fbpx

Florais para animais

Florais para animais

Para participar  do Curso Completo de Florais de Bach, acesse aqui.

Por: Simone Filkauskas Sequeira – Terapeuta e Instrutora de Florais de Bach

Muita gente pensa que a Terapia Floral foi criada apenas para tratar o ser humano e nem sonha o quanto ela pode ser útil em outros seres, como animais e plantas também.

Como já se sabe, os Florais de Bach atuam sobre o emocional, que é justamente onde se originam todas as causas de diversos sintomas absorvidos em nosso físico, como ansiedade, agitação, medo, tensão, nervosismo entre outros, que acabam por gerar enfermidades.

Na terapia Floral o importante é a causa e não os sintomas, por isso pode muito bem ser usada como preventiva, antes que o conflito ou o estado mental e emocional negativo se instale em nosso sistema.

Quando passamos por traumas, perdas ou situações de extremo stress e ansiedade, os Florais atuam com muita eficácia, trazendo-nos paz interior e bem estar.

florais-para-animaisAgora imagine aquele bichinho fofinho e bonitinho, (pode ser um gato, um cachorro, um passarinho),que acabou de sair do convívio de seus irmãozinhos e de sua mãe, que o amamentava (no caso dos mamíferos) e na qual dormia sentindo seu calor e proteção.

Pois bem, imaginem que ele foi brutalmente afastado de tudo isso para ser o seu bichinho e que agora sente falta da mãe, dos irmãozinhos, tem medo, está assustado com a nova situação, está traumatizado com a separação e muito apegado ao seu passado. Não te conhece direito e nem mesmo sabe se também vai ser separado de você ou abandonado…Nesta situação hipotética, ele poderia se adaptar a sua nova condição, mas com sofrimento e com um certo tempo.

Se tratássemos deste animalzinho desde o momento que ele chegasse em sua casa, poderíamos dar-lhe essências que o fizessem superar o trauma, o medo, o apego e no lugar destes sentimentos estaríamos trazendo, através dos Florais de Bach, consolo, otimismo, a crença e fé de que ele será mais feliz com seu novo dono, aconchego, desapego ao passado, felicidade, paz e tranquilidade. Desta forma, sua adaptação em seu novo lar seria muito mais rápida, tranquila, fácil e feliz.

A fase de aprendizagem:

Florais para animais, vamos supor, por exemplo, que seu bichinho já esteja adaptado, mas está em fase de aprender a fazer suas necessidades fisiológicas no jornal ou local apropriado. Podemos, através dos Florais, ajudá-lo no processo de aprendizagem, dando suporte para esse momento. Sempre atuando no emocional, podemos proporcionar ao seu bichinho o alivio necessário.

Ele pode estar destruindo seus móveis para chamar atenção, por carência… Pode estar comendo muito por ansiedade, mordendo você de maneira descontrolada, pode estar impaciente, pode estar muito medroso e chorando ou se escondendo, pode estar agressivo… Enfim, são muitos os estados emocionais que podem ser tratados e muito bem solucionados com os Florais de Bach.

Outras formas de administrar os florais

Florais para animais vale a pena experimentar essa terapia tão especial neste seu bichinho tão cheio de vida e amor, assim como também em suas plantinhas.

As plantas são seres vivos e possuem energia, (aliás, os florais são feitos com a energia das flores), por isso também sentem!

Quando são transplantadas podemos usar essências que as ajudem na adaptação, assim como quando mudamos um vaso de lugar e percebemos que a planta murchou ou ficou “sem vida” no novo espaço. Podemos até mesmo eliminar pragas com florais específicos para isso, sempre de uma maneira simples e eficaz.

Conheça essa terapia e a utilize em quem você ama, seja uma pessoa, um animal ou uma planta, todos ficarão felizes, com bem-estar, paz interior e muita qualidade de vida!

Florais para animais, qualquer dúvida ou maiores informações, entre em contato conosco.

