fbpx

Terapia Ortomolecular (oligoterapia)

Técnica utilizada pelo Terapeuta Luiz Carlos Costa Sequeira

Terapeuta – CRT 24244

Terapia Ortomolecular, Ortobiomolecular, Terapia Biofísica, Terapia por Frequência, Acupuntura, Thought Field Therapy, Florais de Bach, Balanceamento Muscular® (Kinesiology), Reset®, Applied Kinesiology®, Psych-K® – Instrutor de Balanceamento Muscular®

Terapia Ortomolecular ou Oligoterapia  tem como objetivo principal equilibrar ou acordar as funções do sistema com os minerais e vitaminas.

O terapeuta, através de uma pesquisa minuciosa com o cliente, detecta quais são suas carências minerais e por meio de técnicas de ionização, bandagens e procedimentos específicos da Ortomolecular, repõe os mesmos nutrindo assim as deficiências do cliente para que o mesmo obtenha uma vida saudável com bem estar.

Na ausência de minerais, fica aberta a porta para ansiedade, nervosismo, stress, depressão entre outras disfunções podendo levar à graves estados patológicos. Esta ausência proporciona também sintomas desconfortáveis ao organismo, os quais não são detectáveis em exames convencionais da medicina ortodoxa, mas o indivíduo sente que há algo que está em desarmonia.

ALÉRGICO DIÁTESE I ou artrítico alérgica:

Há aceleração nas trocas orgânicas, com respostas muito rápidas, excessivas. Os pacientes geralmente são crianças ou adultos jovens, com um quadro alérgico presente (rinite, asma, eczema, alergia alimentar etc.) e/ou sinais inflamatórios articulares, com poucas ou nenhuma alteração laboratorial, são hiperativos, principalmente a noite, com dificuldade de conciliar o sono, e geralmente pela manhã, tem dificuldade de despertar. Irritáveis, dinâmicos, otimistas, hiperreativos e hiperemotivos, com um cansaço de base mascarado por uma constante movimentação e busca de atividades. O tratamento desta diátese requer a recomendação do oligoelemento Manganês (Mn);

HIPOSTÊNICO DIÁTESE II ou artro infecciosa:

Há diminuição nas trocas celulares. As respostas são lentas e de intensidade insuficiente, sintomatologia hiporreativa, tendência a infecções e fatigabilidade anormais, progressiva com o decorrer do dia. Se crianças, apresentam déficit pondero-estatural, dificuldade de atenção e concentração, há a tendência a infecções repetitivas (gripes, ORL, cutâneas por exemplo). O tratamento desta diátese requer a recomendação do complexo oligoterápico manganês-cobre (Mn-Cu);

DISTÔNICO DIÁTESE III:

Há uma desadaptação da resposta celular. É a Diátese da segunda metade da vida, da maturidade. Os pacientes sofrem de sintomas distônicos, tipo neurovegetativos, evoluindo frequentemente para quadro de Ansiedade crônica. As patologias iniciam sua passagem do funcional para o lesional. Temos como exemplo: alterações endócrinas e sinais e sintomas da menopausa, artrose, transtornos circulatórios periféricos e centrais, dislipidemias, manifestações distônicas epigástricas, estados espasmofílicos, perdas de memória, alergias crônicas etc.. O tratamento desta diátese requer a recomendação do complexo oligoterápico manganês-cobalto (mn-Co);

ANÉRGICO DIÁTESE IV:

As trocas celulares estão muito diminuídas, quase nulas, há a insuficiência global de reações autodefensivas, e impotência terapêutica a qualquer tratamento. Os sintomas variam desde anergias transitórias (pós virais, choques morais, pós cirúrgicas ou pós traumáticas) até quadros degenerativos, lesionais e morte. Os sintomas principais são: fadiga global, que não melhora por repouso, fenômenos depressivos, diminuição das faculdades intelectuais, infecções de evolução rápida, severas e recidivantes, com falta de resposta à antibioticoterapia, senescência global, rapidamente evolutiva, câncer e todas degenerações celulares. O tratamento desta diátese requer a recomendação de um complexo oligoterápico (cobre-ouro-prata). As Diáteses primárias (I e II) e secundárias (III e IV) podem apresentar-se imbricadas ou isoladas.

