fbpx

Açúcar mascavo X refinado

O açúcar  branco é o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos – desconhecidos em sua maioria –, sendo que aditivos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos à saúde. Devemos considera-lo como um produto quimicamente ativo, pois, sendo o resultado de uma síntese química e um produto concentrado. Quando são retiradas da garapa e do mascavo suas fibras, proteínas, sais minerais, vitaminas etc, resta apenas o carboidrato, pobre, isolado, razão pela qual devemos considerar o açúcar como um produto químico e não um alimento.

acucarEm relação as calorias, o açúcar refinado tem maior teor calórico ( 99 cal ), enquanto o açúcar mascavo tem 90 cal / 100g do alimento.Só nos E.U.A, a média de consumo diário por pessoa é de 300 gramas, o que equivale a 9 quilos/mês ou 100 quilos/ano por pessoa.

O açúcar mascavo contém proteínas, gordura, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1, B2, niacina, vitamina C, sódio, potássio, magnésio, cobre e zinco, enquanto o açúcar refinado contém 0 (zero) desses nutrientes, e ainda rouba o estoque de minerais do organismo para ser  digerido e absorvido.

EFEITOS DECORRENTES DA INGESTÃO DIÁRIA DE AÇÚCAR BRANCO :

1   Perda lenta e constante de magnésio: infecções, câncer.

2   Perda lenta e constante de cálcio: cáries, osteoporose.

3   Precipitação e retenção de sais de cálcio: arteriosclerose.

4   Perda lenta e constante de vitaminas do complexo B, zinco e cromo: baixa imunidade, câncer de próstata  e diabetes.

5   Formação de placas bacterianas no sulco gengival: doença periodontal.

6   Acidificação constante do sangue: o organismo rouba cálcio dos ossos para neutralizar essa acidificação; desequilíbrio imunológico.

7   Perturbação do metabolismo glicídio: hiperglicemia, depressão e diabetes.

8   Perturbação do metabolismo lipídico: obesidade e arteriosclerose.

Podemos considerar também o açúcar como cancerizante, pois é imunodepressor, quer dizer, faz diminuir a capacidade do organismo quanto às suas defesas e principalmente por eliminar o importante íon magnésio, devido à forma excessiva como é consumido hoje.

A incidência do câncer de mama pode variar consideravelmente de um país para outro. Muito rara no Japão, por exemplo, a doença torna-se comum entre as japonesas que imigram para os Estados Unidos. Depois de estudar diversos fatores que explicassem o fenômeno, os cientistas Stephen Seely, da Universidade de Manchester, na Inglaterra, e D. F. Horrobin, do Instituto e Pesquisa Efamol, de Kentville, no Canadá, concentram suas atenções num deles, a alimentação – e, em  artigo publicado na última edição da revista inglesa New Scientist, levantaram a hipótese de que uma das causas do câncer de mama possa ser o açúcar.

Seely e Horrobin compararam os índices de consumo per capita de açúcar e as taxas de mortalidade por câncer de mama em vinte dos países mais ricos do mundo. Revelou-se que as nações que mais comem açúcar são exatamente as que apresentam mais óbitos – por ordem decrescente, a Grã-Bretanha, a Holanda, a Irlanda, a Dinamarca e o Canadá.

Os cientistas avançam uma explicação para as propriedades cancerígenas das sobremesas. Uma parte da glicose contida no açúcar – cerca de 30 por cento – vai direto para a corrente sanguínea. Para fazer face e esse súbito aumento da taxa de glicose no sangue, o pâncreas produz mais insulina, o hormônio encarregado de queimar açúcar. O tecido mamário depende desse hormônio para crescer. O mesmo acontece com as células do câncer de mama. Seely e Horrobin supõem que a inundação do seio pela insulina, em seguida à ingestão de açúcar, criaria assim as condições ideais para o surgimento do tumor.