Grande abraço a todos,

Terapeuta Simone Filkauskas Sequeira

CRT 36336

41 Comentários

  • Suely Afonso Garcia Em 15/03/2012 02:40

    Tem florais para acalmar pit bul ?

    • Luiz Terapeuta Em 15/03/2012 04:19

      Olá Suely! Os animais tem uma resposta muito rápida com a terapia floral, mas para isso é necessário fazer uma pesquisa investigativa para saber como é a rotina do cachorro, o histórico dele, como ele reage diante de determinadas situações, o espaço que ele vive… Isso porque os florais não são como a alopatia, onde existe um remédio específico para um sintoma. Na terapia floral, trata-se a causa que gerou o sintoma, por isso nesse caso específico, é indispensável abordar todas as questões que fazem com que o cachorro seja agitado ou agressivo, compreende? Ou seja, não existe um floral específico para acalmar pit bul, mas existem sim, essências que podem tratar as causas que fazem com que ele tenha dificuldade em se manter tranquilo.

      • Gabriela bernardes Em 11/05/2015 14:59

        Eu posso dar todo dia o floral!?? Meu cachorro Eh um salsicha, me preocupo com os efeitos colaterais que um remédio pode fazer.

  • EUTALIA C. DOS REIS Em 05/04/2012 12:01

    Bom dia. Preciso saber se minha cadelinha Nina, é uma poodle de 5 anos, precisa usar algum floral pois ela dorme muito e vive grudada na gente, acredite ela pede cólo e fica muito dentro de casa e detesta sair de carro
    com a gente. muito obrigada pela atenção. Eutalia.

    • simone Em 09/04/2012 19:42

      Olá Eutália!
      Os florais podem ajudá-la muito, até porque os animais tem uma resposta muito mais rápida ao tratamento com os florais do que nós humanos. Vale a pena vc conversar diretamente com um terapeuta para que este investigue todo o histórico de sua cachorrinha, a rotina dela, o temperamento, entre outras informações importantes para que se chegue à uma fórmula específica para ela, pois devemos sempre lembrar que os florais tratam causas e não sintomas, por isso a importância de se investigar as causas dela, ok! Grande abraço e muita luz!

  • Elizabeth Branco Em 11/04/2012 16:16

    Olá Luiz e Simone!
    Estou tratando meu cãozinho, um yorkshire, com florais. Porém, assim que eu paro de lhe dar as gotinhas o problema volta. Gostaria de saber se pode-se dar florais aos animais indefinidamente.
    O problema dele são medos relacionados com trovões, relâmpagos, bombas. Assim que começa a chover, por exemplo, ele corre de um lado para outro, sobe nos móveis e pula de qualquer altura, sempre ofegante e babando muito! Temo pela sua segurança!! Em tempos normais ele é um cãozinho super tranquilo!
    O composto de florais que lhe dou é o seguinte: Aspen, Rock Rose, Mimullus e White chestnut, 4 gotas 2 a 3 vezes ao dia.
    Agradeço muito se me puderem responder! Um grande abraço!
    Um grande abraço!

    • Luiz Terapeuta Em 13/04/2012 14:29

      Olá Elizabeth!
      Você pode pingar dez gotinhas do floral no bebedor dele, na água e deixar lá. A cada dia, troque a água e pingue novamente dez gotinhas ( isso porque o floral na água dura apenas um dia). Se vc preferir continuar pingando as gotinhas diretamente na boca de seu cãozinho, pingue as quatro gotas, quatro vezes ao dia, pois essa é a frequência ideal para o tratamento com os florais. Se quando ele toma os florais fica melhor e quando para voltam os sintomas, repita novamente a fórmula e continue dando atá acabar o próximo frasco e aí observe se ele de fato se estabilizou. O tratamento com os florais ocorre sempre de acordo com a resposta de quem está utilizando-o. No caso de seu cãozinho, o tratamento deve persistir mais um pouco ainda. Não há problema algum em continuar com o tratamento, pois os florais não possuem química nem princípio ativo e, por isso não geram dependência e nenhum efeito colateral. Grande abraço!

  • zilma teles de menezes Em 11/04/2012 19:24

    gostaria de saber qual remedio que cura o trasntorno de anciedade generalizada. ficarei agardando resposta

    • simone Em 13/04/2012 15:25

      Olá Zilma!
      Não existe um floral específico para tratar do TAG ( transtorno de ansiedade generalizada). Existe sim, meios de investigar quais são as causas emocionais que geram esse tipo de transtorno e de acordo com outras investigações sobre personalidade, histórico, enfim, determinar um floral específico para a pessoa que irá utilizá-lo. Isso porque o floral não atua como na Alopatia, dentro da medicina, onde existem remédios para patologias específicas. Florais não tratam doenças e sim as causas emocionais que geram as somatizações. É possível criar uma fórmula para a pessoa que possui TAG e não diretamente para o TAG, compreende? Por isso os Florais são considerados uma verdadeira terapia, tanto para nós humanos, quanto para os animais também. Abraços!

  • Adriana Em 31/05/2012 00:44

    Olá,
    Meu cachorro, um de 4 anos, dorme normalmente durante o dia, como qualquer cão. Acontece que durante a noite ele é muito agitado, quer brincar e me acorda toda a madrugada, pois fica andando pela casa e me chamando para fazer companhia. A noite seu sono é muito leve. Existe alguma floral que possa ajuda-lo a dormir bem a noite toda?

    Obrigada!
    Adriana

  • varyallelia Em 07/10/2012 17:11

    Bom dia a todos no fórum

    Eu queria dizer oi e perguntar o caminho, se alguém souber de algum tipo de página interessante sobre gatos .

  • Lisboa Em 28/01/2013 14:42

    Olá, queria saber como faço para obter uma receita para manipular florais para dois animais. Um gato que passa a noite toda acordado e dorme durante todo o dia e uma cachorrinha que nao aprende a fazer as necessidades em local apropriado. Ja tentei de tudo com os dois, mas passo o dia fora e se for depender só da educação que dou quando estou em casa, fica dificil. Agradeço a ajuda! Abraços.

  • Cristiane Em 15/02/2013 14:50

    A minha gatinha foi criada totalmente solta antes de vir para minha casa, e sempre tentei deixa-la mais em casa,mas somente consegui que ela ficasse em casa a noite e as vezes a tarde para dormir, mas desde o dia 05/02 que mandei telar a casa pq mataram todos os gatos da região, ela está nervosa e triste. Nõ con sigo que ela use a caixinha de areia. Ela segura por muito tempo, até por mais de um dia mas não faz. Essa é uma grande dificuldade para mantê-la dentro de casa, pois se ela não faz as necessidades aqui tem que sair pra fazer, pois tenho medo que ela fique doente prendendo a urina e fezes.
    Gostaria que ela aceitasse ficar em casa, ficasse mais calma, brincasse, e fizesse as necessidades na caixinha de areia… vc teria alguma sugestão pra me dar?obrigada

  • luciane Em 09/06/2013 13:30

    meu gato e´castrado,mas ele e´muito bravo com as gatas,nao pode ver uma delas que se tranforma,fica com muita raiva e pula em cima agredindo elas,qual floral uso para acalma-lo?