Forma de utilização:

Ionizáveis de forma transdérmica.

Conheça a ação dos Oligoelementos

1 – Alumínio ( Al )

Ação:

• Cérebro e Sistema Nervoso Central.

Propriedade:

Biocatalítico nos atrasos de desenvolvimento intelectual; Aumenta a vitalidade cerebral; Facilita a capacidade de compreensão e ativa a succinato desidrogenase.

Indicação:

Atraso no desenvolvimento intelectual; Perturbações da memória; Atrasos escolares; Mongolismo ( como coadjuvante na terapia ) e arteriosclerose.

2 – Antimônio ( Sb )

Ação:

Sistema articular.

Propriedade:

Biocatalítico “lubrificante” nas articulações.

Indicação:

Artroses; e Reumatismos agudos.

3 – Bismuto ( Bi )

Ação:

Otorrinolaringológica.

Propriedade:

Biocatalítico nas afecções da garganta; Permite evitar ou diminuir as doses de antibióticos.

Indicação:

Amigdalites; Laringites; Faringites; Adenoidites; Sinusites.

OBS: Os riscos da bismutoterapia estão eliminados não só pelas micro doses ministradas, como pela sua presença em forma iônica.

NT: No terreno infeccioso, o bismuto é normalmente prescrito como complemento do Cobre, o que reforça a autodefesa anti-infecciosa.

4 – Boro ( B )

Ação:

Na infiltração intersticial do tecido celular subcutâneo.

Propriedade:

Diurético.

Indicação:

Obesidade; Celulite.

NT: Coadjuvante no tratamento estético, na massagem e drenagem linfática.

terapia-ortomolecular-oligoterapia5 – Cálcio ( Ca )

Ação:

Aparelho músculo esquelético.

Propriedade:

Essencial no crescimento, gravidez e lactação.

Indicação:

Raquitismo ( Associado às vitaminas A e D ); Osteomalacia; Osteopenia; Osteoporose; Dentição; Consolidação de fraturas; Cárie dentária junto com o Flúor; Descalcificação; Desmineralização; Fraturas; Espasmofilia; Reumatismo; Estados nervosos; Anomalias do metabolismo Ósseo; Hipertensão.

6 – Cobalto ( Co )

Ação:

Sistema Simpático e Parassimpático ( geral e Circulatório); Sobre o miocárdio; Na coagulação sanguínea.

Propriedade:

Regularizador no Sistema Neuro-Vegetativo; Regularizador na Vasodilatação e Hipotensão; Antagonista da Adrenalina; Hipoglicemia; Melhora a microcirculação.

Indicação:

Distúrbios Neurovegetativos; Hipertensão e hipotensão arterial; Insuficiência circulatória periférica; Acrocianose; Espasmos arteriais e dos pequenos vasos; Taquicardias; Cardialgias; Doença de Raynaud; Arterite dos membros inferiores; Enxaquecas ( uma dose de hora em hora ); Angustias; Distúrbios psíquicos do tipo ansioso e, particularmente, antes e durante exames, concursos etc…

NT: Coadjuvante na formação da hemoglobina.

7 – Cobre ( Cu )

Ação:

• Sistema Retículo-Endotelial.

Propriedade:

Estimula os processos de defesa orgânicos; Antiinfeccioso; Antiinflamatório; Aumenta a resistência às infecções virais ou microbianas; Potencializa a ação dos antibióticos; Estimula as supra-renais; Completa a atividade da vitamina C; Tomado logo aos primeiros sinais de gripe, debela-a em 48 horas sem deixar astenia conseqüente.

Indicação:

Todos os estados infecciosos agudos ou evolutivos; Todos os processos inflamatórios; Vitiligo ( algumas formas ).

Contra-indicação:

Doença de Wilson – Acúmulo de cobre no organismo.

8 – Cromo ( Cr )

Ação:

Metabolismo Nutricional.

Propriedade:

Essencial ao metabolismo dos lipídeos e glicídios.

Indicação na Terapia Ortomolecular:

Diabetes; Doenças de nutrição; Arteriosclerose; Colesterol.