Como pode-se notar é mil vezes melhor ingerir açúcar mascavo que nos dá minerais e vitaminas do que açúcar refinado, que nos rouba as vitaminas e minerais estocados no organismo, prejudicando o funcionamento das nossas células, tecidos e conseqüentemente de todo o organismo, gerando doenças como:

1   Arteriosclerose (endurecimento das artérias)

2   Arteriosclerose (placas de gordura coladas nas artérias)

3   Cálculos biliares

4   Câncer / Obesidade

5   Cáries dentárias / Osteoporose

6   Deficiência imunológica / Depressão

7   Diabetes mellitus / Hipoglicemia

Como produzir açúcar mascavo

O processo de refino e descoloração do açúcar retira a maioria das proteínas, vitaminas e sais minerais do caldo de cana. Segundo o pesquisador Roberto Machado, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), há uma receita caseira para a produção de açúcar mascavo. O primeiro passo é moer a cana, para obter o caldo. Ele deve ser coado por intermédio de um pano, posto numa panela de ferro ou tacho de cobre e levado ao fogo.

É preciso mexer sempre, com uma colher de pau, para não grudar no fundo ou empedrar. A partir desta etapa, é preciso ter sensibilidade para sentir o momento em que o caldo começa a ficar consistente e a cristalizar. É hora de pôr em formas e deixar secar. No processo industrial, a secagem é feita a vácuo. No processo artesanal, pode ser feita em forno com fogo baixo ou mesmo ao sol, protegida em pequenas estufas de vidro. Em pouco tempo, fica como rapadura, mas quebradiça. Quebre, depois, com um martelo de madeira e peneire. Armazene em potes de vidro, plástico ou metal.

Fonte: Dr. Marcio Bontempo e Dra. Sandra Regina Nogueira

40 Comentários

  • ciomare Em 24/03/2012 18:50

    Demorei pra perceber o mal que o açucar refinado estava fazendo pra minha saúde e da minha família, com poucos dias sem consumir esse veneno já sinto a diferença. E depois de ler essa matéria fiquei com muito mais certeza que fiz a coisa certa, açucar refinado nunca mais, só mascavo. Obrigada !!!

    • fernando antônio carneiro de carvalho Em 13/03/2017 05:11

      Prezada Ciomare. O problema do açúcar é a sacarose. De modo que a diferença entre o refinado e o bruto é que o refinado é quase puro (99,8%) e o mascavo (97,33%). Esses menos de três por cento de “nutrientes” do mascavo não compensam o mal que os mais de 97% de sacarose faz na forma de cárie e doenças crônicas várias. O doutor Marcio Bontempo infelizmente está enganado. Escrevi um livro sobre o açúcar chamado o livro negro do açúcar.

  • Anailda Em 01/04/2012 00:08

    Estou criando uma casa de recuperação para dependentes químicos (cigarro, álcool, drogas, tarja preta, etc..), Comunidade Terapêutica Irmã Yolanda Zucatelli – Centro de Prevenção, Acolhimento, Recuperação e Desenvolvimento Humano.
    A primeira droga que vou combater é o açucar branco. É necessário investir urgentemente em mudança de hábitos alimentares. Tem que começar na família, escola e sociedade em geral.
    Parabéns pelo artigo.
    Deus abençoe seu caminho.

    • tatiana Em 17/07/2014 16:00

      Força!!!! dou o meu maior apoio !!! somos lentamente e diariamente “envenenados” pala grande industria de alimentos ….

    • fernando antônio carneiro de carvalho Em 13/03/2017 05:18

      Prezada Anailda. Sou autor de um livro sobre açúcar que está disponível na internet há dez anos de graça. Já foi baixado por perto de um milhão de pessoas. Sugiro que você faça uso dele na sua campanha contra o açúcar. Trata-se de o livro negro do açúcar. Gostaria de conhecer sua casa de recuperação. Me fale sobre ela ferdo arroba oi ponto com ponto br.

      • Leitor Assíduo Em 16/03/2018 23:01

        Prezado Antônio, li o seu livro e concordo com tudo que foi dito nele, e também recomendo a amigos que leiam. Junto dele também li o Sugar Blues, e fiquei realmente surpreso, sobre o fato de o autor ter vindo ao Brasil, trazendo o seu conhecimento sobre o mal que o veneno chamado por muitos de alimento faz, e foi censurado por nossa querida imprensa, quantas vidas não teriam sido poupadas de doenças degenerativas, crônicas, e até mesmo da morte, se eles não fossem calados.

