fbpx

Terapia Floral de Bach

terapia-floral-de-bach

Na década de 30, o médico inglês Dr. Edward Bach, criou um sistema chamado: “Florais de Bach” ao perceber que mais importante do que tratar os sintomas apresentados pelos pacientes, era investigar as causas emocionais que os geraram e tratá-las, pois os sintomas são apenas reflexos destas. Ele costumava dizer “Não existem doenças, existem pessoas doentes. Tratem os doentes e não as doenças”.

Mas o que são os Florais de Bach?

Os Florais de Bach são essências extraídas de flores específicas, que tem como objetivo transformar estados mentais e emocionais negativos em positivos, através do que Bach chamou de “lei dos Opostos”, ou seja, para cada emoção ou estado mental negativo como: tristeza, depressão, medo, pânico, stress, nervosismo, solidão, ansiedade, entre outros, existem essências florais que trazem as virtudes opostas e positivas, como: alegria de viver, coragem, tranquilidade, autoconfiança, segurança, paz e assim por diante, proporcionando equilíbrio físico, mental e emocional e muito bem-estar á todos que se beneficiam com os florais.

Os florais não são remédios, não são homeopatia e nem fitoterápicos, pois não possuem nenhum princípio ativo. São feitos apenas com a parte energética e vibracional das flores. São extremamente naturais e não apresentam nenhum efeito colateral. Podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até pessoas bastante idosas. Animais e plantas também se beneficiam muito com o uso dos florais de Bach.

Entendendo mais!

É importante saber que os Florais de Bach fazem parte de uma Terapia, pois como tratam as causas e não os sintomas, é indispensável a consulta com um terapeuta, para que este possa investigar  junto à pessoa que procura esse tratamento, quais são as causas emocionais que estão gerando os sintomas em sua vida e em seu organismo. Por isso que duas pessoas com o mesmo sintoma, podem necessitar de essências florais totalmente diferentes. Essa é uma das grandes diferenças com a alopatia, pois enquanto existe um remédio alopático específico para dor de cabeça, na terapia floral será sempre investigado o que de fato gerou a dor de cabeça naquele indivíduo, podendo ser, por exemplo, uma preocupação com pensamentos persistentes (e aí se utilizará uma essência específica para isso), ou um grande medo (outra essência será utilizada neste caso).

Os florais de Bach são utilizados de maneira preventiva e também quando já se apresentam sintomas. Não substituem tratamentos médicos, os quais jamais devem ser interrompidos, mas são excelentes coadjuvantes, complementando-os.

O sistema floral de Bach é composto por trinta e oito essências florais e por não interagirem com nenhuma medicação, seja alopática ou homeopática, podem ser utilizados mesmo quando já se está utilizando um antidepressivo ou outra medicação.

São extremamente eficazes e podem ajudar muito à todos aqueles que se encontram em sofrimento, seja por conta de uma grande indecisão, por estarem sentindo-se perdidos, com medo, ansiedade, pânico, solidão, entre diversos outros estados emocionais que podem ser equilibrados e tratados com os florais de Bach, de uma forma simples e bastante natural.

Saiba mais acessando os links abaixo:

Conheça mais sobre os Florais de Bach

Cavalos também respondem aos florais de Bach

Para participar do Curso de Florais de Bach, acesse aqui.

Terapeutas:

Simone Filkauskas Sequeira

Luiz Carlos Costa Sequeira

Veja aqui as entrevistas realizadas pela Terapeuta Simone Filkauskas Sequeira