thought Field Therapy

(Terapia do Campo do Pensamento).

thought-field-therapyO Instituto Ahau foi pioneiro, responsável por trazer para o Brasil, diretamente da Callahan Techniques Ltd. o primeiro curso de formação em Thought Field Therapy da América Latina, no ano de 2007, ministrado pela Practitioner Regina Barnard, tendo formado diversas turmas. Segundo Callahan, (já falecido) em mensagem ao Instituto Ahau em 2007: “Vocês estão fazendo História no Brasil”.

A TFT, técnica criada pelo psicólogo americano Roger J. Callahan, Ph.D, é  utilizada para tratar padrões de pensamentos negativos e utiliza como recurso um conjunto de códigos (algoritmos), que quando aplicados a um problema psicológico, fazem com que a pessoa traga a memória da situação que a incomoda e a partir daí, a TFT vai eliminar essa perturbação no campo do pensamento, onde as causas fundamentais das emoções negativas se encontram. É fato que um pensamento negativo gera uma emoção negativa e esta, por consequência, bloqueia os meridianos de energia, o que pode gerar uma patologia.

Essa terapia elimina uma série de sentimentos e sensações como: o medo, ansiedade, fobias, stress, culpa, ódio e vingança, depressão, trauma, obsessão, entre outros. Ajuda também a superar os mais variados tipos de vícios e sintomas de desintoxicação.

Quando o fluxo de energia emanado pelos pensamentos é tratado diretamente, os desconfortos e diversos sintomas do corpo e da mente, que há tanto tempo incomodavam as pessoas, são eliminados. Quando uma pessoa encontra-se pensativa ou confronta-se com uma situação problemática, o campo do pensamento é organizado de uma certa maneira. È exatamente nessa hora que são criados alguns distúrbios emocionais como: dor, sentimento de tristeza, ansiedade ou até mesmo o ódio.

Através da Thought Field Therapy, o problema que se encontra no fluxo de energia do corpo pode ser corrigido. Ao tocar levemente nos pontos de vários meridianos (caminhos por onde percorre a energia vital) em uma determinada sequência, o desconforto até então presenciado, desaparece.  Isso porque esse desconforto é fixado na forma de um bloqueio no meridiano que é totalmente desbloqueado com a TFT.

O emprego desta técnica ou procedimento leva apenas alguns minutos na maioria das pessoas, pois esse procedimento é feito com o sistema de energia que é ativado. Por consequência os resultados são percebidos de imediato.

Durante as sessões de TFT, o terapeuta usa sequências de batidas leves com os dedos sobre pontos de acupressão (principalmente das mãos, rosto e regiões superiores do corpo) e o cliente realiza atividades repetitivas (repete declarações, cálculos, gira os olhos, cantarola uma melodia) enquanto visualiza uma situação aflitiva.

A TFT se baseia na noção de que pontos de acupressão estão relacionados a bloqueios (perturbações) da energia do corpo associados com doenças físicas ou emocionais.  Pequenas batidas com os dedos liberam os bloqueios e aumentam o fluxo de energia do corpo. As técnicas avançadas de TFT incluem testes musculares (uma variação da cinesiologia aplicada).

Diferente das psicoterapias tradicionais, nas quais a pessoa revive acontecimentos passados, com a TFT a pessoa não passa pela sensação de recontar esses acontecimentos. Suas crenças, valores e formas de pensar não são colocados à prova como em outras terapias cognitivas.

A TFT não interfere no cérebro ou na sua bioquímica, não interfere nas suas crenças pessoais e tão pouco busca resolver ou lembrar acontecimentos ocorridos na infância. O que a TFT faz é eliminar desconfortos ou perturbações, eliminando o problema pela raiz.

A TFT tem sido utilizada com muito sucesso em milhares de pessoas, sem nenhum tipo de efeito colateral.

Para a maioria das pessoas que enfrenta problemas emocionais ou físicos, traumas complexos durante muitos anos, a TFT pode rapidamente aliviar esses sintomas arraigados, pela maneira simples e profunda de atuação ao desbloquear o campo do pensamento onde estes estiveram por tanto tempo fixados.

Terapeuta que utiliza está técnica:

Luiz Carlos Costa Sequeira