      • Lourenço Em 15/09/2018 01:26

        Vou procurar! Parabéns pelo excelente trabalho pela humanidade!
        Saúde! Sucesso!

  • rafafoa Em 24/04/2012 11:29

    Olá a todos. Parabenizo pel esclarecedor artigo e declaro que também estou, como minha família, nessa troca de hábitos ruins por mais saudáveis. Uma dessas mudanças, foi trocar o açúcar refinado pelo mascavo. O mascavo, além de todas essas benesses já ditas, tem um sabor maravilhoso! É trocar seis por mil!

    • fernando antônio carneiro de carvalho Em 13/03/2017 05:22

      O açúcar mascavo é 3% menos ruim que o refinado branco. O problema é a sacarose e não o que não é sacarose. O dr Marcio Bontempo está enganado.

  • aldiceia oliveira Em 23/05/2012 12:40

    Bom dia, adorei a materia, ja tinha escutado comentarios sobre os maleficios do açucar branco, mas nao imaginava que era tao grave assim. Hoje mesmo vou começar a substituiçao aqui em casa. muito obrigada pelo esclarecimento.

  • Lauro Peres Jr Em 19/09/2012 15:01

    -Bom dia,legal esta matéria,sou prova viva de mudança de hábitos alimentares.Somos o que comemos,usava por demais o açúcar refinado.Hoje alem de uma busca de uma mudança alimentar geral no meu dia dia, com o mascavo como companheiro.

    LAURO PERES.
    Porto Alegre

  • magnus Em 07/11/2012 12:31

    Leiam o livro: Brown sugar, é assustador o que o açucar refinado produziu em nossa civilização moderna1

  • Walter Em 10/11/2012 13:39

    Muito bom, eu minha fámilia também vamos aderir.

  • Sebastião Casseniro Barbosa Em 23/12/2012 05:20

    Eu só uso açucar mascavo é uma maravilha

  • Aida Madeira Em 12/02/2013 21:33

    Gostei da reportagem sobre o açúcar mascavo, vou começar a substituir também o refinado, pois na terra onde nasci e de onde é originado grande parte do açúcar, só usávamos o mascavo. depois dou novidades.

  • catia Em 09/08/2013 12:58

    Amei a materia ja faz algum tempo que só uso açúcar mascavo e consumido alimentos integrais e naturais e tive uma resposta maravilhosa tanto mental quanto fisica.

  • marly Em 11/11/2013 18:50

    Comecei a ingerir uma colher de sopa por dia..comecei sentindo a diferença..sentindo com mais energia e dormindo melhor..com mais apetite e disposiçã durante o dia…vou continuar….

  • rafael Em 26/12/2013 21:04

    é triste saber que existe muitas pessoas que nunca ouviram falar de açúcar mascavo até sabem que vem da cana mas não saber pq estão comendo açúcar branco,são os empresários matando tds.

  • tatiana Em 17/07/2014 16:05

    Já a alguns meses que venho lendo sobre alimentação ;alimentos; industria e tudo relacionado … a triste conclusão que chego é … vivemos numa sociedade feita para favorecer as doenças … 🙁

  • Ccristovao dos Prazeres Pedro Em 13/08/2014 10:14

    Gostei do artigo.

    O meu muito obrigado e continuem a despertar as pessoas sobre as vantagens e desvantagens no uso de determinados produtos, sobretudo industrializados.

    Cristóvão.

  • Izaias Dutra Em 14/08/2014 20:06

    Ja e comprovado que o cosumo de açucar cristalizado.Provoca a acidificaçaõ sanguinia.Contribuindo assim,para o deselvolvimento de muitas doenças. O açucar mascavo e menos prejudicial,mais deve ser consumido com cautela.Pois tambem e açuca, so que tem mais nutrientes.

  • celia guimaraes Em 31/01/2015 21:32

    estou fazendo o uso de açucar mascavo estou adorando ,
    e depois que eu li algumas materis sobre o açucar refinado, vou fazer o uso da açucar mascavo

  • Monica Em 04/02/2015 16:38

    Muito bom esse artigo esses artigo são muio uteis pra ajudar em nossa saúde.

  • cristiano Em 10/02/2015 02:55

    Obrigado pelas informações amigo , tenho certeza que vai ajudar muita gente .

  • Tadeu Em 24/04/2015 18:01

    Olá, gostaria de saber se existe uma forma de reconhecer o açucar refinado misturado no açucar mascavo?

  • solaine Em 17/07/2015 20:18

    Parabéns pelo artigo, me foi muito útil 😉

  • Joao Paulo Em 15/10/2015 00:51

    Muito boa a materia. Acucar mascavo muito boa para saude, o unico problema e o custo.

  • MARCIO Em 23/11/2015 11:50

    Estava procurando uma opção para adoçar o cafézinho do dia a dia e com o açúcar mascavo ficou ainda mais saboroso, agora que li esta matéria, vou procurar trocar todo o resto por este açúcar.

  • Charles Em 13/01/2016 18:14

    Boa tarde. Ótima matéria. Parabéns. QuL deve ser a mediador gramas por dias a ser ingerida de açúcar mascavo ? Obrigado.

  • Kátia cristina Em 20/02/2016 02:39

    quem tem diabete pode com açúcar mascavo

    • Neli Soares Alves Em 19/12/2017 01:35

      Para adquirir a vitamina C através do sol , é necessário ficar semi nua , p/ que o sol penetre em todo o corpo ?

  • Crisoneide Pedrosa Em 09/03/2016 17:46

    Comecei a usar o açúcar mascavo,logo no início vc sente a diferença mas depois acostuma. Muito obrigada pelas dicas.

  • Claudineia Em 02/05/2016 10:44

    Gostaria de entender, porque tantos alimentos que fazem mal a saúde, são vendidos livremente, tantas pessoas ficando doente, se é comprovada que faz mal e nenhum controle é feito. Lamentável.

  • Marcos Em 17/05/2016 21:43

    Não se recomenda usar taxo de cobre em um artigo sobre saúde.

  • Francisco Em 11/09/2016 11:32

    Muito bom esse artigo tirou minhas duvidas sobre a diferença entre o refinado e o mascavo . Parabéns. Refinado nunca mais.

  • Miriam Ramos Dias Em 23/09/2016 15:15

    Por que será que alguns nutricionistas contraindicam até o mascavo? Eles orientam treinar o nosso paladar sem o doce, tomar suco sem doce, café sem doce..aliás, adeus café também. Outro vilãozinho, de acordo com alguns estudiosos…
    Mundo dividido…Concordo plenamente sobre o que foi argumentado a respeito do açúcar branco e o que é dito sobre a maioria dos adoçantes líquidos. Mas está difícil chegar a um consenso sobre o açúcar mascavo…parece que o melaço está a salvo de maiores críticas…

  • Lúcia Helena Em 18/10/2016 16:19

    Muito boa essa matéria! Ótima!
    O açucar mascavo como está relatado aqui,muitos benefícios,mas, também , não é totalmente bom!
    O melhor mesmo seria o melado preto,mais natural. O melhor ainda, seria, eliminar e dar prioridade às frutas que já contem açucar.
    Regina muito bom este post com a valiosa colaboração do Terapeuta Luiz.
    Gosto muito de seu blog de receitas….muito informativo também!…
    Abraçosss….

  • Cecília Em 22/10/2016 19:47

    Estou perplexa !!! nunca pensei que as refinarias sobrevivessem à custa da desgraça humana!!!
    Isto é pura exploração, assim como muitas outras…
    Então porque o Ministério da Saúde não actua, preventivamente, com fiscalização para impedir estas práticas ???
    Como os DIRIGENTES, nesta época de tanta informação, andam tão distraídos !!!

  • Rodrigo Em 20/11/2016 14:10

    Se o açúcar refinado possui mais etapas de refinamento para seu branqueamento, por que ele é mais barato? Não deveria ser mais caro?

    • Mario Em 17/05/2017 18:37

      eis a minha dúvida! Acho que acaba-se agregando mais valor pelos nutrientes que tem, e por ser mais “raro” que o refinado… se bem que em qualquer mercado tu acha, mas enfim… Deve ser produzido numa escala bem menor

Postar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicando.