fbpx

Terapia Holística o que é?

terapia-holistica-o-que-eTerapia Holística o que é?

Os estados emocionais negativos, os bloqueios energéticos nos meridianos, a falta de consciência corporal, a carência alimentar, entre outros, tornam a vida um sofrimento sem igual.

Isso porque, apesar das pessoas que se encontram nestas situações não estarem doentes, na acepção técnica do termo, também não estão utilizando seus corpos na sua plenitude. Ao contrário, muitas delas estão realmente com bloqueios que as impedem de desenvolverem suas atividades diárias da forma como gostariam.
Ao mesmo tempo, estas mesmas pessoas não podem obter tratamento médico adequado às suas necessidades, uma vez que os problemas que apresentam não são considerados doenças, restando às mesmas, tão somente, permanecerem em sua situação.

A Terapia Holística nasceu nesta lacuna. É uma prática não médica, onde predominantemente se busca o equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel em seu meio.

As funções profissionais do Terapeuta Holístico devem, necessariamente, conter nas ações de atendimento, a promoção do autoconhecimento e a busca do equilíbrio energético, sempre dentro do paradigma holístico, promovendo a otimização da qualidade de vida através das diversas técnicas das terapias holísticas ou naturais, evitando-se qualquer termo ou duplicidade de entendimento que sejam específicos de atividades médicas ou de outros profissionais de saúde.

O cliente é abordado integralmente, ou seja, em seus aspectos físicos, psíquicos, energéticos e ambientais e, para tanto, faz-se uso de uma somatória de Aconselhamento e Vivências com técnicas de intervenção corpórea, tais como Massoterapia, Terapia Corporal, Acupuntura e derivadas, Florais de Bach, Reiki, Balanceamento Muscular, Terapia Ortomolecular dentre outras.

Daí a necessidade de oferecer à população acesso a estas formas de estímulos, para que a mesma possa suprir esta lacuna existente entre o estado de saúde e doença, que é justamente a área de trabalho dos terapeutas holísticos.

Trata-se de uma profissão única, eis que nenhum outro profissional tem condições de intervir nesta área, propondo a melhora na qualidade de vida dos beneficiários que os terapeutas holísticos podem.