A difícil arte de Meditar

Postado por:

A meditação ficou na moda, seus benefícios são indiscutíveis. Mas como meditar? Como conseguir aquietar a mente que não para de pular de um pensamento ao outro?

A tradição diz: sente-se em um ambiente silencioso, em posição de lotus e permaneça sem pensar durante pelo menos 20 minutos diariamente…. oi? sentar na posição de lotus mesmo requer MUITO alongamento, não é fácil trançar as pernas cruzando-as de foram acrobática, eu só consegui algumas poucas vezes. Ok, vamos só cruzar as pernas… mas mesmo assim, vai começar a doer alguma coisa… respire na dor, dizem os entendidos. Haja respiração.

Eu acredito que a postura não é essencial para começar a meditar. Medite simplesmente sentado, ou deitado, ou em pé andando… escolha sua posição preferida, varie!

Cante um mantra. Mantras são legais mas pouca gente sabe o que é um. Wikipedia tá aí pra ajudar na definição:

Mantra (do sânscrito Man mente Tra controle) é uma sílaba ou poema religioso normalmente em Sânscrito. Os mantras originaram do hinduísmo porém são utilizados também no budismo e jainismo. O mantra é uma formula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente pelos fiéis de certas correntes budistas e hinduístas. O termo é uma palavra em sânscrito que significa ‘controle da mente’. O mantra é repetido de forma a auxiliar a concentração durante a meditação.

Gostou? Tem vários, desde o som Universal do OM, passando pelo mantra da minha querida Kuan Yin (que na mitologia Chinesa é conhecida como a Deusa da Compaixão e Misericórdia) OM MANI PADME HUM.

Mas meditar com mantras é apenas um recurso para manter o foco em algo que não faça os pensamentos voarem pro futuro, ou repensarem o passado. Portanto, você pode meditar simplesmente contando respirações, rezando um terço, cantando uma música que goste, tentando simplesmente focar nisso e em mais nada.

Uma dica pra começar é simplesmente tomar banho mantendo os olhos fechados o tempo todo. Você focará 100% de sua atenção nesta tarefa, poderá sentir a água, ouvi-la, sentir seu próprio corpo e como ele reage a cada toque.

Não custa tentar, afinal, precisamos de certos rituais para nos afastar da rotina implacável do dia a dia, para assegurar alguns momentos de vivência solitária no momento presente.

Artigo da Terapeuta Cláudia Santos
Terapeuta CRT – 47815

3

Sobre o Autor:

Comentários

  1. irene f. rocha  janeiro 25, 2014

    Gostaria de manter contato com Grupo de Budista em Vitoria ES . O sr. conhece algum, poderia me ajudar?

    responder
  2. Marise FERRERA  maio 18, 2014

    MUITO BOM…VOU EXPERIMENTAR…
    OBRIGADO
    MARISE FERREIRA

    responder
  3. wellington  setembro 30, 2015

    E depois dos passos acima, alguma dica para continuar e progredir? obrigado.

    responder

Enviar um comentário