9 – Enxofre ( S )

Ação:

Aparelho Hepato-Biliar; Insuficiência Digestiva; Doenças de Pele; Asma; Rinite; Síndrome Neuro-Artrítico; Enxaquecas; Doenças Alérgicas.

NT: Por ser dessensibilizante universal, deve-se associar aos tratamentos de pele tais como: acne, eczema e urticária.

10 Estanho (Sn )

Ação:

Sobre todas as Estafilocoxias.

Propriedade:

Antiinfeccioso.

Indicação:

Abscessos; Furúnculos; Antraz; Acne infectada.

11 – Ferro  ( Fe )

Ação:

Hematopoética; Acelerador enzimático.

Propriedade:

Indispensável aos órgãos produtores de sangue; Oxigenação celular; Elaboração enzimática; Indispensável ao transporte de elétrons.

Indicação:

Anemias Ferropênicas; Convalescença; Hemorragias.

NT:O metabolismo do Ferro depende da presença de outros oligoelementos como o Manganês-Cobre-Cobalto aos quais deve ser associado.

12 –  Flúor ( F )

Ação:

Aparelho músculo-esquelético.

Propriedade:

Essencial à regularização do metabolismo de fixação do Cálcio, em particular ao nível da ossificação e das trocas iônicas articulares.

Indicação:

Distúrbios na calcificação; Escoliose; Cifose; Raquitismo; Atraso no crescimento; Osteoporose; Osteomalacia; Osteopenia; Hiperlaxidez ligamentar; Entorses repetitivas; Distrofias ósseas; Prevenção de cárie dentária; Rompimento de ligamentos; Aleitamento; Gravidez; Funcionamento auditivo (zumbido); Desmineralização; Descalcificação; Retardo de consolidações de fraturas; Entorses recidivantes; Dorsalgias posturais; Osteocondrite da tíbia; Epifisite vertebral dolorosa da adolescência (Mal de Scheuermann); Osteocondrite primitiva do quadril.

13 – Fósforo ( P )

Ação:

No metabolismo fosfocálcico e psiquismo; Sobre Paratireóide; Sobre o Sistema Nervoso Central.

Propriedade:

Essencial ao metabolismo do Cálcio a todos os níveis; Ósseo; Parassimpático; Central; Paratireoide; Antiespasmódico.

Indicação:

Astenia física e psíquica; Depressões nervosas; Estados de esgotamento cerebral; Estados espasmódicos; Respiratório; Circulatório; Muscular; Distrofias ósseas.

Associado a Cobre-Ouro-Prata é indicado no início da doença de Dupuytren.

NT: As regularizações do metabolismo de fixação do Cálcio, estão dependentes da presença catalítica do Flúor e do Fósforo.

14 – Germânio ( Ge )

Ação:

Na regeneração celular.

Propriedade:

Regularizador, revitalizante celular.

Indicação na Terapia Ortomolecular:

Estados pré-cancerosos.

15 – Iodo ( I )

Ação:

Sobre a tiroide e outras glândulas endócrinas; Sistema circulatório; Sistema Neuromuscular; Pele e fâneros.

Propriedade:

Regularizador da tiróide e glândulas endócrinas; Preside ao metabolismo nutricional.

Indicação:

Bócio; Obesidade tipo tireoidiano; Hipotiroidismo; Hipertiroidismo; Profilático das escleroses orgânicas; Hipertensão arterial, associado ao Manganês-Cobalto; Dismenorréias ( hiper e hipo ).

16 – Lítio (Li )

Ação:

Sistema Nervoso Central; Funções renais de eliminação urinária.

Propriedade:

Regulador de humor; Propriedades psicotrópicas sobre os Neuromoduladores Cerebrais; Favorável nos problemas psíquicos da terceira idade; Regulador do sistema hidroeletrolítico; Favorece a eliminação de uréia e do acido úrico.

Indicação:

Depressões; Insônias; Ansiedade; Angústia; Fobias; Perturbações de comportamento; Emotividade; Abulia; Instabilidade emocional; Inibição; Psico-dermatoses; Nervosismo; Agressividade; Estados de esgotamento cerebral; Uremia; Uricemia; Gota; Psicopruridos.

17 – Magnésio (Mg )

Ação:

Intestinos; Participa no metabolismo dos glucídios, lipídeos e protídeos; regularização do metabolismo do Cálcio; Na membrana celular, regularizando a troca eletrolítica extra e intracelular.

Propriedade:

Anti-stress; Antiespasmódico; Antiinfeccioso; Cárdio-protetor; Regulador térmico.

Indicação na Terapia Ortomolecular:

Espasmofilia; Senescência; Melhora a função cardíaca; Melhora função muscular e nervosa; Alivia bronco espasmos; Protege audição por excesso de ruído; Melhora a função da paratireóide; Ajuda na qualidade do sono; Melhora a bio-disponibilidade de vitamina B6; Fortalece o esmalte dental; Elimina alumínio; Desmineralização; Perturbações do crescimento; Raquitismo; Gravidez e aleitamento; Verrugas; Cãibras; Profilaxia do aborto; Debilidade emocional; Ansiedade; Angústia; Cefaléias; Vertigens; Arritmias; Tremores; Neuroses; Psicopatias; Dermatoses; Insônias constituídas por auto-intoxicação; Obstipação crônica; Colites; Insuficiência hepática funcionais.

18 – Manganês ( Mn )

Ação:

Corretor diatésico do terreno da diátese 1; No ciclo de Krebs; Sobre o sistema imunológico; Intervém em numerosas funções enzimáticas ou metabólicas; Participa na síntese da hemoglobina; Coenzima das Amino-Peptidases.

Propriedade:

Antialérgico; Dessensibilizante; Biocatalizador das oxidações celulares; Favorece o desenvolvimento das glândulas endócrinas.

Indicação:

Asma alérgica; Alergias alimentares; Sinusites; Rinites alérgicas; Coriza espasmódica; Urticária; Eczema alérgico; Prurido; Astenia matinal; Poliartralgias; Hipermenorréia; Indicações específicas da Diátese 1; Falta de memória nos jovens; Insônias dos “alérgicos” que dormem pouco; Enxaquecas.

NT: Os estados carências de Manganês são freqüentes nas civilizações de indivíduos cujo sedentarismo provoca fenômenos de autointoxicação.

19 – Molibdênio ( Mo )

Ação:

Especial incidência sobre o fígado.

Propriedade:

Coenzimas das: Xantino-Oxidase; Aldeído-Oxidase; Hidrogenase.

Indicação na Terapia Ortomolecular:

Anemias hipocrômicas; Anorexias tóxicas e mentais.

20 – Níquel ( Ni )

Ação:

Pâncreas ( endócrino e exócrino ).

Propriedade:

Biocatalizador óxido-redutor com fator enzimático múltiplo ( fosfatasses ).

Indicação:

Obesidade; Celulite; Disfunções Hepato-Bilio-Pancreáticas; Diabetes; Estimulante das glândulas salivares.

21 – Platina ( Pt )

Ação:

Celular.

Propriedade:

Forte biocatalizador das reações bioquímicas; Antidegenerativo.

Indicação:

Estados pré-cancerosos; Senilidade precoce.

22 – Potássio ( K )

Ação:

Sobre o metabolismo da água.

Propriedade:

Antiálgico; Regulador da função suprarrenal.

Indicação:

Obesidade por retenção hídrica; Reumatismos degenerativos; Edemas ( renais e cardíacos ); Fadiga muscular.

23 – Selênio ( Se )

Ação:

Reidrata a pele e as mucosas; Regulariza a atividade endócrina.

Indicação:

Queda de cabelo; Unhas quebradiças; Osteopenia; Cicatrizante; Osteoporose; Artrose; Hiperlaxidez ligamentar; Deficiência intelectual; Verrugas; Unhas com pontos brancos; Regenera tecidos lesados.

25 – Titânio ( Ti )

Ação:

Preponderante nas síndromes do terreno Artro-Tubérculos.

Propriedade:

Estabilizador geral.

Indicação:

Fragilidade traqueobrônquica; Bronquite; Laringite; Sinusite.

NT: Deve ser alternado com Silício.

26 – Vanádio ( V )

Ação:

Sistema Cardiovascular.

Propriedade:

Oxi-redutor.

Indicação Na Terapia Ortomolecular:

Hipostenia; Neoplasias; Colesterol; Doenças cardiovasculares.

27 – Zinco ( Zn )

Ação:

Sobre as glândulas endócrinas; Hipófise; Pâncreas; Gônadas.

Propriedades;

Constituinte da Anidrase-Carbônica; Influencia o metabolismo da respiração celular.

Indicação na terapia:

Perturbação no eixo Hipofiso-Genital-Suprarrenais; Atrasos no crescimento; Menopausa; Disfunções sexuais ( impotência e frigidez ); Prostatismo; Hipermenorréias; Dismenorréias; Protege contra a doença de Alzheimer;

NT: As carências de Zinco e seus períodos:

Pré-Natal: Má formações; Atraso no crescimento intra-uterino.

Perinatal: Diminuição do crescimento cerebral.

Pós-Natal: Anorexia.

28 – Alumínio-Cobalto (Al-Co )

Ação:

Aparelho cerebral.

Propriedade:

Regularizador.

Indicação na Terapia Ortomolecular:

Perturbações da memória; Perturbações do sono.

29 – Cálcio-Cobre-Zinco (Ca-Cu-Zn )

Ação:

Sobre o eixo Hipotálamo-Hipófiso-Pancreático.

Propriedade:

Estimula a imunidade celular; Aumenta as defesas orgânicas.

Indicação:

Involução tímica; Alergias.

30 – Cobre-Ouro-Prata (Cu-Au- Ag )

Ação:

Catalítico da Diátese 4 ( Anérgico ); Sistema Retículo-Endotelial.

Propriedade:

Antiinfeccioso; Antiinflamatório; Cortilo-Estimulante.

Indicação na terapia:

Reumatismos crônicos e evolutivos; Infecções de repetição; Astenia psicofísica; Obsessões; Úlceras varicosas; Varizes; Falta de memória dos “ anérgicos”; Falha global das capacidades intelectuais; Melhora a capacidade de raciocínio; Neurastenia; Obsessões mórbidas; Tendências suicidas; Síndromes depressivas existenciais.

31 – Ferro-Cobre-Cobalto (Fe-Cu-Co )

Ação:

Hematológica.

Propriedade:

Produtora de hemoglobina.

Indicação:

Anemia ferropênica; Fadiga.

NT: Nos casos de hipotensão, administrar também o Iodo.

32 – Manganês- Cobalto (Mn-Co)

Ação:

Sistema Neurovegetativo.

Propriedade:

Regularizador Neurovegetativo.

Indicação na Terapia Ortomolecular:

No sistema circulatório:

Insuficiência circulatória; Insuficiência circulatória periférica; Hipertensão; Tendência para arteriosclerose; Cefaléias de origem circulatória; Pernas pesadas; Varizes; Cãibras; Síndrome de Raynaud; Arterites; Coronarites.

No aparelho digestivo:

Espasmos gastrointestinais; Aerofagia e aerocolia; Disquenésia biliar; Litíases, ( cálculos ); Úlceras do estômago e duodenais; Colites.

No aparelho urinário:

Uremia; Litíase renal, úrica e oxálica.

No aparelho Neuropsíquico:

Angústia e ansiedade; Insônias no Neuroartrítico que dorme pouco por constituição ou intoxicação digestiva; Perda de memória no adulto; Irregularidades no caráter; Alternância de humor;  Coadjuvante com Cu-Au-Ag no tratamento dos neurastênicos e na capacidade de raciocínio dos Neuro-artríticos.

Na pele:

Alguns eczemas crônicos.

No aparelho respiratório:

Transição da Asma simples ao enfisema.

No aparelho Osteoarticular:

Gota; Doença de Paget.

33 – Manganês-Cobre ( Mn-Cu )

Ação:

Sobre os indivíduos da Diátese 2; Fragilidade tráqueo-brônquica; Astenia psicofísica progressiva.

Propriedade:

Corretor diatésico.

Indicação na Terapia Ortomolecular:

No aparelho respiratório:

Afecções microbianas em geral; Asma brônquica; Bronquite; Traqueite; Sinusite;

No aparelho Neuropsíquico:

Falta de memória; Dificuldade de concentração; Astenia Psicofísica progressiva.

No aparelho Digestivo:

Enterocolites; Alternância de diarreia e obstipação.

No sistema endócrino e genital:

Hipotiroidismo; Hipomenorreias; Cistite reincidente.

Na pele:

Prurido; Acne; Eczema.

34 – Manganês-Cobre-Cobalto (Mn-Cu-Co)

Ação:

Sistema Neurovegetativo.

Propriedade:

Regularizador; Preside ao metabolismo do Ferro.

Indicação:

Espasmos Gastrointestinais; Úlcera duodenal; Anemias.

35 – Maglise ou Selimag

Propriedades:

Anti-stress; Despolarizante celular; Astenia Neurocerebral; Antioxidante; Regulador térmico.

Indicação:

Espasmos musculares; Cãibras; Tremores; Astenias; Neuroses; Terrenos cancerígenos.

36 – Níquel-Cobalto ( Ni-Co )

Ação:

Metabolismo Pancreático ( exócrino ).

Propriedade:

Regularizador.

Indicação:

Aerocolia; Esteatorréia; Diabetes; Obstipação: Digestões lentas; Fermentações intestinais; Sonolência digestiva;  Diabetes.

37 – Zinco-Cobre (Zn-Cu)

Ação:

Glândulas endócrinas, esfera hipófiso-genital.

Propriedade:

Regularizador do sistema endócrino.

Indicação:

Disfunções endócrinas; Menopausa; Disfunções ovarianas; Dismenorreia; Menorragias; Metrorragias; Frigidez e impotência sexual; Acne; Queda de cabelos; Distúrbios da puberdade.

38 – Zinco-Niquel-Cobalto ( Zn-Ni-Co )

Ação:

Sobre o eixo Hipófiso-Pancreático (endócrina).

Propriedade:

Regularizador do sistema endócrino e protetor Pancreático; Preventivo dos estados pré-diabéticos.

Indicação na Terapia Ortomolecular:

Astenia; Obesidade; Angústia; Diabetes; Má digestão; Perturbações de assimilação; Aerocolia.

NT: Protetor e reequilibrante na diabetes constituída, originando freqüentemente uma diminuição nas doses de insulina ministradas aos insulino-dependentes.

Terapia Ortomolecular – Oligoelementos

Importante: Este tratamento não substitui orientação médica ou nutricional.

17 Comentários

  • Humberto Em 14/09/2013 16:32

    Em primeiro lugar, parabéns pelo conteúdo. Em segundo, fiquei abismado por não ver nenhum comentário sobre esta matéria, vejo, ás vezes 1 milhão de visitas a coisas que não tem o menor valor na vida das pessoas, e para uma matéria como essa não vi nenhum. Me interesso muito por muitas coisas, uma delas é saúde. Tenho orientado vários amigos e outras pessoas que procurem ajuda com terapeutas, pessoas que sofrem com problemas que poderiam ser resolvidos através de equilíbrio nutricional e químico, mas elas se acostumaram aos alopatas e fica difícil fazer a pessoa entender a diferença. Gostaria de saber se é possível uma formação na área ortomolecular, sem formação em medicina. Grato.

  • MAGDA MENDES Em 08/10/2013 22:17

    Gostaria de dizer que fiquei muito feliz pela matéria e vou enviar a minhas amigas.
    Eu estava procurando informações sobre o DIÁTESE 1 que hoje uma amiga me indicou.
    Meu olho lacrimeja o tempo todo (somente o direito), tenho alergia a leite, farinha. Tenho refluxo (não posso tomar café, comer bolinhos de chuva que amo!!! Rsss)
    Estou com a Tireóide alterada. Tenho muito sono as vezes e não consigo nem levantar a cabeça. Agora me foi indicado pela Nutricionista L-Tirosina e outros suplementeos.
    Você é de que cidade?
    Obrigada
    Magda Mendes

  • Aparecida Poliana de Oliveira Em 23/06/2014 19:26

    Boa tarde, gostei muito da sua materia, fiz o curso de Terapia Ortomolecular estou trabalhando a quase um ano com geis dos minerais quelatos, estou tendo resultados excelentes tanto na terapia quanto na estética corporal, é maravilhoso os resultados gostaria de manter contato com vc pra trocarmos experiencia se for do seu interesse. Fico em aguardo.

    • Thaís Em 11/03/2015 23:59

      Olá, Aparecida! Gostaria de saber onde fez o curso.

  • alex Sakai Em 07/07/2014 13:49

    gostaria de saber onde posso encontrar o litio pra comprar
    eu vivo no estado de rondônia e aqui não encontrai
    sou terapeuta acupunturista e tenho uma paciente
    que tem excesso de ansiedade excesso de pensamentos
    o litio seria bom para complementar o tratamento com acupuntura

    • Eronildes Castelo Em 25/11/2016 16:19

      Sakai, a farmacia Vitória Régia tem, em Rio Branco-AC.

  • I cristina Em 17/09/2014 16:32

    Oi estou estudando essa matéria estou gostando muito tenho dúvidas onde encontrar os ditos … e em farmácia ou pedir pra formula???

    • João Pedro Em 18/02/2016 11:06

      Olá, chamo-me João Pedro e sou Português. Também tenho muito interesse pelo Lítio, Rubidio e Germânio, mas aqui em Portugal não consigo encontrar estes minerais na forma de oligoelementos. Sabe-me dizer onde posso encontrar, num site da internet, ou algo do género ou ??

      Obrigado, cumprimentos !!

  • rosecleia Simao Em 19/10/2014 23:03

    Boa noite. Solicito especial atencao na orientacao do litio transdermico. Como usar , em que local do corpo e quantas x ao dia. Adquiri o Sigol litio via on line e descobri seu site e da rentco por pesquisa.
    Antecipo agradecimento pela valiosa ajuda.
    Att
    Rosecleia

  • Aparecida Em 03/12/2015 17:13

    Gostaria de fazer um curso on line pode me indicar um ou vc da esse curso amo terapia ortomolecular quero muito o curso obrigado

  • Leila Em 13/08/2016 23:18

    Oi,boa noite! Eu adorei a matéria mas aqui no RJ não sei onde encontrar os oligoelementos! Fiz um curso de ortoreduçao,muito bom!

  • Sérgio Em 20/08/2016 16:17

    Belo Artigo aqui descrito, quero obter um conhecimento maior sobre o assunto, quero fazer um curso de Oligoterapia e entender de tratamento Ortomolecular, e este artigo foi muito importante neste momento, agradecido pelo entendimento oferecido aqui, mas acho que o curso me dará um conhecimento mais apurado,
    Pena que poucos tem este conhecimento, para se cuidarem de maneira mais eficiente.

  • Ademir Antonio Panatta Em 23/02/2017 14:51

    Muito bom. Obrigado professor, pelo excelente artigo.

  • Leandro Em 30/06/2017 20:24

    Faço tratamento com sertralina para ansiedade.
    Posso tratar com o gel da oligoterapia ?
    Os 2 juntos ?

  • Eliane Em 02/08/2017 16:44

    Bom dia, sou esteticista e trabalho com produtos da linha ortomolecular e desejo me aprofundar. Você poderia sugerir literatura e curso?

  • Lisiane Em 01/06/2019 19:36

    Muito interessante a terapia ortomolecular!
    Pessoal, tomem cuidado com reposição de Lítio. Tive uma depressão grave que durou dez anos. Tomei lítio uma vez por recomendação psiquiátrica e tive tremedeiras. Apos o exame de sangue (solicitado pelo psiquiatra). Foi detectado q meus níveis de lítio estavam altíssimos, chegando a nível toxico (que tem como efeito colateral – tremedeiras)
    Parei de tomar e procedi com mais exames. Descobri que meus níveis de lítio nunca foram baixos, já que ha inúmeras causas da depressão e falta de lítio é apenas uma delas.
    Abraços

    • Ana Scherer Em 04/05/2020 02:03

      Olá Lisiane, o Litio em questão aqui é catalítico e não é toxico. Diferente do alopático ao qual vc se refere. Mas tem outra coisa; não deve ser usado isoladamente, pois não se trata de remédio, A oligoterapia avalia o individuo como um todo através de uma díátese , Assim reconhecendo qual o seu terreno e quais os oligoelementos que será indicado para seu tratamento individual. Cada pessoa tem a sua individualidade. É uma área maravilhosa de estudo. Abraco

Postar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicando.