A Acupuntura é uma técnica milenar de equilíbrio e harmonização da energia do corpo que surgiu na China. Nosso corpo possui diversos caminhos por onde essa energia circula, que são chamados de meridianos. Os meridianos da Acupuntura são reconhecidos pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) como canais que conectam a superfície do corpo com os órgãos internos, sendo que estes canais têm a função de transportar a energia por todo o corpo.

Através da Acupuntura, pontos específicos dos meridianos são estimulados, promovendo assim saúde, equilíbrio e harmonia de todo nosso organismo. Essa estimulação é feita através da aplicação de agulhas de Acupuntura em pontos dos meridianos, com o objetivo de restaurar o equilíbrio do corpo e prevenir e tratar desarmonias.

Além das agulhas, podem ser utilizadas massagens, sementes, eletroestimulação, cromopuntura e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão), entre outras formas de se estimular esses pontos.

Existem diversos tipos de Acupuntura como: Auricular (feitas em pontos da orelha), Koryo (em pontos das mãos), Craniana (em pontos do crânio) e a sistêmica (em pontos do corpo), entre outras.

Na visão chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

É possível tratar através da Acupuntura, várias desarmonias e desequilíbrios em nosso corpo como: dores em geral, stress, insônia, ansiedade, entre outros.

Terapeuta:

Luiz Carlos Costa Sequeira