fbpx

Acupuntura

acupunturaA Acupuntura é uma técnica milenar de equilíbrio e harmonização da energia do corpo que surgiu na China. Nosso corpo possui diversos caminhos por onde essa energia circula e que são chamados de meridianos.

Os meridianos da Acupuntura são reconhecidos pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) como canais que conectam a superfície do corpo com os órgãos internos, sendo que estes canais têm a função de transportar a energia por todo o corpo.

Através da Acupuntura, pontos específicos dos meridianos são estimulados, promovendo assim saúde, equilíbrio e harmonia de todo nosso organismo. Essa estimulação é feita através da aplicação de agulhas de Acupuntura em pontos dos meridianos, com o objetivo de restaurar o equilíbrio do corpo e prevenir e tratar desarmonias.

Formas de aplicação

Além das agulhas, podem ser utilizadas massagens, sementes, eletroestimulação, cromopuntura e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva Artemísia (moxabustão), entre outras formas de se estimular esses pontos.

Existem diversos tipos de Acupuntura como: Auricular (feitas em pontos da orelha), Koryo (em pontos das mãos), Craniana (em pontos do crânio) e a sistêmica (em pontos do corpo), entre outras.

Na visão chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio e a MTC seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

É possível tratar através da Acupuntura, várias desarmonias e desequilíbrios em nosso corpo como: dores em geral, stress, insônia, ansiedade, entre outros.

Terapeuta que utiliza está técnica:

Luiz Carlos Costa Sequeira