Ipê-roxo tem propriedades anticancerígenas

Postado por:

Ipê-roxo (Tabebuia avellanedae)

Cientistas americanos descobriram que uma substância extraída da casca do ipê-roxo (Tabebuia avellanedae) “mata” um certo tipo de célula cancerígena, indicou em 2008 um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Segundo os pesquisadores do Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, a descoberta pode abrir o caminho para um novo tratamento contra o tipo mais comum de câncer de pulmão.

Um dos compostos tirados da casca da árvore, o “beta-lapachone”, mostrou promissoras características anticancerígenas. Cientistas já estão utilizando a substância em testes clínicos para examinar seu resultado contra o câncer de pâncreas nos seres humanos.

No entanto, até o momento ainda não se sabe como funciona o mecanismo que mata as células cancerígenas. “Basicamente, descobrimos o mecanismo de ação do beta-lapachone e uma forma de utilizar o remédio num tratamento individualizado”, disse David Boothman, professor do Centro Oncológico Integral Harold Simmons e autor principal do estudo.

Em sua pesquisa, os cientistas determinaram que o composto extraído da casca da árvore interage com uma enzima identificada como NQ01, encontrada em células de câncer pulmonar e outros tumores sólidos. Nos tumores, a substância é metabolizada e produz a morte celular sem danificar os tecidos não cancerosos, diz o estudo.

A substância também altera a capacidade das células cancerígenas de reparar seu DNA, levando à sua morte. A radiação danifica o DNA das células, aumentando a presença de NQ01, segundo os cientistas. “Quando se dirige a radiação sobre um tumor, os níveis de NQ01 aumentam. Tratando as células com beta-lapachone, uma sinergia entre as duas substâncias leva a uma morte contundente” das células cancerígenas, disse Boothman.

Os Ipês

O ipê (ipê, em tupi-guarani, significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”) – muitas vezes chamado de “pau-d’arco” – possui propriedades medicinais, sendo a casca em estudo para tratamentos. É apreciado pela qualidade de sua madeira, além de servir para fins ornamentais e decorativos.

A árvore do ipê é alta, podendo chegar até 30 m (na cidade, em locais abertos pode atingir cerca de 10 a 15 m.), bem copada e na época de floração perde totalmente as folhas para dar lugar às flores das mais variadas cores (brancas, amarelas, roxas ou rosa) com belas manchas coloridas.

É uma árvore originária do cerrado, não precisando de muita água, apenas no início do seu desenvolvimento. Floresce no período de julho a setembro e frutifica de setembro a outubro. Os diversos tipos de ipê recebem os nomes conforme as cores de suas flores ou madeira. Os que mais se destacam são: ipê-amarelo ou ipê comum, ipê-tabaco, ipê-branco, ipê-roxo ou ipê-rosa.

Aprenda a identificar seu Ipê:

Amarelo: Folhas felpudas pequenas, em geral em formação de folhas por ramo.
Roxo: Folhas lisas, às vezes serrilhadas na ponta, crescimento rápido.
Branco: Folhas arredondadas.
Rosa: Folhas grandes e suculentas, talos verdes e crescimento rápido.

Ficha da Planta:

Ipê-Roxo
Família: Bignoniaceae
Gênero: Tabebuia
Nome binomial: Tabebuia avellanedae

É o primeiro dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em junho e pode durar até agosto, conforme a árvore. Tem vários nomes populares como Ipê-roxo-da-mata, Ipê-una ou Pau D’arco, entre outros. Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia heptaphylla, sendo considerado por alguns autores que a T. avellanedae e a T. impetiginosa seriam a mesma espécie.

São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido.
Outros nomes populares: cabroé, graraíba, ipê-de-flor-roxa, ipê-piranga, ipê-preto, ipê-rosa, ipê-roxo-anão, ipê-uva, pau-d’arco, pau-d’arco-rosa, pau-d’arco-roxo, peúva, piuva.

Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A47iperoxo.htm

21

Sobre o Autor:

  Artigos Relacionados

Comentários

  1. Maracy  maio 9, 2013

    Gostaria de saber como se faz e como proceder para usar chá de casca de ipê roxo na intencao de acabar com fungo em unha . Usar infusão ? Banhar por qto tempo ?

    responder
    • luisa  maio 27, 2014

      o ype roxo pode deixar o chã na geladeira por quanto tempo.

      responder
    • paulo  novembro 30, 2014

      vocé pega um copo de alcool ( cachassa bregeira ) mistura 3 colher sopa de ipe roxo, deixe por 3 dias ou até ficar uma cor amarelado depois coe e tome 10 15 gotas 2 veses ao dia

      responder
    • Rocha  setembro 8, 2016

      Lleia o livro” candidiase a praga” e entendera este e outros problemas assim como, conseguir resolver seu problema.

      responder
  2. paulo  junho 10, 2014

    Primeiro, encontrar a arvore sem erro!
    Segundo, retirar a casca dela, parece um isopor, bem leve.Não machuque a parte interna retire somente a casca igual isopor.
    Terceiro, ralar essa casca bem fina, uma colher de sopa para um litro de água. pode tomar 3 copos pequenos por dia.Fazer todo dia.
    Se for fazer tintura, colocar 3 colheres de sopa dentro de um vidro e um copo de alcool de cereais e deixar até o liquido se tornar amarelo dourado, cor de guaraná.Tomar 10 15 gotas 2 vezes ao dia.

    responder
  3. Maria de Lourdes Ribeiro Nésio  agosto 2, 2014

    Boa tarde!
    Gostaria de receber orientações sobre um ipê que está morrendo e saber como evitar. Envio posteriormente fotos para melhor avaliação.,
    Muito obrigada.
    ML

    responder
  4. solange gomes  agosto 9, 2014

    Fui diagnosticada com melanoma maligno e gostaria muito de saber se posso usar ipê roxo ..como posso preparar pois ainda vou fazer uma segunda cirurgia para gladula sentimela…e queria aumentar a chances de não ter espalhado…porfavor se puder me responder ficarei grata….

    responder
    • luiz  abril 18, 2017

      Solange eu assisti uma reportagem do prof. Jaime bruining sobre o cha da folha da graviola com a casca do ipe roxo ele fala que não existi câncer que resisti, faço o uso que deus te abençoe spinelli

      responder
  5. paulo  novembro 30, 2014

    ola pessoal meu sogro esta com psa alterado ele tem 44 ano e psa dele estar 5.77 cera que o ipe roxo baixa mesmo psa alguem fale algo sobre isto pra mim. obrigado

    responder
    • eunice  julho 9, 2015

      psa alto n quer diser q tem câncer, meu esposo ficou com 7 de psa operou esta legal tem 60 anos.

      responder
    • josué lucena de oliveira  junho 17, 2017

      ola pessoal, meu psa 6.00, está alterado eu tenho 65 anos o ipe roxo pode baixar o psa, aguardo uma breve resposta.Obrigado.

      responder
  6. WALDIR PINTO  outubro 28, 2015

    As raízes do ipê roxo, no meu caso com 10 anos, crescem em sentido vertical ou as raízes espalham horizontalmente, podendo prejudicar calçadas, muros, etc.

    Waldir

    responder
  7. Tadako  novembro 12, 2015

    queria saber se chá de ipê roxo pode ser usado para curar câncer de Abdômem? como é preparo quantas vezes pode tomar a dose certa?E precisava mandar para Japão, será que pode?

    responder
    • Erick  agosto 19, 2016

      Ola meu irmao tnbem e no abdomen e presciso revesar as ervas 1 melao de sao caetano 3 dias ai kina 10 dias losna 5 dias 15 dias ype roxo vejetais crus organicos erickmaques@gmail.com

      responder
  8. Erick  agosto 19, 2016

    Usar o melao de sao caetano inteiro retirar as molinhaa e frutos usar ate as raizes fazer aerozol com cha de alho e cebola rocha

    responder
  9. Erick  agosto 19, 2016

    Esta dando excelentes resultasos com meu irmao mas alem dessea tratamentos fazemos outras coisas se alguem querer saber meu face e erick maques

    responder
  10. Marco Antonio Lara  agosto 28, 2016

    Gostaria de saber, de algum caso de tumor Neuroendócrino! Se houve algum resultado positivo, com o uso do ipê Roxo!

    responder
  11. Vanessa  setembro 13, 2016

    Ola. Gostaria de saber se o ” Pau D’arco Ipê Roxo” é doce ou amargo?
    Obrigada

    responder
  12. wederson tolentino de castro  fevereiro 7, 2017

    q bom tenho esta planta tão abençoada la cítio de casa, voo cuidar melhor dela….serve p tratamento do cancêr

    responder
  13. Eliane  junho 8, 2017

    Como eu posso identificar qual é o verdadeiro ipê roxo?

    responder
  14. Ana P S Rocha  junho 24, 2017

    Quero saber se posso usar o cha de ipe roxo pro lupus e tbm pra sindrome de jogleen. Como fazer o cha e quanto devo tomar por dia. Se ja fiz o meu comentario porque nao me responde ao inves de pedir outro comentario se nao pode me responder. Tudo bem Obrigada

    responder

Enviar um comentário