  • Suely Em 10/09/2013 17:33

    Tenho um pincher que é muito agitado, só brinca me mordendo e destruindo tudo que esta ao seu alcance. Qual floral de bach é indicado para ele. Vou fazer este tratamento nele, pois gosto demais dele e ele de mim, mas não conseguimos conviver bem por causa desta agressividade dele. Só fica quieto comigo qdo coloco ele para dormir em minha cama comigo, mas não posso fazer isto todo dia ele mexe demais e cair muito da cama. Me indique um floral para acalma-lo e educa-lo

  • ROBERTA Em 18/11/2013 16:14

    TENHO UMA CACHORRA DE UNS 10 ANOS ELA É OBESA E FICA MUITO TEMPO DEITADA. ELA VIVE MORDENDO AS PATAS E TAMBÉM O INTERIOR DAS PERNAS. SERIA POSSÍVEL ADMINISTRAR ESSES FLORAIS SEM FAZER MAL A SUA SAÚDE OU DEIXÁ-LA MAIS PARADA AINDA??
    ESSE TIPO DE MEDICAÇÃO É DADA TODOS OS DIAS?? POR QUANTO TEMPO????

  • Vanda Em 28/11/2013 14:01

    Bom Dia,
    Como faço para adquirir o floral?
    Tenho um poodle ele é muito carinhoso mas quando escuta algum
    barulho diferente ou se vê pessoas que não conhece fica muito incomodado
    late sem parar pode ser de dia ou madrugada e avança no portão com toda força,
    tenho medo que ele se machuque.

  • Claudia Em 29/03/2014 04:20

    Olá, gostaria de saber qual floral é mais indicado para o meu cachorrinho. É um maltês de 10 meses, ele é muito desconfiado e tem muito medo de tudo, quando chega perto de algum estranho ele começa a latir sem parar e fica tremendo o tempo todo, é muito travado até com as pessoas de casa até quando está recebendo carinho.
    obrigada

  • Letícia Em 24/05/2014 23:35

    Olá, boa noite!
    Tenho uma poodle de 12 anos, e ela tem muito medo de fogos de arficio, e fazemos tratamento com o floral de bach medo com ela, no entanto minha mãe foi dar a ela e acabou dando muito sem querer, ela ficou muito molinha, sonolenta, isso e normal?? Pode ter ocasionado algum mal nela? O que devemos fazer?? Obrigada

  • ROSE Em 22/06/2014 00:06

    TENHO UM CACHORRO DA RAÇA SHITZU,POR MOTIVO DE MUDANÇA A PESSOA NÃO PODE LEVAR E ME DEU,.sO TEM UM PROBLEMA ELE NÃO FICA SOZINHO DE JEITO NENHUM,QUANDI TENHO QUE SAIR É UMA BRIGA POIS NO MEU QUINTAL MORAM OUTRAS PESSOAS .GOSTARIA DE UM FLORAL QUE POSSA USAR PARA ELE,POIS ACHO QUE DEVE SER MEDO DE ABANDONA-LO

  • Alzira Em 23/01/2015 16:48

    Meu basset de 4 meses é muito agressivo morde a gente pra valer mesmo, pula nas visitas e vai mordendo, brincando, mas ele machuca a gente. Não obedece nada q falo pra ele, e se eu fizer um gesto pra bater nele, me avança e morde sem dó. Os florais seriam bons para ele?

  • Esther Em 03/03/2015 03:40

    Eu estou usando o de carência com minha SRD que ficou triste e enciumada com a chegada de um novo cãozinho e tem dado certo ♡ antes ela ti nha parado de fazer festa quando me via e nao tava nem comendo direito, agora ela ja pula na minha direção e voltou a comer tudinho 🙂 super recomendo 🙂

  • Nanci Rosa Em 07/07/2015 03:15

    Meu cachorro, toda vez que sai de carro, passa mal. Ele tem 2 anos e meio. Por favor, qual o floral mais indicado? Obrigada..

  • Tamires Em 17/08/2015 20:10

    olá,
    tenho um yorkshire de 1 ano e 5 meses. O que eu gostaria de saber é qual o floral posso dar para ele:
    – ele gosta de tomar banho, mais o problema é na hora de seca-lo e escovar , ele sempre avança nas meninas do Pet. Pretendo tosar ele, (da ultima vez tiveram que dar anestesia, para poder tosar, pois ele ficou muito agitado e não parava). Qual seria o melhor Floral, de Agressividade, hiperativo, aversão a banho ou de stress ??
    poderia me ajudar?
    obrigada.

  • Natalie Ranchel Em 18/08/2015 18:02

    Boa tarde! Tenho uma filhota chamada Lys que é muito territorialista. Quando passa qualquer animal na frente de cada ela se estressa muito. Agora quando ela está na rua passeando ela é amiga de todos inclusive gatos. Estou querendo adotar um filhotinho de gato e comprei um floral de Bach com o nome “se adaptando ao novo animalzinho” comecei o tratamento na segunda dia 17/08 e tenho que pegar o gatinho dia 21/08. Será que esse tratamento vai ajudar a Lys a aceitar o gatinho? Tem mais algum outro floral que eu deva usar nesse caso?

  • Marla Em 09/09/2015 12:01

    Bom dia!

    Tenho um filhote de Yorkshire de 2 meses. Ele é muito agitado e está na fase de morder tudo. Sei que foi o fato de ele ter saído de perto da mãe e dos irmãos muito cedo (33 dias), se soubesse não teria pegado nessa fase. Algo que tem me preocupado é eu ter percebido que ele não gosta de ouvir “não”. Começa a rosnar e latir com quem disse não pra ele. Depois age com mordidas fortes como se tivesse com raiva da pessoa.
    Queria tratar algum problema que ele possa ta tendo ainda novo para não ter um cão agressivo na fase adulta. Não sei se devo aguardar mais um pouco para perceber a personalidade dele. Se alguém tiver alguma dica para me ajudar nessa criação.

    • fernanda Em 21/01/2016 09:41

      Ola Marla, vc obteve resposta para sua duvida, estou com o mesmo problema será que poderia me ajudar, qual floral vc deu para seu pet…obrigada
      Se possível me escreva fernandasalvadori@yahoo.com.br

    • sonia Em 24/02/2017 12:57

      Oi Marla, estou com o mesmo problema. Já a minha é uma cocker de dois meses que peguei com 40 dias. Muito agressiva e morde tudo. Também queria saber de um tratamento. Se fez algo que de certo me avise sonialj_arqui@hotmail.com muito obrigado.

  • Tania Em 19/10/2015 02:49

    Tenho dois gatos , um siamês (Nick) e um mestiço angorá ( Gaspar), os dois castrados . Eram amigos , dormiam juntos, abraçados , se lambiam , lindinhos demais. Tomavam banho sem problemas. Mês passado dei banho nos dois e o siamês passou a estranhar o outro, porém depois de 3 a 4 dias voltaram ao normal. Estes mês depois do banho a situação piorou , passados 15 dias e o Nick continua agressivo e evitando o Gaspar. O Gaspar tenta aproximar e o Nick ou agride ou vira de costas para ele, da dó porque ele fica triste. O que faço para resolver a situação para voltarem a ser amigos ?

  • Eliete Em 10/02/2016 22:02

    Boa tarde! Gostaria de saber que floral dar para nossa cachorrinha que foi adotada ha 7 meses.Ela tem 1 ano e sempre foi extremamente carente….. Está sempre atrás de nós….entre as pernas…. sempre junto! Nao podeficar sozinha que late sem parar e nao parar e uivar desesperadamente…. Que floral poderia dar a ela?
    Obrigada

  • Mironeide Em 18/02/2016 11:22

    Bommmm dia eu gostaria de saber quais são as reações do floral porquê eu comprei pró meu cachorrinho e puldoo ele tem seis meses então comecei a dar o floral e ele não quer comer nei beber água queria saber o que eu faço e ele TB ta muito triste.. E com diarréia e normal dar essas reações.

  • Mironeide Em 18/02/2016 11:24

    Oi bom diá eu complei o floral e comecei a dar pró meo cachorro mais ele ficou muito estranho não quer comer nei bebê água e com diarréia e normal dar essas reações.

  • luciene chiaradia Em 12/04/2016 18:24

    boa tarde gostaria de uma orientaçao pois nao sei qual floral escolher.Minha gata morreu dia 06/02/16 ficou 15 dias internada e agora o meu gato esta triste, aborrecido mia muito à noite, nunca miava antes, nao sei o que fazer ou o que dar. dese ja agradeço atençao

  • Jane Em 08/07/2016 01:00

    Mudei para um apto maior há 2 meses. Meu cão me segue sem parar. Se estiver dormindo acorda para me seguir. Qual floral seria indicado ?
    Obrigada

  • Nilceia Em 09/08/2016 21:01

    Gostaría muito de uma orientação, tenho uma Lhasa Apso de 2 anos e 9 meses, ela é tranqüila,companheira, com os da casa, ela não se comporta qdo recebo visitas, fica pulando sem parar mesmo não recebendo atenção e qdo retiramos ela para o quarto ela não para de latir,chorar, reclamar…enfim…não da sussego, até a visita ir embora,isso ta incomodando muito, ela é castrada e nao gosta muito de passeio, logo quer voltar pra casa.Será que algum floral da jeito, acalma ela?
    Grata.

  • Marilsa de Paula Em 22/11/2016 17:05

    No componentes de florais de Bach, não teria nada que fizesse mal para meu gato e se provoca sonolência. Obrigada

  • Luciana Ruybal Em 06/12/2016 12:21

    Bom dia…Achei muito interessante sobre os florais tenho uma york que não tem parada ela tem 80 dias terrível..
    O qual floral seria bom eu dar p ela acalmar .
    Ela quer pegar tudo o q não pode e falamos não é ela vai em cima..
    Tem algo q ajude nosso tb?

  • KARINE Em 13/02/2017 13:48

    Tenho uma Maltês de 8 meses de idade e ela é muito ansiosa quando chega qualquer pessoal lá em casa (inclusive eu), ela fica pulando, coração disparado e demora a acalmar. Além disso, ao passear na rua, ela tem medo das pessoas e dos cachorros (de qualquer tamanho). Ela chega até a cheirar os animais mas logo depois se esconde atrás de mim, pede colo ou puxa a coleira para ir embora. Ela já roeu muro o beiral da porta (coloquei pimenta) e melhorou ao ficar sozinha em casa. Vou viajar com ela para a serra m breve e em algum momento terei que deixar ela sozinha um pouco para fazer umas compras e tenho medo que ela se estresse demais.

    Gostaria de saber qual floral ou manipulação de floral seria indicado para ela.
    Abs
    Karine

  • Ana Paula Em 19/02/2017 02:25

    Estou um pouco desesperada com a situação de uma gatinha que tenho… Sempre gostei de criar muitos gatos e atualmente tenho 8 e todos se dão bem menos ela que simplesmente começou agredir um dos irmãos. Ela não é castrada, não tem acesso a rua, e todos os outros são castrados. Faz alguns meses que ela está assim e comecei a dar Florais de Bach pra ela na esperança que resolva. Ela tem uns 3 anos e nunca teve filhotes. Pensei até na possibilidade de dar ela ou o gatinho que ela agride, é muito estressante para mim e eles porque isso acontece todo santo dia. Não sei se estou dando o floral certo, é para agressividade. Espero que me ajudem. Obrigada.

  • Carmen Lucia Pereira Em 27/02/2017 14:00

    Tenho um gatinho que deve ter uns 2 meses, estou com ele desde quase do dia que nasceu,estou apavorada porque ele morde a toda hora e com força, eu e minha mãe estamos cheias de marcas de mordidas dele.Ele dorme no meu quarto, e quando amanhece tipo 5,30 da manha ele faz de tudo para eu levantar. com ele.Gostaria muito de um floral para acalma-lo.

  • Maria Amélia bernardes Em 12/03/2017 00:15

    Nosso beagle q nasceu 02/01/17, está mordendo muito a gente, chegando tirar sangue da gente. Qual florais que poderia dar para ele??

Postar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicando.