fbpx

Terapia Ortomolecular

terapia-ortomolecular

A Terapia Ortomolecular, também conhecida como Oligoterapia, nasceu da pesquisa realizada pelos franceses Jacques Ménétriér e Gabriel Bertrand na década de 1940 para compreender as origens de desequilíbrios metabólicos em nosso organismo que contribuem para um estado de desarmonia nos sistemas físico, mental e emocional, gerando vários sintomas como apatia, depressão, desânimo, ansiedade, nervosismo, dificuldade para emagrecer, insônia, entre outros que não são detectados em exames laboratoriais, porém comprometem consideravelmente a qualidade de vida de quem apresenta esse quadro, podendo levar à graves estados patológicos quando não tratados corretamente.

O Tratamento

A Terapia Ortomolecular (Oligoterapia) difere totalmente da área médica; Uma prática não médica e sim terapêutica, não utiliza nenhum procedimento invasivo ou exame laboratorial.

O terapeuta, através de uma pesquisa minuciosa com o cliente (anamnese), ao investigar a somatória dos sintomas (mapeamento), detecta quais são os desequilíbrios e carências minerais e por meio de técnicas de ionização, bandagens e procedimentos específicos da Ortomolecular, equilibra os mesmos, nutrindo assim as deficiências do cliente, e utilizando uma  linha terapêutica através de minerais como Cobre, zinco, magnésio, entre outros;

Suas doses são muito pequenas (da ordem de microgramas), chamados de Oligoelementos, por absorção sublingual ou pela pele. Não atuam por ação ponderal ou reposição de carências; Ação de retorno ao equilíbrio (Homeostase) dos sistemas catalíticos ou enzimáticos.

Ainda sim, Ortomolecular (Oligoterapia) é considerada uma terapia muito eficaz.  Os oligoelementos são administrados de forma transdérmica (colocados ou ionizados pela pele) e desta forma não sofrerem a interferência dos ácidos internos.

Sua ação

Os íons entram através da pele já interagindo, isso ocorre graças à ajuda do EDTA, que em quantidades adequadas, funciona como veículo de penetração e como quelante. Essa penetração dos íons através da pele pode ser potencializada com a ajuda de correntes iônicas, conseguidas por meio de aparelhos de ionização específicos para a prática da Oligoterapia.

É importante salientar que essa terapia é extremamente natural e segura, não oferecendo nenhum risco ou efeito colateral.

Conheça mais sobre essa técnica acessando aqui.

Luiz Carlos Costa Sequeira

Terapeuta