Ressentimento

Postado por:

“Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”
Frase de William Shakespeare.

Sim, você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquela namorada, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas, dos críticos, do cachorro… Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu. Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento. Nunca Mais

Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido, ou ressentida, com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento: RE-SENTIMENTO. Sentir novamente.

Sentir infinitamente, para alguns.

Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções? Não me refiro a nenhum princípio religioso, espiritual ou moral, somente uma razão prática: sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando prejudicar você mais.

Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso. Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória. Repita comigo: nunca mais.

A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento. Mas você será. Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia-após-dia, com seu re-sentimento. Nunca mais.

Se o problema tiver sido com um cliente, ficar ressentido não ajudará sua próxima venda. Se tiver sido com a ex-namorada, ficar ressentido não tornará você atraente para a próxima, e talvez definitiva. Se tiver sido com seu marido, ficar ressentida não ajudará comunicar-se e corrigir a situação. Se tiver sido com… qualquer pessoa, ficar ressentido não ajudará você. Pode até ajudar ela a se livrar de você.

Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade. Não caia na armadilha do ressentimento. Nunca mais.

Viva o momento que estiver vivendo.

Há momentos de tristezas, decepções, erros, partidas, traições ou simplesmente azar. Chore, reclame, brigue e viva o momento que tiver que viver. Mas, quando o momento passar, viva o momento seguinte, sem ficar com os grilhões do passado prendendo sua existência até sua morte.

Esqueça as coisas ruins do passado. Ele não existe mais. Nunca mais.

Isso inclui os ressentimentos contra aquela pessoa que você encontra no espelho. O que ela tiver feito de errado, ontem ou há 30 anos, deve ser deixado de lado. Não sinta ressentimento quanto aos erros dessa pessoa. Nunca mais.

E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver “sentindo re-sentimento” e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare: Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.

Somente um pateta faria isso, e você não quer ser pateta, quer? Nunca mais.

Aldo Novak, autor do texto, é coach & conferencista.
Diretor da Academia Novak do Brasil

8

Sobre o Autor:

Comentários

  1. Amanda  Maio 21, 2015

    Nossa!!! Amei!!!Verdade!!!
    O autor está de parabéns!!!
    Muitas vezes é difícil libertar-se do ressentimento porque dependendo da situação pode ser complicado. A gente sofre…
    Mas tenho aprendido que não vale a pena guardar isto e tento o mais possível não ter este sentimento. É esquecer e seguir em frente. Gostei do artigo! Abçs.

    responder
  2. Ludmila Maia  Janeiro 14, 2016

    Sensacional!

    responder
  3. weleson  Março 21, 2016

    O melhor texto que li ate o momento muito obrigado ,vai me ser muito util.

    responder
  4. JM  Abril 14, 2016

    Muito bom! Não é fácil se distrair de uma mágoa quando essa roubou todas nossas forças… mas temos q viver no presente e repetir frase do presente como: eu estou bem, eu não tenho mágoas, eu tenho uma mente saudável, etc.
    Cura e paz a todos!

    responder
  5. Paulo  Maio 15, 2016

    Ótimo, falou tudo! No entanto, assim como foi dito antes, se livrar de um ressentimento não é uma tarefa tão simples de se cumprir, além disso, o que mais alimenta este ressentimento é ver a pessoa que fez a cagada e causou isto, principalmente naqueles momentos em que o ressentimento está quase acabado e ele volta com todo o gás, pois a tal pessoa estimula involuntariamente este ressentimento por um ou mais feitos dela em um tempo passado.

    responder
    • nair  Janeiro 14, 2017

      To vivendo esse momento terrível. Ficar perto de quem te magoa dia apos fias é crucial.

      responder
  6. agriciana  Janeiro 23, 2017

    otimo texto gostei muito bem que a biblia diz temos que perdoar para ser perdoados.

    responder
  7. LARA  Março 17, 2017

    EU TENHO TENTADO ESQUECER , MAS CONFESSO NÃO É MESMO UMA TAREFA FÁCIL , EMBORA EU SAIBA QUE É PREJUDICIAL SOMENTE A MIM E A MAIS NINGUÉM , ME SINTO DOENTE MAS TENTANDO ENCONTRAR A CURA DESTE SENTIMENTO HORRÍVEL … QUE DEUS NOS DÊ FORÇAS E QUE POSSAMOS NOS CURAR O QUANTO ANTES DISTO …

    responder

Enviar um comentário